Afinal, como diversificar a carreira médica?

Os profissionais da área da saúde são altamente capacitados para lidar com questões que envolvem a saúde humana e suas complexidades. No entanto, a Medicina não se resume apenas à prática clínica tradicional. 

É possível expandir e diversificar a carreira médica para muito além disso, o que pode trazer benefícios significativos, como a ampliação das possibilidades de atuação, o aumento da receita e a satisfação profissional.

Ao longo deste artigo, vamos explorar melhor esse assunto e ver diferentes maneiras de diversificar a carreira médica. 

Vamos conferir?

Qual a importância de planejar a carreira médica?

Planejar a carreira médica é fundamental para alcançar sucesso e satisfação profissional. 

Ao definir objetivos, é possível estabelecer metas e planos para alcançá-los, o que ajuda a direcionar a trajetória profissional. Além disso, é importante estar atento(a) às oportunidades e aos desafios que surgem ao longo do caminho, avaliando constantemente a evolução da carreira.

Mensurar a evolução profissional é essencial para identificar pontos de melhoria e também para reconhecer as conquistas alcançadas

Essa avaliação permite que o médico ou médica faça ajustes em sua carreira e na sua atuação profissional, caso necessário. 

Também é uma forma de manter a motivação e a autoconfiança, além de ajudar na tomada de decisões importantes.

Como diversificar a carreira médica?

Um dos aspectos mais interessantes da carreira médica é a sua diversidade de possibilidades de atuação. 

Existem diversas áreas de especialização, bem como diversas formas de diversificar a carreira médica, ampliando suas oportunidades de atuação e aumentando suas fontes de renda. 

A seguir, listamos algumas opções.

Veja!  ‍

Empreenda

Uma das formas de ter uma carreira médica de sucesso é empreendendo. 

O empreendedorismo médico é uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos, com a abertura de clínicas e consultórios próprios, desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, entre outras iniciativas.

Abrir uma clínica própria pode ser uma opção interessante para quem deseja ter mais autonomia em relação à sua carreira médica, bem como ampliar sua renda. 

É importante ressaltar, no entanto, que empreender na Medicina exige muito planejamento e preparação, além de um bom conhecimento do mercado e das demandas dos pacientes.

‍Amplie a receita de um negócio já existente

Outra forma de diversificar a carreira médica é ampliando a receita de um negócio já existente, como um consultório ou clínica. 

Isso pode ser feito por meio da oferta de novos serviços, como exames complementares, procedimentos estéticos, entre outros.

Além disso, é importante buscar maneiras de fidelizar os pacientes, por meio de um atendimento personalizado, uma comunicação efetiva e um ambiente acolhedor. 

A satisfação dos pacientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio médico! 

Invista em novas áreas de conhecimento

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. 

De acordo com o documento Demografia Médica, no começo de 2023, já eram mais de 562 mil médicos inscritos nos conselhos regionais do Brasil. 

Por isso, é fundamental que os médicos estejam preparados para lidar com os desafios do mercado atual.

Assim, você também pode investir em novas áreas de conhecimento, como gestão de pessoas, administração, marketing, entre outras. 

Na gestão de pessoas, por exemplo, poderá atuar em empresas, hospitais ou clínicas como médico gestor, liderando equipes. Dessa forma, conseguirá aplicar os seus conhecimentos técnicos para gerenciar equipes multidisciplinares e melhorar processos.

Além disso, a gestão de pessoas ajudará a fazer gerenciamento de consultório ou clínica, bem como desenvolver habilidades de liderança e comunicação com os colaboradores. 

Já o conhecimento em marketing pode ajudar a promover os serviços oferecidos pelo negócio médico, atraindo novos pacientes e fidelizando os já existentes.

Se aprofunde na sua área de especialidade 

Outra maneira de diversificar a carreira médica é se aprofundando na área de especialidade. 

Como? 

É relativamente simples: ao se aprofundar na própria especialidade, o médico descobre novas tendências, estuda mais sobre determinados conceitos e até mesmo consegue identificar formas inéditas de tratar demandas já antigas. 

Isso dá, aos profissionais, mais autonomia, flexibilidade e diferenciais no atendimento

Os cursos de pós-graduação da Afya Educação Médica, a maior referência em pós-graduação médica no Brasil, por exemplo, são uma boa sugestão de colocar esse tópico em prática. 

São mais de 70 cursos de educação continuada, com aulas em ambulatórios próprios, instalações modernas e equipamentos de ponta, além de toda a flexibilidade necessária para quem tem a rotina atarefada e corrida como o médico. 

Ter uma pós-graduação garante, ainda, maior faturamento

De acordo com a pesquisa Panorama Financeiro do Médico, realizada pelo Research Center, núcleo de pesquisa da Afya, ao ingressar na pós-graduação, o médico já consegue observar um aumento de cerca de 12% a mais nos seus rendimentos. 

Confira a lista completa de cursos. 

Atue em outras áreas da saúde

Também é possível diversificar a carreira médica atuando em outras áreas da saúde, como pesquisa, ensino, consultoria, entre outras. 

Isso pode trazer novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional, além de contribuir para o avanço da Medicina como um todo.

Invista em Medicina Integrativa

A Medicina Integrativa é uma área emergente que busca integrar abordagens convencionais e complementares para tratar a saúde de forma holística. 

Essa abordagem valoriza a Medicina Preventiva e o bem-estar do paciente como um todo, levando em consideração aspectos físicos, emocionais e mentais.

Os médicos que atuam na Medicina Integrativa têm a oportunidade de oferecer tratamentos mais amplos e personalizados para seus pacientes, além de se especializar em áreas como acupuntura, yoga e meditação.

‍Participe de eventos científicos

A participação em eventos científicos, como congressos, simpósios e workshops, é outra forma de ter uma carreira médica de sucesso e diversificada.

Esses eventos proporcionam oportunidades para o networking com outros profissionais da área, bem como para a atualização de conhecimentos e troca de experiências.

Aproveite para conhecer nosso podcast, Conexões da Carreira Médica, com diversos temas e assuntos sobre a carreira na medicina! 

Além disso, se você gosta de pesquisa, a área acadêmica pode ser uma opção para diversificar a sua atuação. 

É possível conciliar a prática clínica com a docência, uma oportunidade que, inclusive, garante que você se manterá sempre atualizado. ‍

Aproveite as oportunidades internacionais 

Se o evento científico que você participar for em outro país, uma dica é aproveitar essa oportunidade para fazer networking internacional e pesquisar por uma chance de atuação na carreira médica além da fronteira.

Diversos países contam com programas de intercâmbio médico ou mesmo programas do Governo, como o Médicos Sem Fronteiras, que temos aqui no Brasil. 

Essa pode ser uma oportunidade de você colocar mais essa experiência no seu currículo, diversificando-o cada vez mais. 

Trabalhe em organizações sociais

Os médicos também podem diversificar sua carreira atuando em organizações sociais, como ONGs e instituições de caridade. 

Essas organizações oferecem a oportunidade de trabalhar em projetos sociais e ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Desenvolva habilidades de comunicação e liderança

Desenvolver habilidades de comunicação e liderança é outra forma de ter uma carreira médica de sucesso. 

Aprimorar essas habilidades para liderar equipes e se comunicar melhor com os pacientes e com a equipe pode ser feito por meio de cursos e treinamentos específicos.

Além disso, desenvolver habilidades de comunicação e liderança é essencial para a construção de relacionamentos sólidos e duradouros com os pacientes. 

Um médico que sabe se comunicar bem e liderar com eficácia tem mais chances de estabelecer uma relação de confiança e fidelidade com seus pacientes, o que pode trazer inúmeros benefícios para a carreira.

Diversifique a carreira médica e amplie suas fontes de renda

Diversificar a carreira médica é uma forma de expandir as oportunidades de atuação e ampliar as fontes de renda, mas também pode trazer novos desafios e oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional. 

É importante que os médicos planejem sua carreira com cuidado, definindo objetivos claros e monitorando sua evolução ao longo do tempo. 

Com as habilidades e competências adequadas, é possível construir uma carreira médica de sucesso e impactar positivamente a vida de muitas pessoas.

Gostou de descobrir as diferentes formas de diversificar a carreira médica e ser bem-sucedido? 

Agora chegou a hora de colocar os ensinamentos em prática!

Fale com um de nossos consultores e veja qual o melhor curso de pós-graduação médica para você. 

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts