Vale a pena investir na carreira em Nutrologia Hospitalar?

Apr 11, 2025 . minutos de leitura
por:
Share This
Copy to Clipboard.
Share via URL

Vale a pena investir na carreira em Nutrologia Hospitalar? Descubra como a pós-graduação em Nutrologia Hospitalar pode impactar sua carreira.

Uma nutrição adequada é um dos aspectos mais importantes para manter uma boa saúde e bem-estar.

Isso inclui, também, os momentos de hospitalização.

Quando alguém passa por algum trauma, infecção ou enfrenta alguma patologia mais prolongada, existe uma necessidade ainda maior de manter os níveis nutricionais do paciente adequados.

Por isso, a área da Nutrologia Hospitalar vem crescendo cada dia mais, bem como sua demanda por profissionais altamente qualificados e capacitados. 

Será que vale a pena investir na carreira voltada para ela?

É sobre isso que iremos falar no post de hoje!

Acompanhe!

O que é a Nutrologia Hospitalar 

A Nutrologia Hospitalar é uma área da Medicina voltada para o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de distúrbios nutricionais em pacientes internados. 

O nutrólogo hospitalar atua dentro de hospitais, clínicas e unidades de terapia intensiva (UTI), como veremos a frente, avaliando o estado nutricional dos pacientes e indicando condutas médicas específicas para garantir que recebam a nutrição adequada para sua recuperação.

A especialidade, portanto, é fundamental no manejo de pacientes graves, cirúrgicos, oncológicos, desnutridos, com doenças crônicas ou em risco nutricional. 

Seu foco principal é a Terapia Nutricional, que inclui a administração de suporte nutricional por via oral, enteral (por sonda) ou parenteral (por via venosa), de acordo com as necessidades clínicas do paciente.

Quais são as principais funções do médico especialista em Nutrologia Hospitalar?

Entre as principais funções do médico especialista em Nutrologia Hospitalar estão:

  • Avaliar o estado nutricional do paciente
  • Prescrever e monitorar a Terapia Nutricional (enteral/parenteral)
  • Prevenir e tratar desnutrição e carências nutricionais
  • Atuar junto à equipe multiprofissional
  • Acompanhar evolução clínica e ajustar condutas conforme necessário

Diversos estudos mostram que quase 40% a 60% dos pacientes internados estão desnutridos ou se desnutrem ao longo da internação. E, hoje, a gente sabe que uma terapia nutricional adequada, com um profissional especializado, é capaz de reverter e ajudar o paciente a se recuperar”, explica a Dra. Liane Brescovici Nunes de Matos, coordenadora da Pós-graduação em Nutrologia Hospitalar da Afya Educação Médica

Dra. Liane Brescovici Nunes de Matos.

Mercado de trabalho aquecido abre leque de possibilidades 

A Nutrologia Hospitalar tem ganhado destaque nos últimos anos, impulsionada por avanços em estudos que demonstram os benefícios da nutrição adequada na recuperação de pacientes hospitalizados, como redução de complicações intra-hospitalares, diminuição de custos hospitalares e fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, políticas públicas e protocolos hospitalares, como o fortalecimento das EMTNs (Equipes Multiprofissionais de Terapia Nutricional), vêm consolidando a atuação do nutrólogo hospitalar e tornando-o indispensável no ambiente clínico.

Veja alguns possíveis locais de atuação para o profissional

  • Hospitais e clínicas especializadas em reabilitação nutricional
  • Universidades, instituições acadêmicas e de pesquisa
  • Equipes multiprofissionais de Terapia Nutricional (EMTNs)
  • Organizações de saúde e associações científicas
  • Consultoria privada

Interações da Nutrologia Hospitalar com outras especialidades 

Na área da Nutrologia Hospitalar, também é possível atuar em conjunto com uma equipe multidisciplinar e contribuir para uma abordagem integrada do paciente.

Gastroenterologia

O médico especialista em Terapia Nutricional pode trabalhar em conjunto com gastroenterologistas no manejo de doenças gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e insuficiência pancreática. 

Enquanto o gastroenterologista diagnostica e trata a patologia, o nutrólogo otimiza o estado nutricional do paciente, prescrevendo dietas específicas ou suplementação para reduzir inflamações e melhorar a absorção de nutrientes.

Endocrinologia

A parceria com endocrinologistas também é fundamental no tratamento de doenças metabólicas, como diabetes, obesidade e síndromes metabólicas.

O nutrólogo hospitalar contribui com intervenções nutricionais personalizadas, abordando controle glicêmico e redução de peso, enquanto o endocrinologista ajusta o manejo hormonal e medicamentoso, proporcionando um cuidado integral ao paciente hospitalizado.

Nefrologia

Na área de Nefrologia, o nutrólogo hospitalar atua ao lado de nefrologistas em pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica. 

O nutrólogo hospitalar pode contribuir ajustando a Terapia Nutricional para minimizar a sobrecarga de eletrólitos e toxinas, contribuindo para a manutenção da saúde do paciente em diálise ou em cuidados pré-transplante.

Oncologia

Já na colaboração com oncologistas, pode atuar no suporte nutricional de pacientes com câncer, ajudando a prevenir e tratar a desnutrição, caquexia e a sarcopenia induzida pela doença e pelos seus tratamentos. 

Essa integração pode incluir Terapia Nutricional Enteral ou Parenteral ou até mesmo suporte nutricional oral e suplementação de vitaminas e minerais.

Cirurgia Geral

O nutrólogo hospitalar pode trabalhar de perto com cirurgiões gerais, cirurgiões do aparelho digestivo e cirurgia oncológica, para otimizar o estado nutricional de pacientes no pré e pós-operatório, especialmente em cirurgias bariátricas, abdominais ou em casos de traumas. 

O objetivo, neste caso, é promover uma recuperação mais rápida e reduzir complicações cirúrgicas e custos hospitalares.

+ Baixe agora o e-book: Pós-graduação Nutrologia Hospitalar

Quando ganha um nutrólogo hospitalar?

O salário de um médico especialista em Nutrologia Hospitalar varia de acordo com a região, a experiência e o tipo de contrato. 

Segundo dados do Portal Salário, um médico nutrólogo pode ganhar em média

R$ 20.000,00.

Afinal, vale a pena investir na carreira em Nutrologia Hospitalar?

Agora que você já sabe tudo sobre:

  • O que é a Nutrologia Hospitalar
  • Como anda o mercado de trabalho para a profissão
  • Sua média salarial
  • Como são as interações com as outras especialidades
  • Os principais locais de atuação
  • E as funções de um nutrólogo hospitalar

Dá para dizer que, sim, vale muito a pena investir na carreira em Nutrologia Hospitalar, não é mesmo?

Entretanto, como já dito anteriormente, é preciso uma boa qualificação na especialidade. 

Neste sentido, a Pós-graduação em Nutrologia Hospitalar da Afya Educação Médica pode ajudar!

Em parceria com o A.C.Camargo Cancer Center, o curso alia teoria e prática para capacitar profissionais a atuarem em Equipes Multidisciplinares de Terapia Nutricional (EMTN), abordando gestão e manejo clínico de pacientes. 

As atividades teóricas são síncronas e assíncronas, enquanto as práticas ocorrem no próprio A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo. 

É uma área que vem ganhando destaque, protagonismo dentro do hospital, mas nós ainda temos carência de bons profissionais. E eu acredito que com a pós-graduação, a gente vai conseguir melhorar nosso conhecimento e melhorar as nossas oportunidades de carreira”, explica a Dra. Liane.

Matriz de conteúdo completa

A Pós-graduação em Nutrologia Hospitalar oferece, ainda, conhecimentos aprofundados em Terapia Nutricional e prepara médicos para decisões clínicas, elaboração de protocolos e nutrição otimizada via Terapia Nutricional Enteral (TNE) e Terapia Nutricional Parenteral (TNP), visando reduzir internações, complicações e custos hospitalares.

Estruturado em formato híbrido, oferece uma carga horária distribuída entre aulas

teóricas assíncronas, síncronas e presenciais, permitindo que o estudante organize seu tempo com autonomia e protagonismo.

A gente organizou uma matriz de conteúdo completa para ajudar esse médico, tanto no acompanhamento do paciente intra-hospitalar, como no cuidado pós-alta ambulatorial. E também temos chancela BRASPEN - Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral. O aluno que finalizar o nosso curso de pós-graduação terá, no currículo, 50 pontos para pontuar na prova de título”, conclui o Dr. Renan Moreira Silva, também coordenador do curso. 

Dr. Renan Moreira Silva.

Saiba mais sobre a Pós-graduação em Nutrologia Hospitalar da Afya Educação Médica! 

Artigo por:
Quer saber mais?
Selecionamos alguns posts que você pode gostar!
Especialidades Médicas
15/4/25
Adenomiose: saiba tudo sobre essa doença
Casos Clínicos
14/4/25
Exame MTHRF: para que serve e quando pedir ao paciente
No items found.
11/4/25
Vale a pena investir na carreira em Nutrologia Hospitalar?
Especialidades Médicas
11/4/25
Remédios para emagrecer: conheça os principais