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11.4.2019
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Você saiu da faculdade, montou um consultório ou começou a trabalhar em clínicas e hospitais. Agora, é só esperar os pacientes chegarem, certo? Nada disso! Ainda que existam oportunidades para todos na medicina, é preciso adotar medidas para se destacar. Neste sentido, algumas estratégias de marketing para médicos podem fazer toda a diferença. Divulgar o seu trabalho é fundamental na hora de conquistar a preferência e a confiança das pessoas. No entanto, é necessário ficar atento às limitações legais na área da saúde. Assim, separamos as estratégias de marketing para médicos mais eficientes e mostramos como adotá-las corretamente. Acompanhe!
O primeiro passo é construir um site. Nele as pessoas podem encontrar as principais informações de contato, como telefone e endereço, bem como, saber tudo sobre a sua formação, suas especialidades e experiências. Além disso, o site é a base de toda a sua estratégia.
Afinal, as redes sociais e outros canais de comunicação podem ser centralizados nele. Porém, é muito importante que ele seja responsivo, ou seja, que possa ser acessado sem problemas em dispositivos móveis e que tenha um layout atrativo e funcional.
Atualmente, uma das estratégias de marketing para médicos mais eficientes é a produção de conteúdo. Ele pode ser postado em um blog próprio e de terceiros. Uma grande vantagem é ter um custo bem baixo, já que existem plataformas gratuitas e bem fáceis de serem usadas.
Você pode escrever sobre os assuntos relacionados à sua área de atuação, com informações relevantes para o seu público-alvo. Dessa forma, você ganha autoridade e se torna alguém de confiança dos pacientes em determinado assunto.
O conteúdo publicado no blog pode ser compartilhado nas redes sociais, como Instagram, LinkedIn, Youtube, Facebook e WhatsApp. Elas são importantes canais para a publicação de conteúdo, para tirar dúvidas e para se relacionar diretamente com os seus pacientes por meio do chat e dos comentários. É necessário ter cuidado, apenas, com o tipo de postagem.
Afinal, você jamais deve fazer recomendações de tratamentos e medicamentos, dizer que é o melhor ou divulgar preços, entre outras práticas ilegais. Da mesma forma, as páginas das redes sociais profissionais também não devem ser usadas para mostrar sua vida pessoal nem suas opiniões políticas, religiosas e sociais. Esses canais devem ser usados, exclusivamente, para a publicação de conteúdo sobre a sua área de atuação e o relacionamento com os pacientes.
Mas não é só nas redes sociais que a relação com os pacientes deve ser mantida. Pelo contrário, essa é uma atividade cotidiana, que deve ser mantida a todo momento. Para tanto, vale investir em pequenas ações. Uma delas é o envio de algumas mensagens (e-mail, SMS e WhatsApp), como feedback de atendimento, lembretes de consultas, convites para retornos ou mesmo, em comemorações como o aniversário.
O importante é o seu paciente não se sentir esquecido. É bom ter cuidado apenas para não exagerar na quantidade, pois o efeito pode ser o contrário do desejado.
No entanto, a principal estratégia de marketing para médicos é mesmo proporcionar uma boa experiência para o paciente. Ele deve se sentir bem cuidado e respeitado a todo o momento, desde a hora que entra no consultório até quando recebe um retorno pós-consulta.
Para tanto, vale a pena investir em uma boa recepção, que seja confortável e agradável. Além disso, durante a consulta, tenha o cuidado de oferecer um atendimento humanizado, ficando atento a todas as necessidades de cada paciente. O fato é que essas e outras estratégias de marketing para médicos servem apenas para ressaltar a qualidade do seu trabalho.
Por isso, tenha sempre em mente que de nada adianta investir em uma boa divulgação se ela não reflete a sua atuação. Portanto, procure sempre ser o melhor profissional que puder!
Gostou dessas estratégias de marketing para médicos? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que mais colegas conheçam essas dicas!