Escrito por
Publicado em
5.12.2023
Escrito por
minutos
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, médicos e médicas de todo o País têm buscado se especializar não apenas na própria área de atuação, como também em outras áreas, objetivando se destacar e aumentar o seu faturamento.
Nesse sentido, a pós-graduação em Ultrassonografia vem se mostrando uma ótima opção de curso, dando a oportunidade para que médicos com especialidades distintas consigam ter mais esse diferencial na carreira médica.
Se você tem interesse no curso e quer saber mais sobre ele, entendendo o porquê fazê-lo e compreendendo mais sobre faixa salarial, mercado e outros, esse conteúdo é para você.
Continue lendo para saber mais!
De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia, nos últimos 13 anos, a venda de aparelhos de imagem de ultrassonografia vem crescendo no Brasil.
Com isso, o que não faltam são novidades e inovações quanto ao aparelho, que vem, inclusive, diminuindo de tamanho e se tornando cada vez mais prático e eficaz em seu uso.
Botões estão cada vez menores, telas touchscreen estão mais comuns nos aparelhos e as imagens 3D já são praticamente algo do passado: hoje falamos muito mais sobre imagens em 4D (quarta dimensão) e 5D (quinta dimensão), com detalhes precisos e imagens hiper realistas do que está sendo examinado.
O melhor de tudo? O mercado não se limita a apenas uma especialidade.
Para a população em geral, a ultrassonografia ainda está atrelada ao médico ginecologista e obstetra.
No entanto, angiologistas, cardiologistas, mastologistas, endocrinologistas, urologistas e outros também são especialistas que fazem bastante uso dos aparelhos de ultrassonografia, como veremos à frente.
Para completar todo este cenário positivo, no início de novembro de 2023, a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que reconhece a ultrassonografia como especialidade médica.
Segundo a Agência Câmara de Notícias, serão especialistas os médicos que já atuam nessa área e tenham títulos acadêmicos.
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Saúde, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A ultrassonografia consiste em uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens em tempo real do interior do corpo.
Como sabemos, essa técnica é amplamente utilizada na medicina para visualizar órgãos internos, tecidos e estruturas do corpo humano.
O procedimento de ultrassonografia envolve o uso de um transdutor, um dispositivo que emite ondas sonoras inaudíveis para o ouvido humano, e também capta os ecos dessas ondas quando elas atingem as estruturas internas do corpo.
Esses ecos são processados para criar imagens detalhadas em tempo real.
A ultrassonografia é frequentemente utilizada durante a gravidez para monitorar o desenvolvimento fetal e avaliar a saúde do feto.
Mas a utilização do aparelho vai muito além disso, podendo ser aplicado para detectar infecções, lesões, tumores e nódulos em diversos órgãos, como o fígado, os rins, o coração, a vesícula biliar, entre outros.
A técnica não é invasiva, geralmente indolor e não envolve radiação ionizante, tornando-a segura para uso em várias situações.
Um médico ultrassonografista conduz exames de ultrassonografia em geral, operando equipamentos especializados, fornecendo esclarecimentos aos pacientes e preparando relatórios diagnósticos.
Aliás, além de tudo já falado até aqui, a ultrassonografia é bastante indicada para confirmar suspeitas de determinadas comorbidades.
Segundo a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, cerca de 50 mil médicos ultrassonografistas atuam no País, sendo a média salarial da profissão, de acordo com o site de vagas Catho, de R$ 6.937,54.
Considerando tudo o que já foi falado até aqui, motivos para fazer uma pós-graduação em Ultrassonografia são o que não faltam, não é mesmo?
Com duração de 16 meses e carga horária total de 440 horas, a nova Pós-graduação em Ultrassonografia da Afya Educação Médica oferece o ensino teórico e prático necessário para capacitar o médico a realizar atendimentos abrangentes na área.
Dos achados normais e patológicos até as técnicas de realização dos exames, incluindo a forma como devem ser descritos, o curso aborda também como documentar as imagens e construir laudos e relatórios dos achados.
Tudo isso alinhado a diferenciais como:
“A partir do curso, o aluno vai conseguir entender toda a jornada de um atendimento ultrassonográfico, passando pelo preparo, agendamento, organização da sala, configuração do equipamento, identificação teórica e prática de achados normais e patológicos, bem como a elaboração dos relatórios finais e relacionamento tanto com paciente, quanto com o médico solicitante”,
Explica o médico radiologista e especialista em diagnóstico por imagem, Dr. Lenio Lúcio Gávio Silva, que também coordena o curso.