Instagram para médicos: aprenda como usar

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Mesmo que você seja um excelente profissional, não dá para contar só com o boca a boca para conquistar mais pacientes. Existem diversos canais para divulgar o seu trabalho. O Instagram para médicos pode ser uma boa opção para se comunicar com os seus pacientes em potencial.

O problema é que a ferramenta ainda é usada de maneira equivocada, gerando muitas dúvidas. De fato, usar as redes sociais adequadamente pode ser um desafio, sobretudo se você não está muito habituado a elas.

Para ajudar, separamos algumas dicas para você ser bem-sucedido na sua estratégia para o Instagram. Continue lendo e conheça as regras, os cuidados e as técnicas para ter bons resultados nessa rede social!

Qual a importância de usar o Instagram para médicos?

A maior vantagem das redes sociais é o fato de elas serem totalmente gratuitas. Qualquer pessoa ou empresa pode ter uma página, podendo publicar e interagir com o público, que no Brasil passa de 50 milhões de pessoas.

O Instagram também tem outra vantagem sobre as redes sociais: não é necessário promover os posts para que ele alcance os seus seguidores. Ou seja, ao contrário de outras redes, como o Facebook, você não precisa pagar para que as pessoas que curtiram sua página vejam o seu conteúdo.

Além disso, o Instagram para médicos tem a vantagem aproveitar muito bem os recursos de comentários e encaminhamentos de mensagens e postagens. Dessa forma, a capacidade de interagir e se relacionar com os seus seguidores é muito maior.

Quais as regras do CFM para o marketing médico?

As redes sociais são gratuitas e têm inúmeros benefícios. Mas isso não significa que não existam regras. Por sinal, ao contrário de outros mercados, a área da saúde está sujeita a uma série de restrições.

Confira as principais proibições listadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM):

  • informar valores de consultas e tratamentos médicos;
  • anunciar novos equipamentos e técnicas para valorizar o seu consultório;
  • expor pacientes, ainda que com a autorização deles;
  • divulgar técnicas exclusivas;
  • oferecer atendimento à distância, substituindo uma consulta presencial.

Obviamente, também é fundamental que o seu conteúdo seja original e relevante para o seu público. Nessa hora, vale não só o seu conhecimento, mas também bom senso. Afinal, se você é médico, não interessa ao seu público saber como foi a viagem no fim de semana com os seus amigos, mas sim, sobre as tendências na sua área, por exemplo.

Como obter melhores resultados no Instagram?

O Instagram para médicos é uma ótima maneira de divulgar o seu serviço, porém, não deve ser feito de qualquer forma. Além das regras mencionadas acima, é fundamental investir em algumas estratégias. Também é bom lembrar que estar nas redes sociais não garante o seu sucesso profissional, mas pode ajudá-lo. Veja algumas dicas a seguir.

Planeje o conteúdo

Alguns horários têm mais visibilidade do que outros, assim como alguns conteúdos podem ser mais relevantes. Por isso, é muito importante planejar o conteúdo de acordo com o seu público.

Dessa forma, pense sobre qual tipo de postagem vai ser mais interessante e estude o horário ideal de publicação. Para tanto, evite fazer publicações aleatórias, montando um calendário e os temas a serem abordados.

Interaja com o público

De nada adianta publicar conteúdo sem responder às reações dos seguidores. Assim, procure responder às mensagens diretas e aos comentários deixados na sua página. As pessoas esperam um retorno, ainda que não seja imediato.

Se você não puder responder, é bom pedir que alguém faça isso, uma vez que é natural que não tenha tempo. No entanto, essa interação é fundamental, pois é ela que garante a credibilidade da sua página.

Identifique seu público-alvo

Uma vantagem do Instagram para médicos é poder limitar o alcance das suas publicações. Isso porque, provavelmente, pessoas de regiões muito distantes não vão procurar os seus serviços. Portanto, o ideal é pensar em quem é o seu público-alvo e definir uma estratégia para ele.

Assim, coloque a sua localização na biografia da página, segmentando as publicações para cidades próximas ao criar seus anúncios. Sim, anunciar no Instagram é importante para que as pessoas curtam a sua página!

O fato é que a prática pode levar ao aprendizado. As redes sociais estão em constante transformação e o Instagram para médicos deve ser usado de maneira adequada. É essencial se manter atualizado e procurar manter um bom relacionamento com os seus seguidores.

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