Youtube
Carreira Médica

A superlotação na emergência | Quarto Congresso de Urgências e Emergências Pediátricas

Neste vídeo, você vai se atualizar com as novidades abordadas no 4º Congresso de Urgências e Emergências Pediátricas. Explore conosco os desafios enfrentados na superlotação em Emergência Pediátrica. Participe, interaja no chat e descubra como amenizar os impactos em busca de soluções possíveis para superlotação na emergência.

Com insights valiosos de especialistas, assista ao vídeo e confira as estratégias para otimizar o fluxo de pacientes e veja como garantir um atendimento eficaz e seguro em Urgências Pediátricas!

O orador convidado

Professor João Carlos Batista Santana, chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRGS e chefe da Unidade de Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Acompanhe, neste vídeo, as importantes abordagens sobre os principais aspectos da superlotação na Emergência Pediátrica, mesmo em condições de alta demanda. Venha, junte-se a nós na busca por soluções para esse desafio da Medicina!

Principais desafios da lotação em Emergência Pediátrica

  • doenças sazonais: as mais comuns surgem no inverno e requerem atendimento emergencial, caso apresente níveis de gravidade;
  • demanda além da capacidade ocupacional: nem sempre o hospital está preparado para atender a superlotação;
  • falta de gestão adequada: o hospital é uma empresa. Por isso, a gestão precisa administrar as prioridades e direcioná-las para a solução mais viável.

Dicas e sugestões para superar os desafios da lotação em Emergência Pediátrica

  • usar a comunicação mais efetiva: ser objetivo na comunicação com o paciente e com a equipe contribui para otimizar o tempo e o atendimento;
  • fazer um planejamento sazonal: administrar as equipes de modo a manter o máximo de profissionais nos períodos mais críticos;
  • treinar a equipe para uma triagem adequada: fazer uma abordagem eficaz, com foco nas necessidades do paciente;
  • prover soluções mais rápidas: otimizar o atendimento, sobretudo em quadros críticos como complicações em cardiopatias congênitas.

Gostou deste material? Assista a este vídeo e aprenda mais sobre o manejo de Emergência Pediátrica!