Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), a dor continua sendo uma das grandes preocupações da humanidade. Desde os primórdios do ser humano, procura-se esclarecer as razões que justificassem a ocorrência de dor e os procedimentos destinados a seu controle. Atualmente, com novos hábitos de vida, maior longevidade do indivíduo e prolongamento da sobrevida de algumas doenças antes fatais, o estudo para entendimento e controle álgico nunca se fizeram tão importantes.
Diante desse cenário, a Pós-graduação Híbrida em Clínica em Dor qualifica o médico para atuar na identificação, diagnóstico, condutas terapêuticas, propostas reabilitativas e preventivas das principais síndromes dolorosas, fundamentando-se nos conhecimentos desenvolvidos no Brasil e no mundo, bem como capacitá-lo para o trabalho em equipe interdisciplinar.
360 horas
Teórico síncrono: 184 horas
Teórico assíncrono: 76 horas
Prática presencial: 100 horas
Módulos Assíncronos
- Introdução/Conceitos em Medicina da Dor
- Raciocínio Clínico em Medicina da Dor
- Princípios do tratamento em Medicina da Dor
- Exame Físico e Neurológico
- Ética e Conflitos Médicos
- Medicina Baseada em Evidência
- Atualização em Saúde Pública
Módulos Síncronos
- Dor na Coluna
- Dor em Membros Superiores
- Dor em Membros Inferiores
- Dor musculoesquelética Difusa e Regional
- Dor Neuropática
- Dor Crânio Facial
- Dor Torácica / Abdomino-pélvica
- Terapias Complementares
- Dor em Reumatologia e Populações Especiais
- Dor Pós-operatória
Imersões Práticas Presenciais
- 1 atividade prática por mês (10 práticas ao longo de 10 meses)
11
De acordo com o calendário
Especialista em Anestesiologia, TSA/SBA (Hospital das Clínicas - UFMG). Especialista em Dor Crônica Intervencionista (Hospital das Clínicas - USP-RP). Mestre em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor (FMRP-USP). Especialista em Cuidados ao Paciente Com Dor (H. Sírio-Libanês São Paulo). Coordenador da Equipe Intervencionista da Dor - Rede Mater Dei de Saúde.