Inspire-se com essas histórias de quem transformou a vida por meio de uma pós-graduação médica

Muita gente enxerga a Medicina como uma carreira dos sonhos, com ótimos salários e uma vida tranquila desde o começo do exercício.

O que poucos sabem é das dúvidas e medos que um médico ou médica tem desde o início da sua jornada, principalmente sobre como se posicionar na carreira e equilibrar a necessidade de contínua atualização com a manutenção financeira e o tempo para a vida pessoal.

Exercer a Medicina é um ato diário de superação.

As dificuldades e incertezas em relação à escolha do caminho profissional são experiências compartilhadas não apenas por médicos que buscam escolher sua área de atuação, mas também por profissionais mais experientes que buscam se reposicionar ou aprimorar sua trajetória na área médica, seja mudando de especialidade ou aprofundando seus conhecimentos na área em que eles já atendem.

E-book conta histórias de quem deu um upgrade na carreira

Quando nos deparamos com desafios, frequentemente, buscamos encontrar exemplos de pessoas que superaram dificuldades semelhantes às nossas.

Foi pensando nisso que preparamos o e-book “HISTÓRIAS INSPIRADORAS: superação de obstáculos na carreira de médicos Brasil afora”.

Nesse material, você vai conhecer histórias humanas, de profissionais da Medicina que superaram dificuldades e encontraram, em uma pós-graduação médica, as respostas para um futuro profissional destinado à excelência.

São casos que vão desde médicos recém-formados em busca de aumentar seus conhecimentos e sair da rotina de plantões, até profissionais que precisaram se reinventar por conta de demandas de saúde e conseguiram dar uma guinada em suas carreiras.

O momento da dúvida

Ao buscar iniciar a carreira ou se reinventar dentro da medicina, o profissional é tomado por medos e dúvidas.

Será possível encontrar tempo para se dedicar aos estudos?

Como manter estabilidade financeira enquanto se especializa?

Qual a melhor instituição de ensino a escolher?

Como conciliar a necessidade de estudar com a de trabalhar?

Como evitar o cansaço excessivo?

Será que eu vou dar conta?

Essas são apenas algumas perguntas que povoam a mente de quem deseja iniciar ou diversificar sua atuação na carreira médica.

Os cursos de pós-graduação médica da Afya Educação Médica oferecem muitas respostas às perguntas que afligem boa parte da comunidade médica.

Com uma estrutura moderna e atividades práticas com pacientes reais, essa é uma opção que alia teoria e prática com o objetivo de oferecer uma formação completa.

Além disso, a sala de uma pós-graduação é um local onde o profissional pode fortalecer seu networking, impulsionando sua carreira.

“A pós-graduação médica é uma excelente ferramenta para quem já exerce uma determinada especialidade, independente de idade, independente de você já estar estabilizado em sua carreira. Com a pós, você não precisa parar toda a sua vida, como no caso de uma residência, que exige pelo menos dois anos para ser concluída”, aponta o Dr. Luiz Luna Barbosa, médico urologista e especialista em Nutrologia pela Afya Educação Médica que faz parte de uma das histórias do e-book.

A importância do exemplo

Nada é mais forte do que o exemplo.

A história de vida de Maria de Lourdes Cândido, de 64 anos, Dra. Lourdes ou Lurdinha, como é conhecida, é outra que também é contada no e-book.

Ela sempre sonhou ser médica, mas a morte precoce do seu pai, quando ela tinha 17 anos, tornou a realização desse desejo mais difícil.

Sem recursos financeiros para pagar a faculdade de Medicina, ela cursou Enfermagem, trabalhando enquanto estudava. Logo após se casou e se mudou para o interior de Minas Gerais, onde passou a trabalhar como funcionária de um banco.

Depois de 35 anos, quando se aposentou, tomou uma decisão: iria, finalmente, realizar o sonho de ser médica.

“Eu me aposentei numa sexta-feira e, na segunda-feira seguinte, estava me matriculando em um cursinho. Eu estudei por dois anos, fiz 14 provas até conseguir passar. O meu sonho, finalmente estava começando a se realizar”, conta ela, feliz.

Dra. Lourdes é aluna da Pós-Graduação em Geriatria da Afya Educação Médica. Ela conta que a escolha dessa área de atuação vem da sua vontade de promover bem-estar para as pessoas da terceira idade.

“Na minha família eu convivi com muitos idosos. Muitos tios e avós viveram além dos 80 anos, então, eu sempre acompanhei idosos sendo bem cuidados na minha família. E, no geral, eu acho que os idosos não são bem cuidados, muitas pessoas não têm paciência. Eu quero passar esse carinho, eu quero fazer a diferença”, reflete.

Ao optar por uma pós-graduação médica Afya, esses médicos e médicas conseguiram realizações importantes em suas vidas, como: conciliar o exercício profissional, os estudos e a família; manter-se financeiramente ativo enquanto complementa os estudos; ofertar um atendimento integralizado aos pacientes; e até mesmo se reinventar na profissão, mudando de área de atuação.

Algo que auxiliou bastante nessa construção foi a infraestrutura da Afya Educação Médica, que conta com corpo docente qualificado com os mais renomados médicos especialistas do Brasil, ambulatórios próprios e parcerias com as principais sociedades médicas nacionais.

Outro diferencial importante, a carga horária ofertada e concentrada em menos dias da semana, também possibilitou uma maior flexibilidade de horário a cada um destes médicos.

O e-book “HISTÓRIAS INSPIRADORAS: superação de obstáculos na carreira de médicos Brasil afora” demonstra como muitos profissionais da área médica são tomados por questionamentos sobre o rumo que devem dar à sua carreira e sobre como eles conseguiram superá-las.

Conheça essas e outras histórias e inspire-se você também baixando o material completo!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts