7 tendências das especialidades médicas para 2022

As tendências das especialidades médicas para 2022 envolvem tecnologia, inovação e empreendedorismo, como Telemedicina, prontuário eletrônico, educação médica continuada, entre outros. Inclusive, as áreas médicas com maiores potenciais de crescimento são aquelas que melhores se adaptam às inovações tecnológicas.

Como o Dr. Bertalan Meskó já comentou em vários artigos do The Medical Futurist, a tecnologia não substituirá os médicos, mas os profissionais que dominarem a tecnologia vão substituir aqueles que ficaram para trás: “Alguns dizem que a tecnologia irá substituir 80% dos médicos no futuro. Eu discordo. A tecnologia permitirá que os médicos finalmente consigam focar nos pacientes enquanto a automação faz a parte repetitiva do trabalho.”

Continue a leitura e descubra quais são as tendências das especialidades médicas para 2022!

7 tendências das especialidades médicas com mais potencial para 2022

As especialidades desta lista foram escolhidas de acordo com dois critérios: áreas que concentram mais médicos segundo a demografia médica e especialidades com maior potencial de crescimento no futuro. Veja a seguir quais são elas.

1. Clínica Médica

Ao invés de ter poucos minutos para diagnosticar um paciente baseado apenas na anamnese, a tendência é que os especialistas da clinica médica contem com a ajuda dos wearables dos pacientes. Os dispositivos vestíveis inteligentes (wearables) como os smartwatchs conseguem enviar dados de saúde em tempo real para os médicos, o que cria um histórico mais completo e mais inteligência na decisão clínica. Chatbots e assistentes de saúde digitais também são uma inovação que ganham cada vez mais força na clínica médica, porque permite que os pacientes tirem dúvidas simples sem precisar aguardar um retorno.

2. Pediatria

Os pediatras sabem melhor do que ninguém que emergências envolvendo pessoas grávidas ou bebês precisam ser notificadas imediatamente. Ao contar com wearables que enviam sinais vitais em tempo real para os especialistas e notificam quando tem algo errado, as chances das emergências se tornarem ainda mais graves são diminuídas. Além disso, a pediatria pode fazer ótimo uso da Telemedicina. Os responsáveis podem mostrar o ambiente em que o bebê está, seus alimentos, comportamentos e marcarem retornos a distância.

3. Psiquiatria

A previsão é que a psiquiatria tenha um aumento de demanda em 2022, porque durante a pandemia, houve um aumento e agravamento significativo  de doenças mentais. A Telemedicina também impulsionou a especialidade em 2021 com a ajuda das Teleconsultas, que permitiram o atendimento de qualquer lugar do mundo para os pacientes.

4. Endocrinologia

Assim como no caso das doenças mentais, a obesidade e o sedentarismo também se agravaram durante a pandemia de COVID-19, o que aumenta o potencial de crescimento da endocrinologia no próximo ano.

5. Medicina de família e comunidade

Os últimos anos mostraram o quanto a saúde é essencial para todas as pessoas e para o país. Por isso, diversas empresas investiram em planos de saúde que, consequentemente, contrataram os especialistas da Medicina de família e comunidade. Ao incentivar que os funcionários cuidem da saúde, doenças mais sérias são evitadas no futuro, o que reduz custos para os planos de saúde e para as empresas.

Como a pós-graduação médica e a tecnologia te ajudam a acompanhar as tendências de 2022?

Estudos como a demografia médica, citada no início do artigo, mostram que o mercado médico está cada vez mais concorrido, seja em vestibulares, provas de residência ou em abertura de clínicas. A única forma de garantir que você irá superar os desafios da Medicina e não ser engolido pelo mercado é com a atualização profissional. Você nunca deve parar de buscar conhecimento e adquirir novas habilidades.

Pense nos Telecirurgiões, por exemplo. Há algumas décadas atrás existiam apenas cirurgiões. Em hospitais como o Albert Eistein já existem especialistas em cirurgia a distância. Se esses profissionais não tivessem se especializado na Telemedicina, não estariam exercendo essa profissão que ainda não é popularizada no Brasil. Você pode garantir sua educação médica continuada por meio de instituições renomadas como a IPEMED. Para contar com as inovações tecnológicas que te destacarão no mercado, é essencial contar com ferramentas como um software médico com prontuário eletrônico, Teleconsulta e agenda médica. Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts