Tudo o que você precisa saber sobre Medicina de Emergência

Mar 11, 2025 . minutos de leitura
por:
Share This
Copy to Clipboard.
Share via URL

Tudo o que você precisa saber sobre Medicina de Emergência. Quais são as oportunidades e áreas de atuação dessa especialidade, cada vez mais promissora.

A Medicina de Emergência tem se destacado como uma especialidade cada vez mais promissora para médicos e médicas Brasil afora. 

Um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS), a Medicina de Emergência, como o nome já pode adiantar, tem o foco no atendimento a pacientes que chegam nas emergências e pronto-socorros de hospitais, necessitando de cuidado imediato.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre a área, suas oportunidades de atuação e tudo o mais que você precisa saber para se tornar um destaque ao seguí-la. 

Acompanhe a leitura!

O que é a Medicina de Emergência

Como já te contamos por aqui, a Medicina de Emergência é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico, tratamento e gestão de condições médicas e cirúrgicas agudas e potencialmente graves.

Quem se especializa nesta área da Medicina se torna, portanto, um médico emergencista, tendo todas as ferramentas e práticas necessárias para atender pacientes em estado crítico e garantindo uma avaliação e estabilização rápidas.

Quando necessário, o médico emergencista pode, ainda, encaminhar o paciente para outros tipos de cuidados e especialistas.

Como a especialidade tem se desenvolvido no Brasil

A Medicina de Emergência foi criada há mais de 50 anos nos Estados Unidos, mas só foi chegar ao Brasil na década de 90. 

Apesar dos esforços dos estudantes e professores de organizarem eventos sobre o tema, a área ainda carecia de uma formação própria. 

Foi somente em 1996 que foi criada a primeira Residência de Medicina de Emergência no Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 

Atualmente, de acordo com dados da Demografia Médica no Brasil 2023, são 779 especialistas em todo o país, o que dá menos de 1 médico emergencista para 100 mil habitantes. 

Além disso, 70% destes especialistas são homens e com média de idade de 40,9 anos, o que mostra que ainda há muito espaço para a especialidade crescer entre as mulheres e os mais jovens, respectivamente. 

O dia a dia de um médico emergencista

Geralmente, o médico emergencista atua em pronto-socorro, lidando com emergências clínicas ou cirúrgicas que exigem decisões ágeis e precisas.  

Essa especialidade médica abrange uma grande variedade de casos urgentes, como traumas, infartos, AVCs, intoxicações, queimaduras graves e muitas outras situações que precisam de atendimento imediato.

Mas engana-se quem pensa que o médico especializado em Medicina de Emergência atua apenas em plantões. 

Sua jornada é praticamente a mesma que a dos demais especialistas, com cargas horárias que podem variar de 6 a 10 horas

O médico emergencista também pode trabalhar em setores pediátricos, em UPAs, no SAMU e até na cobertura de eventos, sempre levando em consideração que sua atuação é voltada para atendimentos de emergência e não urgência (que requer atendimento rápido, mas não imediato).

Por que se tornar um médico emergencista

No Brasil, como vimos anteriormente, a relação especialistas em Medicina de Emergência x habitantes é bem desproporcional. 

Desta maneira, muitas unidades de saúde, hospitais, UPAs e serviços de atendimento móvel enfrentam, diariamente, dificuldades para preencher essas vagas com profissionais especializados.  

O mercado da Medicina de Emergência está aquecido, pois a população depende do sistema de saúde e procura frequentemente o atendimento de pronto-socorro. É um mercado em crescimento e expansão. Hoje em dia, as pessoas que procuram o hospital são, em geral, aquelas que realmente precisam, que têm uma doença grave e necessitam de atendimento de urgência”, revela o coordenador da Pós-graduação em Medicina de Emergência da Afya Educação Médica, Dr. Bruno Franco Mazza.

Além da ampla oferta de vagas, a remuneração também é um fator atrativo.

Segundo dados do portal Vagas.com.br, um médico emergencista pode ganhar entre R$ 8.276,00 e R$ 13.864,00, tornando essa uma das especialidades mais valorizadas financeiramente. 

Nada mal, não é mesmo?

O coordenador da Pós-graduação em Medicina de Emergência da Afya Educação Médica, Dr. Bruno Franco Mazza.

Conheça a Pós-Graduação em Medicina de Emergência da Afya

Uma boa qualificação tem um impacto positivo para os profissionais da área e faz com que eles consigam lidar de forma ainda melhor com os mais variados casos de emergência que aparecem no pronto-socorro. 

Neste sentido, a Pós-graduação em Medicina de Emergência da Afya Educação Médica se torna uma grande aliada para os médicos que querem seguir carreira como emergencistas.

Com o objetivo de capacitá-los para o atendimento eficiente e seguro em situações de emergência, o curso desenvolve habilidades para o diagnóstico rápido e o manejo de pacientes críticos, abrangendo as principais áreas de emergências clínicas e traumáticas e promovendo a tomada de decisão assertiva, a aplicação de protocolos atualizados e a organização dos serviços de emergência.

Esse curso foi preparado para quem gosta de atender doenças em que a tomada de decisão rápida e o diagnóstico preciso fazem diferença na vida do paciente. Além disso, um dos pontos fundamentais do curso são as atividades práticas baseadas em simulação. Isso é essencial, pois permite que você vivencie o aprendizado em um ambiente controlado e seguro, onde pode errar. Dessa forma, você treina, adquire conhecimento e se prepara para atuar na ponta de guerra com maior segurança e menor risco de falhas”, explica o coordenador do curso, Dr. Bruno Franco Mazza.

Confira os principais diferenciais da Pós-Graduação em Medicina de Emergência

  • 60 horas de imersões práticas simuladas para atuar com segurança
  • Foco em decisões rápidas e assertivas em situações de urgência e emergência
  • Módulos atualizados com as últimas inovações médicas
  • Especialistas renomados e atuantes na área

Matricule-se agora e construa um futuro tranquilo para a sua carreira!  

Artigo por:
Quer saber mais?
Selecionamos alguns posts que você pode gostar!
Especialidades Médicas
2/4/25
Conheça os 4 principais tipos de tomografia
No items found.
1/4/25
Saúde transgênero: desafios e conquistas recentes no Brasil
Dicas de Gestão Médica
31/3/25
Prontuário médico sustentável: como funciona?
Dicas de Gestão Médica
28/3/25
Acidente ou incidente na área da saúde: saiba as diferenças