Escrito por
Publicado em
2.4.2024
Escrito por
Equipe Afya Educação Médica
minutos
Com população estimada em quase 700 mil habitantes (698.259), de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ribeirão Preto possui excelentes oportunidades para quem é médico.
Localizada no interior do Estado de São Paulo, a cidade é a 5ª mais segura do país também de acordo com o Instituto, é classificada como uma cidade de boa gestão segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) e, ainda, conta com alta qualidade de vida, com a expectativa de vida dos moradores sendo superior à média do Estado paulista.
Uma ótima oportunidade para quem quer crescer e se desenvolver na carreira médica, afinal, além de tudo isso, o município ainda é considerado a “capital da Medicina” pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).
Com estrutura de cidade grande e uma quantidade de médicos suficiente para atender a população e a demanda local, Ribeirão Preto é o lugar ideal para você que quer investir em mais capacitação e aprendizado na Medicina.
Quer saber mais sobre como você pode tirar maior proveito de todas essas vantagens?
É só acompanhar a leitura!
Seja com o trabalho em clínicas, consultórios ou hospitais, o médico de Ribeirão Preto tem uma taxa de proporção da profissão por habitante superior a todos os países do mundo, à exceção de Grécia e Cuba.
A cidade tem razão médico x habitante igual ou maior que 5 (7,21 para sermos mais exatos), o que a faz ser considerada como uma das 20 melhores cidades contempladas em médicos do Estado de São Paulo.
A grande questão na cidade, afirma o estudo Demografia Médica no Brasil, da onde os dados foram extraídos, é a distribuição dos profissionais, e não a falta deles.
Esta, deveria ser feita de forma melhor e não super concentrada no setor privado, como aponta o levantamento.
Segundo o site Glassdoor, de avaliação de empresas e salários do Brasil e do mundo, o salário médio de um médico de Ribeirão Preto é de R$ 6.041,00 por vinte horas semanais.
A estimativa tem como base salários enviados de forma sigilosa à plataforma, todos a partir de funcionários que constam com o cargo de Médico em Ribeirão Preto nela.
Já o teto salarial é de R$ 9.274,17, e leva em conta o salário base dos profissionais em regime CLT.
O perfil profissional é de uma trabalhadora, do sexo feminino, com 30 anos, superior em Medicina e que trabalha 24h por semana em empresas do segmento de Atividades de atendimento hospitalar.
As informações são de pesquisa do site Salario.com.br junto a dados oficiais do novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
As especialidades mais encontradas em Ribeirão Preto, inclusive as que são mais cobradas nas provas de residência médica são, em ordem:
Além disso, para quem quer conhecer mais dos hospitais e clínicas da cidade, vale pesquisar e saber mais sobre o trabalho das seguintes instituições:
Para você que quer ocupar um lugar de destaque na Medicina deste município cheio de oportunidades e encantos, uma dica é cursar uma pós-graduação médica, que irá te possibilitar não apenas ter um aumento na sua renda, como também o desenvolvimento de habilidades de gestão, a ampliação do seu campo de atuação e a chance de aprender com os médicos mais renomados do mercado.
A Afya Educação Médica, referência em pós-graduação médica no País, inaugurou recentemente, em 2023, uma nova unidade em Ribeirão Preto, repleta de cursos focados nas mais diversas áreas.
Com infraestrutura premium e equipamentos de última geração, as salas de aula da unidade são climatizadas e o laboratório equipado com manequins simuladores, permitindo aos alunos praticar habilidades clínicas e cirúrgicas em ambientes realistas.
A unidade também oferece bibliotecas, salas de estudo e de discussões de caso, espaços de convivência e descompressão, clínica, sala de pequenos procedimentos e estacionamento para maior comodidade dos alunos e visitantes.
“A abertura da unidade em Ribeirão Preto representa uma oportunidade significativa de levar educação médica avançada para o interior. Isso permitirá atender médicos do interior de São Paulo e do Sul de Minas, proporcionando acesso a programas de pós-graduação especializados sem a necessidade de se deslocarem para grandes centros urbanos. Além disso, a presença da Afya Educação Médica pode ter um impacto social positivo ao oferecer atendimentos gratuitos à população local”, explicou, na época do lançamento, o diretor da unidade de Ribeirão Preto, Rodrigo Volpato.
Veja os cursos de pós-graduação disponíveis na Afya Ribeirão Preto:
Se interessou em algum deles e gostaria de saber mais informações?
Fale com um consultor e garanta um ensino de solidez e excelência em educação médica continuada no seu currículo.