Escrito por
Publicado em
30.4.2019
Escrito por
minutos
Atualmente, o tempo de qualquer profissional é um bem precioso e que precisa ser bem aproveitado. No entanto, no caso de um médico, as consultas médicas não podem ser prejudicadas pela preocupação em simplesmente otimizá-las. Desta forma, é fundamental encontrar maneiras de aproveitar melhor o tempo sem comprometer a qualidade do atendimento aos pacientes.
Mas como é possível otimizar as consultas médicas na prática? Continue lendo este post e confira algumas dicas preciosas e muito simples para a sua rotina!
O primeiro passo é pensar nos momentos anteriores à consulta. Afinal, o processo pode ser otimizado desde o momento que o paciente entra no consultório ou na clínica. Para tanto, treine bem a sua equipe e proporcione os meios para que o atendimento seja o mais ágil possível.
Assim, construa um cadastro com todas as informações básicas do paciente, que permitam um bom entendimento da situação dele. Além das informações pessoais básicas, pode-se incluir peso, altura e até resultados de exames anteriores.
Todos esses dados podem ser armazenados em um mesmo sistema e usados sempre que o paciente retornar. Ou seja, não é necessário preencher novamente o cadastro, apenas fazer atualizações, quando for o caso.
Com esse mesmo tipo de software pode ser realizado o prontuário eletrônico e, também, as prescrições digitais, que reduzem bastante o tempo das consultas médicas. Além disso, ele pode ser integrado com a sua agenda, mantendo um registro completo dos seus compromissos.
Porém, de nada adianta armazenar sua agenda se você não mantém seus compromissos organizados e atualizados. Afinal, ela é a sua grande aliada na hora de otimizar o tempo das consultas médicas. Basta pensar no quanto a falta de organização pode comprometer o tempo que você leva entre uma consulta e outra.
Se você atende em diferentes locais, uma agenda bem-organizada é muito importante para aproveitar melhor o tempo entre um horário e outro, tanto para questões profissionais quanto para pessoais.
Depois de ter sua rotina mais organizada, é hora de se preocupar com as consultas médicas em si. É muito importante ouvir os seus pacientes, mas é necessário, também, saber conduzir a consulta. Muitas pessoas ficam travadas e, sem saber, o que dizer aos médicos e é nessa hora que você precisa tomar a frente.
Assim, você deve direcionar o rumo da conversa, fazendo perguntas, completando algumas falas dos pacientes e explicando algumas coisas. Isso é bom até para não haver desvios, que podem tirar o foco do assunto e ocupar um tempo além do necessário.
Mas e se você é quem fica sem saber o que perguntar? Para evitar que isso aconteça, é bom preparar um roteiro básico com as perguntas mais importantes. O ideal é que elas sejam direcionadas à sua especialidade, facilitando e agilizando o atendimento.
Isso não significa que as suas consultas médicas devam ser engessadas e limitadas a um roteiro pronto. Pelo contrário, as perguntas pré-programadas ajudam a iniciar a conversa e servir como base para outras questões mais individualizadas.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você. No entanto, é bom lembrar que otimizar as consultas médicas não quer dizer deixar de ouvir os pacientes, deixar de dar atenção, ou até mesmo, apressá-los.
Ao contrário, é uma maneira de ser objetivo e tentar resolver o problema deles da melhor forma. Agora queremos saber de você! Tem alguma dificuldade em organizar sua agenda? Como faz para otimizar as suas consultas? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!