Tendências da medicina: o que esperar para 2020?

É bem comum ouvir a expressão “o tempo está passando muito rápido”, não é verdade? E quem gosta de ficar por dentro dos acontecimentos sabe que, na área médica, os avanços estão cada vez mais surpreendentes. Neste artigo, a gente traz para você as principais tendências da medicina para 2020. Acompanhe a leitura!

Medicina integrada

Uma das principais tendências da medicina que já é colocada em prática e deve continuar em alta nos próximos anos é a medicina integrada. Ela une os preceitos da medicina ocidental, focada no diagnóstico e no tratamento, às técnicas da medicina oriental, voltada para a prevenção de doenças e hábitos de saúde.

Quem acompanha as mudanças do mundo contemporâneo pode observar que a nova geração de jovens e adultos busca cada vez mais se informar sobre estilo de vida saudável e prevenção aos problemas de saúde. Por isso, as áreas da medicina relacionadas à alimentação e ao esporte são cada vez mais procuradas.

Mapeamento genético

O mapeamento dos genes humanos para o diagnóstico precoce de doenças já é uma realidade dentro das tendências da medicina. Ele também permite o estudo e o tratamento mais adequado do problema, assim como a análise da saúde daquele indivíduo em particular.

Esse percurso pelo caminho do genoma humano é também um aliado da prevenção, já que identifica doenças hereditárias e alterações dos genes. A coleta desses dados permite um atendimento cada vez mais personalizado, outra tendência da medicina. Apesar de ainda ser um campo polêmico, são inegáveis os benefícios das pesquisas celulares.

Tecnologia e robôs

A inovação tecnológica continua sendo um dos maiores destaques no que diz respeito às tendências da medicina. Os exames de diagnóstico por imagem surpreendem pela qualidade da informação, assim como a tecnologia de armazenamento de dados.

Hoje estão à disposição dos médicos programas e aplicativos que permitem o armazenamento e o compartilhamento de informações com outros profissionais, o que possibilita uma análise ainda mais profunda dos casos. É a chamada telemedicina.

Os pacientes também podem beneficiar-se das tendências da Medicina, pois já existem aplicativos de saúde para smartphones que incentivam a adoção de hábitos saudáveis, oferecendo suporte para tratamentos como dietas, exercícios e até mesmo, para o controle da ingestão de medicamentos, com dispositivo de alarme, por exemplo.

Outra novidade neste setor é o atendimento médico solicitado em casa por meio de aplicativo, um “uber de saúde”, já bastante utilizado em outros países, mas ainda pouco popular no Brasil. Os nanorrobôs não ficam de fora das tendências da Medicina. São tão pequenos que podem circular pelos vasos sanguíneos do indivíduo e auxiliar não somente no diagnóstico, mas também na implantação de medicamentos e cirurgias.

A cirurgia robótica é outra tendência promissora, menos invasiva e mais precisa. Hoje os médicos contam a ajuda das máquinas nos procedimentos cirúrgicos. Não tão comum no Brasil, essa técnica pode contribuir para a diminuição das cicatrizes, do tempo de procedimento e também no alívio da dor.

Impressão em 3D

Outra técnica que está em constante aperfeiçoamento dentro das tendências da medicina é a produção de próteses, órgãos e tecidos em impressoras 3D. A produção de próteses por meio das impressoras 3D, utilizadas por seres humanos, já é realidade.

Transplantes de órgãos e tecidos artificiais realizados em testes de laboratório também já tiveram registros de casos bem-sucedidos. Nas pesquisas, essas peças artificiais são de grande ajuda no trabalho dos cirurgiões, já que permitem melhorar ainda mais a precisão do procedimento.

Gostou das novidades e tendências da medicina no futuro? Já estudou ou experimentou alguma delas? Compartilhe com a gente deixando o seu comentário no post.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts