Escrito por
Publicado em
17.7.2019
Escrito por
Equipe Afya Educação Médica
minutos
O seu dia a dia é bastante corrido, mas isso não pode ser uma desculpa para não se exercitar. Afinal, de nada adianta cobrar uma vida saudável dos pacientes sem ser um exemplo para eles, não é mesmo?
A dica é escolher uma das atividades físicas para médicos na lista abaixo. Elas podem ser feitas de 2 a 4 vezes por semana, não ocupando muito o seu tempo. São ótimas para melhorar o condicionamento físico, emagrecer e ganhar força e resistência.
Assim, você pode ter ainda mais disposição para enfrentar a sua rotina. O fato é que a Organização Mundial de Saúde recomenda cerca de 150 minutos de atividades físicas intensas por semana para evitar o sedentarismo e todos os problemas que ele traz.
Portanto, é bom deixar a preguiça de lado e incluir algum exercício na sua agenda. Confira nossa lista com 6 atividades físicas para médicos!
Se você acha que é difícil reservar um momento só para se exercitar, uma dica é começar pela bicicleta. Dá para ir pedalando para o consultório ou hospital. Dessa forma, além de queimar calorias e ganhar condicionamento, você ainda perde bem menos tempo no trânsito.
Cerca de meia hora pedalando é suficiente para perder em torno de 300 calorias, dependendo da intensidade. Também dá para tonificar os músculos, principalmente dos braços, das pernas e do abdômen. Sem contar que andar de bicicleta pode ser uma atividade física bastante prazerosa.
Agora, se além de perder calorias e ganhar condicionamento físico você quiser reduzir o estresse, uma dica é praticar boxe. Assim, você pode descontar todo o cansaço de um dia de trabalho no saco de areia. Outras lutas, como taekwondo, jiu jitsu e muay thai também são muito bem-vindas. Tenha atenção apenas de verificar suas condições físicas antes de escolher uma modalidade.
Se você não tem muita paciência para atividades físicas repetitivas, uma boa opção são os circuitos. Trata-se de uma sequência de exercícios variados com uma combinação de aeróbicos, de força e de flexibilidade. Com isso, tem-se todas as vantagens dos exercícios das academias, sem enjoar.
Os treinos também duram apenas 30 minutos por dia, tomando bem menos tempo. Mas não pense que é moleza: o treinamento é pesado, exigindo bastante do corpo.
Se quiser uma atividade mais tranquila, pode optar pela ioga, que também é relaxante e aumenta o bem-estar físico e mental. Os exercícios podem ser feitos em aulas coletivas e individuais e até no intervalo entre as consultas, quando não der tempo. No entanto, não pense que a ioga é algo fácil.
A atividade exige muita força e concentração, queimando muitas calorias, mesmo no nível iniciante. Trabalha todo o corpo, promovendo fortalecimento e resistência.
Quem mora ou trabalha perto da praia pode aproveitar qualquer tempo livre para praticar o surfe. A atividade física também é ótima para emagrecer e tonificar os músculos do corpo inteiro.
Obviamente, tem a grande vantagem de ser praticada no mar, sendo ótima para se refrescar no calor. Mas é bom ter algumas aulas e ir acompanhado por um profissional antes de se aventurar em cima da prancha.
Por fim, se você não gosta mesmo de praticar exercícios, pode tentar a zumba. O ritmo não se tornou uma febre nas academias por acaso. Ele é um ótimo exercício aeróbico e de condicionamento físico sem ser chato ou repetitivo. Você se exercita dançando e se divertindo!
Essas são apenas algumas das atividades físicas para médicos práticas e fáceis de serem incluídas na sua rotina. Você também pode correr, caminhar, pular corda, jogar futebol. O mais importante é escolher algo de que goste e cuidar da sua saúde!
Gostou de alguma dessas atividades físicas? Quer conferir outras dicas como essa? Então, veja também 6 benefícios do crossfit para médicos!