Carreira médica: 7 dicas para ter sucesso

A medicina no Brasil tem ganhado muitos profissionais competentes e com um grande domínio sobre a especialidade escolhida. Por esse motivo, a busca pelo conhecimento deve ser constante, para que isso possa se tornar um grande diferencial competitivo na sua carreira médica. Porém, para ter sucesso, é preciso conhecer não só as questões referentes à medicina, mas as noções básicas de administração também são indispensáveis.

Logo, se você deseja ganhar destaque na área médica, é preciso estar atento ao que vamos mostrar neste artigo. A seguir, conheça 7 dicas essenciais para ter sucesso na sua profissão. Venha conferir!

1. Preste atenção aos detalhes

É preciso que o médico esteja atento a todos os detalhes. Qualquer sinal emitido pelo corpo do paciente pode ser a chave para a solução do problema. Para isso, é importante que você seja minucioso. Ouvir o que o paciente sente é o primeiro passo para fazer um diagnóstico seguro e eficaz. O seu principal objetivo deve ser sempre atender às necessidades da pessoa que está enferma.

Ao prestar atenção nos detalhes, as chances de conseguir salvar uma vida aumentam, aumentando também a satisfação do paciente e melhorando a sua reputação no mercado. Portanto, não deixe passar nenhum pormenor dos sintomas apresentados. Garantir que o paciente tenha um tratamento adequado é a sua principal função.

2. Aprenda a lidar com o público

É bem verdade que, muitas vezes, o paciente pode chegar no seu consultório com uma lista de possíveis doenças que ele encontrou no Google. Porém, nesse momento, é preciso que você se mantenha emocionalmente equilibrado e explique, com a maior clareza possível, os motivos pelos quais o seu diagnóstico está correto.

As pessoas que não têm conhecimento em medicina têm dificuldades em entender o vocabulário médico e, devido a isso, acabam se assustando com a forma que o profissional expõe seu problema de saúde. Portanto, é de suma importância que você seja paciente e explique, em detalhes, o que significa determinado problema de saúde e como o tratamento será realizado.

3. Tenha uma vida ativa e saudável

Ter uma vida saudável não é uma instrução que deve se limitar somente ao paciente. O médico também precisa ter uma vida ativa para conseguir alcançar o sucesso. Quer saber o porquê? Pois bem, sem uma vida ativa e saudável, você não terá disposição para estudar e oferecer o melhor atendimento para os seus pacientes. Além disso, problemas de saúde interferem — e muito! — na vida profissional de qualquer pessoa.

Sendo assim, ao negligenciar o bem-estar, consequentemente, você dará chance para que os seus concorrentes saiam na sua frente, fazendo com que eles ganhem a preferência dos seus pacientes. Ter uma vida saudável não é difícil. Você precisa apenas separar um tempo para se exercitar e cuidar dos seus hábitos alimentares.

4. Compreenda os problemas dos seus pacientes

Além do conhecimento técnico, um médico de sucesso precisa compreender os problemas de seus pacientes e ouvir o que eles têm a dizer. Normalmente, a maioria dos pacientes posterga a consulta médica, seja pelo medo do resultado ou por achar que os sintomas não correspondem a uma doença mais séria. Devido a isso, é de suma importância que haja um bom diálogo entre o médico e o paciente.

Quando o paciente percebe que está sendo ouvido, ele se sente mais confortável em expor seus sintomas, sem medo de repreensão por parte do profissional. Ao entender os problemas dos seus pacientes, você perceberá que o problema de saúde se tornará mais fácil de ser diagnosticado.

5. Seja persistente

A persistência é o que faz você passar pelos momentos em que, aparentemente, tudo deu errado, sem desistir dos seus objetivos. A vida de um médico pode ser estressante, pois a sua carreira é preenchida com altos e baixos. Mas isso não pode ser motivo para você se abalar e pensar que não é capaz de superar seus limites. Para ter uma carreira médica bem-sucedida, você precisa ser persistente e focar na busca pelo conhecimento constante, a fim de potencializar os seus métodos e oferecer o melhor tratamento para seus pacientes.

Em momentos de dificuldades, as emoções afloram e é bem possível que algum familiar ou paciente perca o controle emocional e coloque em dúvida o seu profissionalismo. Nesse momento, é necessário que você levante a cabeça e espere os ânimos diminuírem para então apresentar seu parecer profissional sobre a atual situação do paciente.

6. Invista na divulgação da sua clínica

Embora você seja um médico competente e responsável, a divulgação da sua clínica se torna essencial para o bom desenvolvimento dela. Hoje em dia, antes de marcar sua consulta, os pacientes procuram saber mais sobre os profissionais da área da saúde na internet. Portanto, é lá que a sua clínica e o seu nome devem estar. Existem diversas estratégias de marketing digital que podem ajudar a sua clínica a se destacar da concorrência. Dentre elas, está o marketing de conteúdo, o qual pode solucionar os problemas do seu público-alvo por meio de artigos em blogs, videoaula, lives no Facebook etc.

Um dos principais objetivos do marketing digital é fazer com que o seu paciente chegue até a sua clínica e entenda que você é autoridade em determinado assunto da medicina. Portanto, a dica é: aprofunde-se nas técnicas de marketing digital, pois elas proporcionarão ótimos resultados para a sua clínica!

7. Adquira conhecimentos de administração

Ter profundo conhecimento na sua área de atuação não é garantia de sucesso na sua carreira médica. Os conhecimentos em administração são indispensáveis e você precisa investir nisso. Saber como funciona um fluxo de caixa, qual o capital de giro necessário para manter a sua clínica funcionando, controle de estoque e ter uma boa gestão fiscal são só alguns dos principais fatores que precisam estar impecáveis para que a sua clínica consiga sobreviver no mercado.

Como você pode perceber, ter uma carreira médica de sucesso depende de vários fatores. Mas o principal deles é a sua dedicação em ir além dos conhecimentos adquiridos na faculdade. Portanto, invista em uma pós-graduação reconhecida pelo MEC, com certificados emitidos como IES e saia na frente dos seus concorrentes.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais e mostre para seus amigos a importância de buscar conhecimento para ter uma carreira médica de sucesso!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts