Cirurgias de câncer de próstata no SUS cresceram 30%. Entenda os dados, a expansão da Cirurgia Uro-Oncológica e as oportunidades para urologistas.
Um levantamento do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR) apontou que, em 2024, foram realizadas 37.917 cirurgias de câncer de próstata pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O número, o maior em seis anos, fez com que, de 2019 a 2024, fossem acumulados 173.323 procedimentos no total.
Os dados mostram que médicos urologistas que se especializam em Cirurgia Oncológica podem sair na frente, visto todas as oportunidades que vêm se abrindo para este mercado.
É sobre isso que iremos falar no post de hoje!
Acompanhe!
O que é a Cirurgia Urológica em Oncologia ou Cirurgia Uro-Oncológica?
A Cirurgia Urológica em Oncologia é focada no tratamento curativo e/ou paliativo de tumores malignos que podem surgir nos rins, na bexiga, na próstata, nos testículos ou no pênis.
O tratamento cirúrgico envolve procedimentos complexos, muitas vezes utilizando técnicas robóticas e minimamente invasivas, visando a remoção completa do tumor com margens cirúrgicas negativas e preservação máxima da continência urinária e função sexual.
Seu objetivo principal é oferecer uma maior chance de cura oncológica, otimizando os resultados funcionais e a qualidade de vida do paciente.
.avif)
.jpg)
Por que o mercado Uro-Oncológico é um mercado em expansão?
O envelhecimento populacional e a informação científica ao alcance de todos têm feito com que mais homens procurem os seus médicos urologistas em busca de maior qualidade de vida, prazer sexual e bem-estar.
Como se sabe, as chances de cura de um câncer de próstata, por exemplo, quando este é descoberto de maneira precoce, podem ultrapassar os 90%.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer que mais atinge homens no Brasil é justamente o de próstata, sendo o segundo mais comum no geral (atrás apenas do câncer de pele não melanoma) e o mais frequente após os 50 anos.
Além destes dados, as inovações e recentes descobertas tecnológicas também têm feito com que o mercado médico fique cada vez mais aquecido para esta especialidade.
Ser especialista na área, portanto, aumenta significativamente a relevância do médico urologista entre os seus pares e empresas públicas e privadas.
Quais são os principais tipos de Cirurgias Urológicas em Oncologia?
As Cirurgias Urológicas em Oncologia estão cada vez mais evoluídas, com benefícios inéditos para os pacientes.
A cirurgia robótica, por exemplo, é pouco invasiva e mais precisa, reduzindo riscos de complicações e possibilitando a rápida recuperação dos tecidos da bexiga, dos rins e outros.
Mas existem também:
● A Prostatectomia Radical: comum em câncer de próstata;
● A Cistectomia Radical: para os casos de câncer de bexiga;
● A Nefrectomia Parcial e Radical: feita para os cânceres que atingem os rins;
● A Orquiectomia e a Linfadenectomia Retroperitoneal (DLR): removem os testículos e os gânglios linfáticos do abdômen, respectivamente; e
● As cirurgias voltadas aos tumores do pênis e uretra.
Cada paciente deve ser avaliado de forma individual e personalizada, de acordo com a sua faixa etária, condição histórica e genética, grau de agressividade do tumor, sua localização, entre outros critérios diagnósticos.
Quando os pacientes devem procurar ajuda?
Idealmente, os homens devem procurar um urologista de forma preventiva, realizando consultas anuais a partir dos 45 anos ou antes, no caso daqueles com histórico familiar de câncer de próstata ou de outros tumores urológicos.
Sintomas como dor ou dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, diminuição do jato urinário ou dor lombar/abdominal persistente, perda de peso, febre, nódulos no pênis ou
na virilha, entre outros, não devem ser ignorados em hipótese alguma pelos homens.
O diagnóstico precoce é sempre o melhor tratamento para qualquer doença, seja ela urológica ou não.
Conheça o Fellow Cirurgia Urológica em Oncologia da Afya Educação Médica
O Fellow Cirurgia Urológica em Oncologia é uma imersão prática cirúrgica em formato de fellow desenvolvida pela Afya em parceria com o Hospital Orizonti, e tem como objetivo preparar médicos para atuarem como especialistas com competências avançadas, abordagens humanizadas e manejos multidisciplinares com foco na melhoria de pacientes oncológicos.
Se você é um profissional que deseja aprofundar habilidades em cirurgia oncológica minimamente invasiva, laparoscopia avançada ou robótica ou um urologista interessado em atuação acadêmica e pesquisa em Uro-Oncologia, este fellow é para você.
Diferenciais do curso
● Programa intensivo: são 6 meses de imersão total, com carga horária de 390 horas que equilibra teoria e prática;
● Prática hands-on intensa: 5 dias de prática cirúrgica mensais e um total de 300 horas práticas, com acompanhamento direto;
● Preceptoria dedicada: 1 preceptor para cada 4 alunos, garantindo ensino personalizado e de alta qualidade;
● Encontros síncronos: discussões em arena online para debate de casos e atualização científica contínua;
● Avaliação BAREMA: metodologia de desempenho rigorosa, permitindo acompanhamento constante do desenvolvimento individual;
● Infraestrutura Orizonti: práticas realizadas em hospital de referência em Belo Horizonte com estrutura com robótica e tecnologia de ponta.
Receba o contato de um consultor agora mesmo. Últimas vagas.







.avif)