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Guia prático de Instagram para médicos: como atrair mais pacientes

Guia prático de Instagram para médicos: como atrair mais pacientes

Com mais de um bilhão de usuários ativos em todo o mundo, o Instagram se tornou uma das ferramentas de comunicação mais relevantes, além de uma excelente oportunidade de negócio. A rede social inova a cada dia, criando diversas funcionalidades para aperfeiçoar o desempenho do aplicativo e alcançar públicos diferentes.

Não por acaso, a demanda por presença e divulgação nessa rede pelos médicos tem aumentado significativamente. Afinal de contas, com tantos potenciais pacientes interagindo pelo Instagram todos os dias, o investimento em divulgação na rede social parece atraente e pode ser uma boa alternativa para atrair pacientes.

Para os profissionais da saúde, essa ferramenta apresenta forte influência na divulgação de conteúdos importantes. Muitas áreas da Medicina, por exemplo, podem se beneficiar das estratégias do Instagram, proporcionando conhecimento por meio do aplicativo e aumentando sua notoriedade nas mídias.

Quer saber como atrair mais pacientes? Acompanhe o guia prático de Instagram para médicos que preparamos para você e confira algumas técnicas para obter bons resultados nesta rede social. Boa leitura!

Qual a importância da presença dos médicos nas redes sociais?

As redes sociais são uma importante ferramenta de comunicação, que oferece conteúdos relevantes ao público de interesse. De modo geral, a sua principal finalidade é conectar pessoas e criar autoridade em sua área de atuação. Além de entretenimento, elas são utilizadas para o compartilhamento de informações educativas, indispensáveis para instituições formadoras de opinião, como é o caso dos médicos.

Sabemos que a melhor maneira de alcançar o público e obter bons resultados é posicionar sua marca onde a maioria dos clientes está. E, nesse caso, o Instagram permite ampliar o alcance do negócio, uma vez que as empresas podem conhecer melhor seu público, interagir com os seguidores, atrair potenciais clientes e gerar novas oportunidades.

É claro que ser um profissional competente, com excelente formação, especialização e atendimento humanizado são pontos decisivos para fidelizar os pacientes. No entanto, esses esforços não significam muito quando o médico não consegue atrair o seu público.

Por isso, o marketing médico é essencial atualmente. Com ele, é possível desenvolver ações estratégicas com planejamento, de modo a levar o serviço ao paciente, atraindo-o até a clínica a partir de boas práticas.

Dessa forma, os médicos que atuam em áreas mais específicas podem obter diversas vantagens com a estratégia e desfrutar de uma posição online mais sólida no Instagram, tornando-se referências em suas áreas de atuação.

Por que ter uma boa gestão dessas ferramentas?

Assim como todo negócio, o marketing para clínicas e consultórios médicos requer planejamento e determinação de resultados. E com o Instagram para médicos não é diferente, principalmente por abranger uma área de grande concorrência, habilidades e competências em cada especialidade.

Apesar de ainda perder em número de usuários para o Facebook, o Instagram se destaca quando o assunto é gerar interações e proporcionar engajamento – e é esse o aspecto do qual os profissionais de saúde podem retirar um significativo retorno estratégico. Afinal, a reputação divulgada na mídia influencia o público e, em geral, é por meio dela que você poderá alcançar o sucesso que espera.

Por esse motivo, é necessário gerenciar o Instagram de forma profissional, com o apoio de um time qualificado para atender às necessidades do público-alvo, assim como para descobrir quais são as melhores maneiras de aplicar a estratégia em sua área de atuação. Isso garante que o médico trabalhe de forma correta e segura.

Vale lembrar que o Conselho Federal de Medicina (CFM) define algumas proibições para o uso do marketing médico, presentes no Código de Ética Médica, Resolução CFM nº 2.217/2018 e Manual de Publicidade Médica, tais como:

  • informar valores de consultas e procedimentos médicos;
  • anunciar novos equipamentos e técnicas para valorizar a sua clínica e atribuir capacidade privilegiada;
  • participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à Medicina;
  • expor pacientes sem a autorização deles;
  • divulgar métodos exclusivos de tratamentos;
  • anunciar consórcios, parcelamentos ou descontos;
  • participar de entrevistas em vídeos e stories dos pacientes;
  • divulgar cursos de Pós-graduação sem estar vinculado à especialidade registrada;
  • prometer ao paciente ou a seus familiares a garantia de resultados;
  • apresentar de maneira abusiva, enganosa ou assustadora representações visuais de modificações do corpo humano.

‍Quais são as melhores estratégias para atrair pacientes por meio dessa ferramenta?

Engana-se quem pensa que, para atrair pacientes e garantir bons resultados com a mídia, basta criar uma conta comercial. Além de muito planejamento estratégico, organização e coerência nas postagens, é fundamental conhecer todos os recursos disponíveis na plataforma e a melhor maneira de explorá-los.

A seguir, listamos as melhores estratégias de como atrair pacientes no Instagram. Confira!

Links na bio

Diferentemente de outras mídias sociais, o Instagram não possibilita colocar links de outras páginas nos posts. Por esse motivo, o ideal é colocar o link do seu website ou blog médico na bio do perfil — local posicionado acima do feed, que mostra a seção “Sobre”.

Assim, é possível indicar no post que o link para maiores informações está na bio. Esse é um diferencial que pode facilitar o agendamento de uma consulta pelo paciente, por exemplo.

Como a plataforma só permite a utilização de um link, é muito comum que este link direcione, na verdade, a uma "árvore de links" (linktree), ou uma lista de links úteis, em que o usuário clica naquele que deseja.

Além do link na bio, o próprio texto da bio, que descreve o perfil médico no Instagram, bem como a sua área de atuação deve ser estratégico. Ao ler a apresentação, o paciente deve saber exatamente quem é aquele médico e o que irá encontrar de conteúdo ali.

Crie conteúdos adequados para seu público

Em geral, os conteúdos médicos e o contato com o paciente são feitos de forma mais técnica e formal. No entanto, para que a estratégia seja eficaz, é preciso superar esse estigma, tomando os devidos cuidados e precauções para atingir e engajar os pacientes por meio de um marketing com uma abordagem coerente e mais acessível, como a da rede social.

Por isso, não deixe de compartilhar posts adequados para o seu público. Mostre o seu negócio e utilize o Instagram para reforçar a sua identidade e credibilidade, além de socializar com os seguidores. Essa é a melhor forma para que os seus potenciais pacientes conheçam melhor o seu trabalho.

Interaja com os seus seguidores

Uma coisa é fato: quanto mais interações você tiver com seu público, melhor para o seu perfil médico no Instagram. Essa interação é relevante por dois motivos: para mostrar aos seus seguidores que você é ativo na rede social e para a própria página. Afinal, a plataforma trabalha com modernos sistemas que identificam se o perfil está ativo ou não, e se ele gera engajamento.

Portanto, tente responder todos os comentários e curtir as publicações para estimular o relacionamento com potenciais pacientes. Desse modo, você gera engajamento no perfil, fazendo com que os seguidores queiram acompanhar as novas postagens, o que faz com que o Instagram entenda que seu perfil é relevante.

Aproveite os recursos do aplicativo

Um dos segredos para atrair mais seguidores para a sua página do Instagram é explorar os diferentes recursos disponíveis no aplicativo, entre eles: hashtags, marcação de usuários, localização para alcançar um público específico e anúncios pagos.

Tudo isso pode ser feito através de diferentes formatos: fotos, vídeos, lives e stories. E um deles que não pode ser ignorado é o Reels — desenvolvido para competir com o TikTok, a proposta dessa função é criar vídeos curtos e apostar em efeitos visuais e sonoros para conquistar os seguidores.

No caso dos Stories, você pode usar os mecanismos de interação, como caixas de perguntas, enquetes e testes. Lembre-se de que o ideal é investir em publicações diárias. Mas, nesse caso, é interessante realizar testes para entender o que funciona melhor para o seu público e, assim, impulsionar as suas publicações na plataforma.

Use hashtags com cautela

Normalmente, as hashtags são bastante exploradas por todos os segmentos, inclusive o setor da saúde. Porém, muitas vezes, elas são usadas de forma incorreta, já que, antes de escolher a hashtag para a sua postagem, é preciso estruturar o modelo de negócio e compreender quais as demandas do seu público. Sem essas estratégias bem definidas, é impossível garantir o uso apropriado deste recurso.

No entanto, é necessário ficar atento para usar com moderação e cautela esse recurso. Afinal de contas, é uma estratégia como outra qualquer que deve ser aplicada adequadamente. Para isso, adote alguns cuidados como:

  • não acrescente números, espaços ou caracteres especiais;
  • o ideal é utilizar de 3 a 5 hashtags, no máximo 7;
  • não exagere na marcação para não se tornar inconveniente;
  • evite usar as que estão em alta, para não perder seu post em meio às diversas informações circulando;
  • não use termos forçados com o nome da sua marca, que não levam a lugar algum.

Faça parcerias com influencers

O marketing de influência é bastante efetivo e o Instagram segue como líder em conversões apoiadas nas indicações realizadas por influenciadores digitais. Além do grande número de seguidores no Instagram, esses usuários podem causar impactos nas decisões que os pacientes tomam sobre os serviços.

Quando os influencers promovem produtos e serviços em suas contas da rede social, eles aumentam o público potencial de um negócio, ampliam o Retorno sobre Investimento (ROI) de marketing, além de constituírem uma prova social potente que pode tornar o serviço mais confiável para usuários que ainda não se convenceram. Isso porque eles apresentam grande potencial de conversão em função da sua alta credibilidade.

Recompense os seguidores

Oferecer um programa de fidelidade ou recompensas, com a distribuição de benefícios, a veiculação de conteúdos personalizados ou o compartilhamento de informações privilegiadas é uma maneira de manter os pacientes mais interessados no contato com a sua marca. Geralmente, isso aumenta as chances de fidelização e, sobretudo, de satisfação pela experiência oferecida pela sua empresa.

Faça anúncios patrocinados

Saber como atrair visitantes no Instagram de maneira orgânica é importante, porém é necessário investir em eficiência e precisão, sobretudo para alcançar um aumento considerável nas vendas. Por isso, investir em anúncios patrocinados é indispensável para a clínica conseguir um impacto positivo em pouco tempo.

Esses anúncios patrocinados são postagens que aparecem no feed de notícias, na aba "Explorar" ou nos Stories, em formato de imagem ou de vídeo, realizando uma propaganda do produto ou serviço de uma empresa.

O Instagram conta com muitas opções de segmentação do público, que se baseia em critérios como interesses, comportamentos e perfis dos usuários. Além disso, possibilita a inclusão do Call-to-Action (CTA) nesses anúncios, o que acaba guiando o potencial paciente para uma página do site, por exemplo.

Avalie os resultados

Por último, e não menos importante, não deixe de acompanhar os resultados das estratégias utilizadas. A própria ferramenta disponibiliza diversos insights sobre o seu público-alvo e a performance das suas publicações.

A partir desses dados, é possível analisar as melhores datas e horários para postar na rede social e os conteúdos que geram maior engajamento, com o objetivo de maximizar o seu alcance. Além disso, você passa a conhecer o perfil e o comportamento dos seus seguidores, e pode aperfeiçoar cada vez mais as suas ações e parcerias.

Afinal, o investimento no Instagram para médicos vale a pena?

Agora que você já conhece a importância do Instagram para médicos e as melhores estratégias para atrair pacientes, deve estar se perguntando se realmente vale a pena esse investimento. E a resposta é: sim, vale a pena! Mas o sucesso dessa estratégia depende de um planejamento extremamente cuidadoso e bem formulado.  

Apesar de o Instagram oferecer várias possibilidades e um grande potencial para desenvolver autoridade e gerar engajamento, é crucial que os médicos tenham em mente que alcançar resultados efetivos na rede social depende de uma série de fatores, como já mencionamos.

Nesse sentido, obter bons resultados com marketing nas mídias requer esforços frequentes, além de constituir um plano de ação de médio a longo prazo. Não se esqueça de que é importante que o seu conteúdo seja original e relevante para o seu público, pois o aplicativo, muitas vezes, é usado como forma de conscientizar as pessoas sobre a saúde e a necessidade de buscar um apoio profissional.

Nessa hora, aposte não só nos seus conhecimentos específicos, como também no bom senso. Então, mantenha-se atualizado e procure manter um bom relacionamento com os seus seguidores, isso fará toda diferença!

Pronto para criar seu perfil médico no Instagram?

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