Expansão da pós-graduação: conheça as novas unidades da Afya em Belém e Ribeirão Preto

A Afya Educação Médica inaugurou duas novas unidades nas cidades de Belém (PA) e Ribeirão Preto (SP). Elas fazem parte da estratégia de expansão da marca, que tem como objetivo levar pós-graduação médica de excelência e estrutura premium para todo o país.  

Neste artigo, vamos conhecer as novas unidades e bater um papo com os diretores acadêmicos Rodrigo Volpato, de Ribeirão Preto, e Thais Fernandes, de Belém. Confira:

Expansão e impacto

A Afya Educação Médica segue seu plano de expansão para oferecer cursos de pós-graduação médica no Brasil todo em diversas áreas. Esses cursos são ministrados por professores renomados e experientes, verdadeiras referências no mercado, utilizando metodologias ativas com grande foco na prática médica.

As novas unidades de Belém e Ribeirão Preto contam com uma infraestrutura moderna e equipada, que proporciona aos alunos conforto e praticidade. As salas de aula são climatizadas e possuem recursos audiovisuais de alta qualidade. Os laboratórios são equipados com manequins simuladores, que permitem aos alunos treinar habilidades clínicas e cirúrgicas em cenários realistas. Além disso, as unidades oferecem bibliotecas, salas de estudo, áreas de convivência, clínica, sala de pequenos procedimentos e estacionamento.

“A abertura da unidade em Ribeirão Preto representa uma oportunidade significativa de levar educação médica avançada para o interior. Isso permitirá atender médicos do interior de São Paulo e do Sul de Minas, proporcionando acesso a programas de pós-graduação especializados sem a necessidade de se deslocarem para grandes centros urbanos. Além disso, a presença da Afya Educação Médica pode ter um impacto social positivo ao oferecer atendimentos gratuitos à população local”, explica Rodrigo Volpato, diretor da unidade de Ribeirão.

A abertura da unidade em Belém representa uma oportunidade única para os médicos que desejam se especializar e se atualizar em suas áreas de atuação. É o que acredita Thais Fernandes, diretora da unidade Belém. “Estima-se que cerca de 55% dos médicos no Estado do Pará são generalistas e há regiões com profunda necessidade de profissionais especializados. Além disso, os alunos médicos atendem pacientes reais do SUS o que torna a Afya Educação médica uma grande parceira dos munícipios no atendimento da população. O impacto da chegada da unidade no Pará é um avanço de oportunidade para formação médica de qualidade e consequentemente maior possibilidade de saúde para a população”, afirma.

Desafios da implantação

Somada à celebração pela inauguração das novas unidades, os diretores reconhecem que a implantação delas nas regiões representa um enorme desafio acadêmico e profissional, como a inserção na comunidade médica local. “Estabelecer uma presença significativa na comunidade médica local pode ser um desafio. Construir relacionamentos, ganhar a confiança dos profissionais de saúde e se tornar uma parte ativa do ecossistema médico requer estratégias de networking, parcerias e participação em eventos locais”, exemplifica o diretor Rodrigo Volpato.  

Ele ressalta ainda o processo de transição da marca, as adaptações às necessidades do mercado local, a concorrência, a retenção de talentos e o alinhamento a normas locais como elementos-chave na implantação de uma nova unidade. “Os desafios vão desde a mudança de marca até a adaptação às necessidades locais, incluindo a realização de obras para a adequação das instalações físicas, e a construção de relacionamentos sólidos com a comunidade médica e a população em geral. Cada desafio requer estratégias cuidadosas para garantir o sucesso da nova empreitada”, reitera Volpato.

Missão nobre

Os diretores não negam a empolgação em conduzir as novas unidades da Afya Educação Médica nas suas regiões. Thaís lembra que a Amazônia possui enormes vazios no atendimento em saúde à população e que a chegada da Afya representa um esforço da marca em levar ensino e atendimento de excelência.  

“O sentimento é de alegria, entusiasmo e responsabilidade, esta é uma missão nobre de cooperar com a educação médica no Estado do Pará. Temos certeza que os nossos 144 munícipios serão beneficiados com mais atendimento médico especializado”, celebra Thaís.

Rodrigo reforça que está muito animado com a oportunidade de liderar a formação de médicos em busca de uma formação altamente qualificada. “É a realização de um sonho poder integrar um time tão bem-sucedido e respeitado na área da Educação Médica. Sinto-me extremamente motivado e preparado para o desafio de transformar a Educação Médica na região, especialmente em Ribeirão Preto. Estou animado para trabalhar em colaboração com uma equipe e contribuir para o crescimento da instituição”, conclui.

Acesse as novas unidades da Afya Educação Médica Belém e Ribeirão Preto em nosso site e confira os cursos de pós-graduação médica em cada uma delas.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts