Como fica a saúde e o bem-estar do médico no dia a dia?

Autor(a)

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o conceito de bem-estar significa ficar em dia com a saúde física, mental e social. Portanto, além de se preocupar com o bem-estar de seus pacientes, o médico não pode esquecer de si próprio.  

Dessa forma, ele terá qualidade em seus atendimentos e em sua vida pessoal. A correria do dia a dia, entre trabalho e estudo, pode acarretar sérios problemas de saúde. Atente-se ao seu corpo e mente e saiba como cuidar de si!

Saúde física

O bem-estar físico vai além da ausência de doenças, pois também está relacionado à disposição, vida saudável e força. Além de realizar exames periódicos, para garantir que esses três tópicos estejam em dia. Siga as dicas:

  • Pratique exercícios físicos regularmente: atualmente, existem várias academias que são super flexíveis nos horários e possuem professores capacitados.

  • Tenha uma alimentação balanceada e hidrate-se: como cada organismo é único, conte sempre com ajuda de um profissional para elaborar a melhor dieta para você.

  • Ergonomia: preocupar-se com a postura, os móveis do ambiente de trabalho e movimentar-se sempre é imprescindível para trabalhar de uma forma confortável e segura.

Saúde mental

Ainda segundo a OMS, os transtornos mentais e comportamentais estão entre os principais motivos de faltas no trabalho no mundo. Hoje, muito se fala na Síndrome de Burnout, que é um fenômeno psicológico decorrente de forte tensão emocional crônica associada ao estresse ocupacional severo.  

Os profissionais de saúde - especialmente os médicos - que sofrem com a pressão diária e a cargas de trabalho excessivas correm um grande risco de se deparar com esse problema.  

Confira algumas dicas para ter uma mente sã e saudável:

  • Saber administrar as emoções: o auxílio de psicólogos é muito importante para o dia a dia do médico. Dessa maneira, o profissional se sente mais preparado para enfrentar o estresse do trabalho, sem deixar que este interfira em sua vida pessoal.

  • Exercícios físicos: item indispensável que favorece corpo e mente.

  • Dormir bem: a falta de qualidade do sono acarreta em problemas de concentração e irritabilidade.  

Vida social

O bem-estar social engloba o relacionamento com as pessoas no ambiente de trabalho, na família e com os amigos. Essa habilidade de interação com outros indivíduos pode trazer benefícios para a saúde. Aqui vão algumas dicas:

  • Conecte-se com pessoas: manter-se conectado pessoalmente ou até virtualmente com outras pessoas, ajuda a promover relacionamentos saudáveis.

  • Tenha amigos confiáveis: uma amizade forte e duradoura ajuda a elevar a auto-estima e se sentir mais confiante. Isso influencia diretamente no campo do trabalho.
  • Aposte no seu lazer: separe um tempo para se divertir. Viagens, parques e outros passeios tiram a sua mente do estresse. Lembre-se sempre: a vida não é só trabalho.

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts