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Recepção de consultório médico: saiba como montá-la

Recepção de consultório médico: saiba como montá-la

Não são raras as histórias que envolvem recepções de consultório médico. Geralmente, estão relacionadas às longas esperas que costumam ser comuns e um ambiente impessoal e distanciado.

Quando a primeira impressão de um consultório não é das melhores, afastamos pacientes e perdemos uma ótima oportunidade de imprimir uma boa imagem. Além disso, perdemos principalmente o carro-chefe de toda propaganda para atrair pacientes: o boca a boca. Pelo contrário, uma recepção bem planejada e focada no bem-estar e conforto dos pacientes pode fazer toda a diferença e impactar no conceito e reputação que sua clínica ou consultório merecem.

Entenda neste artigo a importância de uma recepção com esses atributos, como dar seus primeiros passos para montá-la e mais dicas para unir bom atendimento e um ambiente aconchegante e convidativo.

Qual a importância de montar uma boa recepção de consultório?

Ao ver a clínica funcionando depois de dar os primeiros passos para empreender e montar um consultório, com um bom fluxo de pacientes e popularidade indo bem, é inevitável – e mais do que merecido – nos sentirmos como bons profissionais que se prepararam para o momento por meio de muitos cursos e estudos.

Contudo, ao planejar todas as áreas e etapas do ambiente, é preciso sair dessa posição e pensarmos também como bons pacientes. Se eles são o foco do atendimento, é importante que eles se sintam bem-vindos em seu espaço.

Além da atenção com os pacientes fazer parte das boas práticas de todos os profissionais na área da saúde, temos que pensar no que os pacientes estão sentindo. Quando os serviços médicos são necessários, quase sempre ele é o indicador de que algo não está indo muito bem.

Por essa razão, é primordial que o ambiente e o atendimento oferecidos trabalhem juntos para deixar os pacientes mais confortáveis durante a consulta. Dessa forma, não só todos se sentem bem, como é mais provável que pensem no consultório em uma próxima ocasião e também recomendem seus serviços para amigos e familiares.

Por mais que muitos profissionais concordem com tudo isso, o momento do planejamento do ambiente suscita muitas dúvidas. O que é melhor: comprar ou alugar um consultório? Faz mais sentido contratar um profissional multifacetado ou investir em uma equipe de arquitetos e designers de interiores para planejar a recepção do seu consultório médico?

Além das escolhas estéticas, devem haver preocupações com a praticidade e gerência do espaço. Continue lendo e descubra como montar uma boa recepção e agradar seus pacientes e colaboradores.

Como montar uma recepção funcional para seu consultório?

Agora que você já sabe da importância de uma sala de espera, a porta de entrada para seu consultório, vamos compreender melhor algumas etapas do processo de montá-la. Embora o conhecimento médico técnico influa no consultório como um todo, nem todas as decisões sobre ele têm necessariamente a ver com noções da medicina.

Por essa razão, é importante separar um tempo para fazer pesquisas, pedir a opinião de colegas e conversar com profissionais de diversas áreas para fazer orçamentos e ficar a par das possibilidades de decoração e disposição interior. Confira nossas dicas para a hora de montar uma recepção atraente!

Faça o projeto com um profissional

Os profissionais da medicina sabem como nenhum outro a importância dos conhecimentos específicos de cada especialidade. Na hora de montar sua recepção, não poderia ser diferente! Contratar um profissional capacitado para desenvolver o projeto é o segredo por trás de um resultado final satisfatório.

Todas as fases seguintes dependem do planejamento que é feito antes da transformação começar efetivamente. Por isso, vale a pena efetuar uma ampla pesquisa no mercado para poder contar com um bom profissional ou equipe durante todo o projeto. Arquitetos são uma boa escolha, pois possuem conhecimentos em construção e também na área estética, se a montagem envolver apenas mudanças no interior do ambiente.

Invista em uma iluminação planejada

Quando pensamos em uma recepção de consultório médico, a imagem que costuma vir na mente do público em geral envolve um ambiente branco e com uma iluminação dura – as famosas luzes de serviço, que iluminam de cima para baixo no meio do cômodo.

Quebrar com este padrão é mais do que um diferencial para fazer com que seus pacientes se lembrem de você, além de ser uma forma de construir um ambiente mais confortável. Iluminações que facilitam a leitura e o uso do celular, eliminando pontos escuros ou ofuscados são essenciais para um bom espaço.

Além do planejamento da iluminação de interiores, vale a pena pensar na pintura. Uma tendência é utilizar tons pastéis ou cores claras para fugir do estereótipo de ambiente estéril e distanciado.

Ofereça opções de entretenimento para seus pacientes

Uma das melhores opções para diminuir a tensão causada pela consulta médica e tudo que a envolve, é preencher sua recepção com boas opções de entretenimento. Revistas e livros sobre saúde e bem-estar são escolhas interessantes, mas contornar os temas médicos e apostar em assuntos leves como viagens e lazer pode ser ainda mais certeiro.

Uma atenção especial vale para serviços como televisões e o aclamado wi-fi. Além de ser um recurso útil para a otimização de tempo para quem quer se atualizar nas notícias ou trabalhar, fazer com que os pacientes efetuem o check-in para acessar a rede é uma forma de aumentar sua visibilidade on-line sem a necessidade de pagar por isso.

Tenha móveis funcionais e confortáveis

Nem só de questões estéticas se faz uma boa sala de espera do consultório médico. É importante construir um ambiente confortável, afinal, embora o ideal seja agilizar e facilitar o atendimento, a recepção pode ser o local em que os pacientes aguardarão longos minutos antes do atendimento. Móveis confortáveis como poltronas bem acolchoadas ou um sofá macio passam uma boa impressão e ajudam o paciente a não ver o tempo passar.

Além do conforto, é preciso refletir sobre a funcionalidade na disposição dos móveis e do espaço como um todo. Pisos que sejam lisos, mas antiderrapantes, são a melhor opção para incluir todo tipo de público.

Lembre-se de não posicionar as cadeiras ou poltronas muito próximas umas das outras, nem de costas para a porta principal, o que pode causar ansiedade e uma certa claustrofobia.

Priorize uma decoração moderna e aconchegante

Uma das dúvidas mais comuns no quesito decoração é em qual estilo apostar: algo mais tradicional e que demonstre certo respeito, ou mais moderno e despojado, que passe uma imagem de constante atualização?

Uma decoração moderna, mas que também aposte em discrição e comedimento, é o melhor dos mundos. Dessa forma, é possível sair do lugar-comum com móveis mais relaxados, mas mantendo a formalidade que transparece toda sua competência.

Dicas para oferecer um atendimento de qualidade

Como frisamos ao longo do texto, não adianta investir em um ambiente de qualidade, com uma divulgação feita corretamente, bem planejado por profissionais gabaritados e que inspira confiança e tranquilidade para seus pacientes, se o atendimento tem deixado a desejar, não é mesmo?

Por isso, fique atento a essas dicas valiosas para que o atendimento faça jus à sala de espera e ao consultório funcional e agradável montado:

  • invista em treinamento para sua equipe de colaboradores, eles são seus representantes na recepção do consultório;
  • fique atento à higiene e à manutenção do espaço;
  • lembre-se sempre de prestar um atendimento humanizado para que seus pacientes se sintam acolhidos;
  • otimize os espaços da recepção para diferentes públicos, como áreas infantis e de leitura;
  • crie uma cultura de sugestões para que colaboradores e pacientes o ajudem a melhorar.

Seguindo essas dicas, vemos que além de saber como montar um consultório de qualidade, é valioso se empenhar também em uma boa sala de espera, que funciona como porta de entrada e cartão de visitas do seu profissionalismo.

Além de montar uma recepção de consultório aconchegante e funcional, é sempre bom estar atualizado e bem informado em sua área, dos conhecimentos técnicos até dicas de organização para fazer a diferença em um mercado competitivo.

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