Como fazer um planejamento estratégico de marketing de uma clínica médica?

Autor(a)

Você pode ter a melhor clínica médica do mundo, mas se não tiver um bom planejamento de estratégia de marketing, não vai atrair os pacientes necessários para manter sua empresa funcionando. Um plano estratégico de marketing é a chave para tornar sua clínica um sucesso.

Há algumas coisas que você precisa ter em mente ao criar um plano de marketing para uma clínica médica. Primeiro, você precisa entender seu público-alvo, quem são seus pacientes em potencial e suas necessidades e desejos.

Depois de entendê-los, você pode começar a desenvolver uma estratégia de marketing que os alcance, incluindo os tipos de canais de marketing que vai usar. Finalmente, você precisará definir um orçamento. Quanto você pode gastar em marketing a cada mês?

Neste artigo completo sobre planejamento estratégico de marketing para a área da saúde (clínicas e hospitais), você aprenderá:

  • O que é um planejamento estratégico de marketing e sua função?
  • Qual a importância do plano estratégico para negócios em saúde?
  • Quais os passos para construir um plano de marketing em saúde?

Vamos a estas respostas?

O que é um planejamento estratégico de marketing e sua função?

A seguir veja o conceito e a função do plano estratégico de marketing!

Conceito de plano estratégico de marketing

Trata-se do processo de criação de um plano de marketing alinhado às metas de sua empresa. Isso porque ele é desenvolvido para:

  • definir objetivos;
  • pesquisar o mercado;
  • desenvolver estratégias para alcançar seu público-alvo.

O maior objetivo do planejamento estratégico de marketing é criar um roteiro para alcançar os resultados desejados.

Função do plano estratégico

A função do planejamento estratégico de marketing é fornecer orientação para todas as atividades de marketing. Ao criar um plano eficiente, é possível garantir que os recursos sejam usados de maneira eficaz para alcançar os resultados desejados.

Além disso, um plano bem executado pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro, além de aumentar as vendas e os lucros.

Qual a importância do plano estratégico de marketing para negócios em saúde?

As empresas de saúde, como as clínicas médicas e os hospitais, prestam um serviço essencial à sociedade, desempenhando um papel vital na promoção e manutenção da saúde. E, como qualquer empresa, precisam de um plano estratégico para serem bem gerenciadas e eficientes para alcançar seus objetivos e atingir toda a sociedade ao seu redor.

O plano estratégico é um documento que descreve a visão e a direção de longo prazo de uma organização. Trata-se, assim, de uma das principais ferramentas que podem ajudar as empresas de saúde a atingir seus objetivos.

Sua função é definir as ações que precisam ser tomadas para atingir os objetivos da organização em saúde. Dessa forma, um planejamento estratégico de marketing para saúde bem desenvolvido oferece vários benefícios para as empresas dessa área.

Com isso, os médicos, enfermeiros e demais profissionais da clínica podem:

  • se concentrar em suas principais missões e prioridades;
  • tomar melhores decisões sobre onde alocar recursos escassos;
  • alocar recursos de forma eficaz;
  • responder de forma rápida às mudanças em seu ambiente;
  • medir e acompanhar o progresso em direção a suas metas.

Resumindo, um plano estratégico é uma ferramenta essencial para qualquer empresa de saúde que queira operar de forma eficiente.

O processo de planejamento estratégico envolve definir os objetivos gerais da organização, identificar os recursos necessários para atingir esses objetivos e desenvolver um plano estratégico de marketing com um passo a passo de como esses objetivos podem ser alcançados. Isso tudo é o que veremos a seguir!

Quais os passos para construir um plano de marketing em saúde?

Existem várias etapas para você desenvolver um plano de marketing de saúde para a sua clínica médica, hospital ou laboratório. Confira-os!

Defina objetivos para a empresa

O que a sua clínica ou hospital espera alcançar com seus esforços de marketing? Há vários objetivos que uma empresa de saúde pode alcançar por meio de uma estratégia de marketing eficaz.

Entre os principais podemos incluir:

  • aumentar a conscientização dos pacientes sobre a empresa e seus serviços;
  • melhorar a satisfação e a fidelidade dos cliente (pacientes);
  • melhorar a visibilidade e a reputação da marca;
  • gerar novos leads (seguidores, pessoas que assinaram a newsletter do seu blog ou baixaram um E-book) e pacientes;
  • aumentar a receita.

Estude as estratégias de marketing da concorrência

Que tal dar uma olhada na sua concorrência? Uma boa forma de começar é estudando o que outras organizações na mesma localidade estão fazendo para se comercializar. Faça outras perguntas como:

  • Quais são as empresas do mesmo nicho e o que elas estão oferecendo?
  • Como o marketing delas se compara ao seu?
  • O que você pode aprender com elas?

Por fim, certifique-se de monitorar constantemente seus próprios esforços de marketing com novas perguntas, dessa vez, internas:

  • Você está atingindo seu mercado-alvo (novos clientes)?
  • As pessoas estão voltando aos seus serviços (fidelizando pacientes)?

Ao avaliar constantemente sua estratégia de marketing, você pode garantir que está sempre à frente da concorrência.

Além disso, algumas técnicas de marketing estratégico incluem, sobretudo, o marketing online. No entanto, é importante adaptar sua estratégia de marketing ao seu público-alvo específico. Por exemplo, se você tem como alvo famílias com crianças pequenas, com uma atuação focada em Pediatria, talvez possa se concentrar na publicidade em revistas para os pais ou em sites voltados para a família.

Contudo, como a tendência geral da sociedade é se digitalizar cada dia mais, o investimento no digital será sempre essencial.

Crie estratégias de marketing de conteúdo

Quando se trata de divulgar seus serviços no setor de saúde, o conteúdo é fundamental. É por isso que é tão importante que as empresas de saúde tenham uma estratégia sólida de marketing para médicos.

Mas o que é necessário para uma boa estratégia de marketing de conteúdo de saúde? Aqui estão algumas dicas:

1. Conheça seus pacientes

Isso é fundamental em qualquer esforço de marketing, mas especialmente quando se trata de saúde. Quem você está tentando alcançar com sua mensagem? Quais necessidades eles têm que sua empresa pode atender? Depois de saber quem você está segmentando, você pode desenvolver mensagens que ressoem com eles.

2. Desenvolva conteúdo direcionado

Depois de saber quem é seu público, você precisa criar conteúdo direcionado que atenda às necessidades dele. Podem ser postagens em blogs, infográficos, e-books, white papers (conteúdo mais avançado dentro do marketing de conteúdo) ou até mesmo vídeos no YouTube.

Além disso, o SEO (Search Engine Optimization) — que é a otimização de mecanismos de busca — também deve ser uma consideração importante. Nesse caso, são utilizadas ferramentas e estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos, aqueles vindo das pesquisas dos motores de busca como o Google e outros.

Seja qual for o formato escolhido, certifique-se de que seu conteúdo seja interessante e informativo o suficiente para manter as pessoas engajadas.

3. Promova seu conteúdo de forma eficaz

É bastante simples entender que apenas criar um ótimo conteúdo não é suficiente. Isso porque é preciso, ainda, um trabalho eficaz (seu ou dos profissionais que estão fazendo o planejamento estratégico de marketing de seu consultório médico, clínica de especialidades, hospital, laboratório etc.).

Com isso, é possível garantir que as pessoas o vejam. Para isso, ele deve ser promovido por meio de vários canais, como mídias sociais, marketing por e-mail, artigos no blog da sua empresa e publicidade paga (desde que seja aplicável).

Crie a jornada de conteúdo do paciente

Sua clínica provavelmente oferece diversos tipos de soluções para diferentes tipos de pacientes. Para garantir que seu conteúdo seja relevante para cada paciente, você precisa criar diferentes jornadas de conteúdo — processo em que o paciente em potencial ou atual interage com seu conteúdo. Idealmente, essa jornada deve fazer com que o paciente deixe de conhecer sua clínica e se torne um cliente fiel.

Existem algumas etapas importantes para criar uma jornada de conteúdo eficaz:

  • Defina seu público-alvo — quem você está tentando alcançar com seu conteúdo? Quais problemas eles precisam resolver?
  • Crie conteúdo envolvente e relevante — após saber com quem está falando, é hora de começar a criar um texto e uma mídia visual à moda antiga que falem diretamente com eles. Lembre-se em qual estágio da jornada do comprador ele está (atração, consciência, consideração, decisão) e ajuste seu tom e sua mensagem de acordo.
  • Distribua seu conteúdo — Como as pessoas vão ver e interagir com seu novo conteúdo incrível? Existem infinitas possibilidades aqui como: mídias sociais, marketing por e-mail, anúncios direcionados — então seja criativo!
  • Defina estratégias de conteúdo — como esse conteúdo pode ser entregue de forma envolvente e eficaz?

Defina iscas digitais estratégicas

Para atrair potenciais pacientes, pense nas principais formas de gerar mais "leads", seja novos leitores dos seus conteúdos online (que futuramente poderão ser seus pacientes), seja os novos clientes em si.

A isso, denominados isca digital — todos os formatos de conteúdo que atraiam um lead —, para, então lhe entregar uma 'recompensa' ou proposta de valor. Pode ser um E-book com o conteúdo que ele está buscando, um infográfico, um quiz, entre outros.

Ao produzir iscas com conteúdos de qualidade e altamente relevantes para o seu público-alvo, você será muito mais capaz de chamar a atenção para o seu site ou blog médico para aumentar o tráfego e alcançar possíveis pacientes.

Para criar as iscas estratégicas não se esqueça de analisar a fundo as personas — pessoas com características e queixas tais que buscam justamente o que você oferece — da sua clínica visando entender quais são as suas necessidades.

Crie páginas de pré-agendamentos

Criar páginas em seu site e/ou blog para a realização de pré-agendamentos de consultas ou procedimentos, as chamadas "landing pages" (LPs) são páginas que têm como único objetivo captar informações do visitante e — isso é muito importante — sempre respeitando as políticas de privacidade da internet), a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Essa página é fundamental porque se seu plano de marketing funcione como planejado, os seus pacientes atuais e futuros confiarão em você para fazer uma consulta. Mas como fazer? Você precisará de uma LP integrada ao seu site para que o paciente faça o agendamento, ou pré-agendamento de consultas, exames ou procedimentos em sua clínica.

Enfim, com a landing page, você facilita a jornada dos pacientes, evitando que ele tenha que marcar consultas por telefone — e evitar longas esperas ou ouvir o sinal de 'ocupado' por minutos a fio — ou precisar entrar em contato de outras formas.

Gostou do conteúdo?

Nesse artigo, você aprendeu tudo sobre planejamento estratégico de marketing para a área da saúde (clínicas, hospitais, laboratórios, entre outros). Independentemente das estratégias de marketing escolhida, lembre-se de acompanhar seus resultados para que você possa ver o que está funcionando e ajustar sua abordagem conforme necessário. Esperamos que você tenha gostado e que possa aproveitar todas as dicas!

Agora, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos importantes como esse diretamente em seu e-mail!

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts