Emergências Psiquiátricas: o que são, oportunidades de atuação e a importância da formação especializada

Nov 03, 2025 . minutos de leitura
por:
Share This
Copy to Clipboard.
Share via URL

O número de pessoas com transtornos psiquiátricos tem aumentado cada vez mais. É neste contexto que surgem as chamadas emergências psiquiátricas, mas você sabe como lidar com elas?

O número de pessoas com transtornos psiquiátricos tem aumentado cada vez mais no Brasil. 

Diariamente, relatos de pacientes com esquizofrenia, síndrome do pânico, automutilação, entre outros, ganham os noticiários, em especial entre adolescentes e jovens. 

Não à toa, de acordo com um relatório do Global Mind Project, a saúde mental dos brasileiros é uma das piores do mundo, em especial após a pandemia do coronavírus. 

É neste contexto que surgem as chamadas emergências psiquiátricas e abrem-se novas portas para os médicos que desejam atendê-las, criando novas áreas de atuação e oportunidades de especialização. 

Saiba mais sobre o tema no conteúdo de hoje!

O que são Emergências Psiquiátricas?

As emergências psiquiátricas seguem quase à risca o conceito de emergências comuns, sendo relacionadas a situações graves e críticas, onde o paciente ou alguém ao seu redor  corre risco de vida, como elas, mas devido a transtornos mentais ou transtornos psiquiátricos. 

Em situações de emergências psiquiátricas, há também a necessidade de intervenção imediata, principalmente porque, geralmente, os pacientes que apresentam sintomas relacionados a estes transtornos costumam estar em crises ou surtos

Agitação, ideação suicida, sofrimento e um comportamento mais agressivo, por exemplo, são comuns em momentos como este. 

De acordo com o coordenador da Pós-graduação em Emergências Psiquiátricas da Afya Educação Médica, Dr. Marcelo Generoso, cerca de 5% a 10% dos atendimentos em pronto socorros gerais envolvem pacientes com transtornos mentais ou questões relacionadas.

Continue no assunto: Conheça os transtornos de personalidade mais comuns

Emergências Psiquiátricas x Urgências Psiquiátricas

Assim como nas emergências, as urgências também relacionadas a transtornos, as urgências psiquiátricas, apresentam o mesmo grau de periculosidade que as urgências ditas comuns. 

Elas requerem uma ação imediata devido aos sintomas dos transtornos, mas não há o risco de morte. 

Em grande parte das vezes, nas urgências psiquiátricas, os pacientes apresentam sintomas mais “leves” e voltados para o sofrimento mental comum. 

Pode acontecer após a morte de um ente querido, a perda de um emprego ou por meio de brigas conjugais, por exemplo. 

Atuação do médico especializado em Emergências Psiquiátricas

O dia a dia do médico especializado em emergências psiquiátricas é desafiador, mas gratificante. 

O apoio e a paciência ao lidar com o paciente portador do transtorno psiquiátrico é de extrema importância, bem como a boa comunicação com a família e o trabalho em conjunto com a equipe multidisciplinar. 

Seja qual for o tipo de caso, o ideal é montar sempre um plano de ação bem delimitado e organizado, com as devidas atribuições e responsabilidades de cada membro do time. 

Como te contamos com mais detalhes neste post, um passo a passo padrão após a chegada do paciente na emergência psiquiátrica é: 

1) Identificar o grau de emergência do paciente

2) Estabilizar o quadro

3) Estabelecer um diagnóstico de imediato

4) Identificar o transtorno psiquiátrico

5) Realizar a medicação (quando necessário), com antipsicóticos ou outros

Saiba mais: Entenda como agir em casos de emergência de pacientes psiquiátricos

A importância da formação no tema 

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 23 milhões de brasileiros sofrem de algum transtorno mental e pelo menos 5 milhões sofrem com transtornos mentais graves e persistentes.

No entanto, a quantidade de profissionais especialistas em emergências psiquiátricas ainda é escassa no Brasil, sendo essa uma grande oportunidade para quem quer ingressar na área. 

Não há estimativa quanto aos ganhos salariais de quem atua nela, entretanto, pode-se considerar, no mínimo, o que um médico psiquiatra ganha, em torno de R$ 14 mil/mês, de acordo com o portal Glassdoor.

São casos desafiadores, e, portanto, requerem um tratamento especializado”, conta o Dr. Marcelo Generoso, que também é Especialista em Psiquiatria e em Psicogeriatria.

Conheça a Pós-graduação em Emergências Psiquiátricas da Afya Educação Médica

Com o objetivo de suprir toda esta demanda, surge a pioneira Pós-graduação em Emergências Psiquiátricas da Afya Educação Médica. 

Com o objetivo de capacitar médicos para atuarem em emergências psiquiátricas, desenvolvendo habilidades de avaliação, diagnóstico e intervenção em crises psiquiátricas agudas, o curso prepara os profissionais para:

  • Identificar e tratar pacientes com transtornos mentais em contextos emergenciais;
  • Focar na estabilização rápida do paciente, no manejo ético-legal e na continuidade do cuidado;
  • Utilizar práticas baseadas em evidências e em conformidade com as regulamentações vigentes.

Nosso curso está estruturado em 12 módulos que serão desenvolvidos em 12 meses, ou seja, um módulo por mês. São 262 horas de aulas teóricas, aulas on-line e aulas ao vivo semanais e 120 horas de atuação prática em serviços de emergências psiquiátricas. Isso mesmo, você irá atender pacientes reais, sempre sob supervisão de preceptores experientes. Para os colegas que não são da especialidade, teremos um módulo introdutório básico para nivelamento com os demais da turma”, explica o coordenador. 

Para médicos que desejam abrir suas possibilidades de atuação, uma recomendação é também a Pós-graduação em Psiquiatria da Afya Educação Médica. 

Além disso, no perfil @afyapsiquiatria, é possível encontrar conteúdos atualizados de alta qualidade voltados para a melhoria da prática clínica e o auxílio no crescimento profissional.

A Afya, vale lembrar, é a maior referência em educação médica no país e conta com a  maior carga horária prática do mercado​, ambulatórios próprios com qualidade premium,​ pacientes reais em suas aulas práticas, e professores renomados e atuantes na especialidade.

Saiba mais!

Artigo por:
Quer saber mais?
Selecionamos alguns posts que você pode gostar!
Especialidades Médicas
2/4/25
Conheça os 4 principais tipos de tomografia
No items found.
1/4/25
Saúde transgênero: desafios e conquistas recentes no Brasil
Dicas de Gestão Médica
31/3/25
Prontuário médico sustentável: como funciona?
Dicas de Gestão Médica
28/3/25
Acidente ou incidente na área da saúde: saiba as diferenças