Quais são as modalidades de curso da pós-graduação?

Autor(a)

O caminho do sucesso na Medicina passa por uma série de fatores. Um dos principais deles é uma formação sólida e continuada. Médicos que pretendem crescer profissionalmente precisam se manter atualizados, especializar-se em uma determinada área e/ou ampliar o escopo de atendimentos especializados.  

É aí que entra em cena a pós-graduação médica. Esse é o momento em que o médico generalista tem oportunidade de adquirir conhecimentos novos, aprofundar suas habilidades em determinados procedimentos ou áreas da medicina.  

Há uma grande variedade de modalidades de ensino dentro desta grande categoria chamada pós-graduação. Aqui, vamos te explicar alguns deles.

Confira:

  • Aperfeiçoamento
  • Aprimoramento
  • Atualização

Aperfeiçoamento

O curso de aperfeiçoamento é aquele voltado para o médico especialista que busca se aperfeiçoar em uma determinada técnica ou tecnologia em um segmento específico da área. O médico, na condição de aluno, tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e, consequentemente, ampliar seu leque de atuação profissional, o que certamente deve aumentar as oportunidades na profissão.

Exemplo de curso de aperfeiçoamento médico:

Aperfeiçoamento em Disfunção do Assoalho Pélvico e Incontinência Urinária

Neste curso, o médico aperfeiçoa seus conhecimentos na anatomia e fisiologia das disfunções do assoalho pélvico, técnicas clínicas e cirúrgicas relacionadas a essas doenças. Ao final do curso, o aluno deve ser capaz de realizar o exame estudo urodinâmico, entender o funcionamento e a aplicação da fisioterapia pélvica relacionada às disfunções do assoalho pélvico, entre outros tópicos.

Aprimoramento

Esta modalidade tem como foco o aprimoramento em técnicas utilizadas no cotidiano do profissional de saúde e são voltados para profissionais que já possuem habilidades específicas, mas que queiram adquirir skills em outras técnicas. Seus conteúdos são, em geral, apresentados com tópicos atuais e focados em situações reais.

Exemplo de curso de aprimoramento médico:

Aprimoramento em Mamografia

O curso aborda tópicos como as indicações, realização e interpretação da mamografia, ampliando a compreensão do profissional sobre prevenção e tratamento do câncer de mama, bem como as implicações para o treinamento para realização do exame de mamografia.

Atualização

A modalidade de atualização tem como objetivo o retorno do profissional a uma determinada especialização, apresentando descobertas de tratamentos, novos métodos e procedimentos estabelecidos em uma área médica. É destinada a médicos especialistas que tenham interesse em rever ou aprimorar seus conhecimentos técnicos, teóricos e práticos.

Exemplo de curso de atualização médico:

Atualização em Doenças Inflamatórias Intestinais

O curso tem como objetivo capacitar e treinar médicos especialistas em doenças gastrointestinais que desejam se aprimorar no diagnóstico e manejo das doenças inflamatórias intestinais, com foco nos profissionais gastroenterologistas atuantes ou em formação.  

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts