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23.8.2022
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Equipe Afya Educação Médica
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Você investiu em um espaço aconchegante e bem localizado para montar a sua clínica. Fez bons cursos, contratou uma equipe de colaboradores para atender às suas necessidades, porém, mesmo assim, ainda não sabe como atrair pacientes para o seu consultório?
Infelizmente, esta é uma dificuldade muito comum, sobretudo porque o mercado médico atual é uma área muito competitiva. Com uma maior quantidade de médicos se formando, é essencial saber se destacar e fazer a diferença na área.
Neste post, você vai entender a importância de se investir em boas técnicas de atração, além de encontrar tudo o que você precisa saber para conquistar novos pacientes. A seguir, confira as nossas melhores dicas!
Montar um consultório médico de qualidade não é uma tarefa das mais fáceis: envolve questões burocráticas, de locação e, muitas vezes, financeiras. Por trás do empreendimento, há também a preocupação com funcionários e leis que todo empregador deve conhecer.
Por essa razão, muitos imaginam que o seu consultório renderá frutos sozinho. Afinal, o trabalho árduo se recompensa praticamente sozinho, não é mesmo? Nem sempre!
Além dos investimentos que vêm à cabeça quando pensamos em empreender com um consultório, portanto, é necessário pensar em como atrair pacientes.
Essa discussão é ainda mais importante neste mercado, pois ainda que todos precisem de atendimento médico em algum momento, muitos profissionais ficam com a agenda vazia por algum motivo. Para solucionar de vez este grande problema, confira as próximas dicas!
Se seu objetivo é se destacar em sua profissão e aumentar o número de pessoas que conhecem seu trabalho, nada melhor do que investir em marketing para alcançá-lo.
Ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google, é imprescindível para ser encontrado na internet. Afinal, quando pesquisamos por qualquer, assunto as chances são sempre maiores de que cliquemos em um dos primeiros resultados da lista. Isso é possível por meio de um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization - ou Otimização para Mecanismos de Busca).
Entretanto, o marketing médico possui algumas especificidades em relação ao marketing de outras áreas. Como todas as profissões da área da saúde, a Medicina tem uma relação estreita com seu Código de Ética e, para aplicar os conhecimentos de marketing na área, é importante se atentar às suas normas.
Com boas práticas básicas, como não expor pacientes, prometer curas em tempo recorde ou deturpar injustamente colegas de profissão, já é possível garantir o cumprimento vários pontos do código. Ainda assim, vale a pena reler o Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Embora a Medicina seja uma das profissões mais tradicionais e lembradas pelo público em geral, não há mal algum em incorporar as novas tecnologias em seu exercício, pois elas facilitam os processos do dia a dia.
Com softwares atualizados e equipamentos úteis em seu consultório, o profissional ganha um ótimo aliado na otimização do tempo e ainda pode oferecer um atendimento ágil e humanizado para seus pacientes. Um ótimo modo de fidelizar aqueles que chegam pela primeira vez.
Além de proporcionar uma consulta eficaz, todos os pacientes merecem ser bem tratados do início ao fim do processo, tarefa na qual a inovação no uso da tecnologia pode auxiliar bastante. Chatbots bem programados no atendimento via WhatsApp, e prontuários eletrônicos, são dois bons exemplos de facilidades trazidas pela tecnologia no campo médico.
Em tempos de empreendedorismo, a velha história da hiperespecialização já não é mais tão unânime como era antes. É cada vez mais primordial que os profissionais estejam de olho em todas as etapas relacionadas ao seu negócio e, assim, não percam oportunidades por falta de informação.
No ramo da Medicina, quando o assunto é atrair mais pacientes, devemos pensar no consultório como um todo, principalmente em uma parte importante dele: os colaboradores.
Sua equipe de funcionários é uma espécie de extensão de todo seu legado. Tanto do setor administrativo, quanto do setor médico, caso você gerencie uma clínica com outros profissionais.
Portanto, investir em um bom treinamento para que a administração trabalhe de forma ágil, e de acordo com as boas práticas, visa o bem-estar dos pacientes. Da mesma forma, é importante que todos os profissionais de saúde saibam trabalhar em equipe, tendo uma cultura de reuniões multidisciplinares, ampliando a visão que têm dos pacientes e garantindo diagnósticos e tratamentos mais assertivos.
Até aqui, as dicas foram focadas em como ter mais pacientes e causar uma boa impressão no seu espaço. Contudo, também é necessário dar bons motivos para que esses pacientes confiem em seus serviços e retornem outras vezes.
Não é incomum que as pessoas busquem se consultar com especialistas no problema que possuem. Logo, entre um consultório de médicos especialistas e outro de médicos generalistas, o primeiro certamente tem mais chances de atrair pacientes.
Além disso, uma das melhores maneiras de passar segurança no atendimento e demonstrar competência, é por meio de bons cursos e Pós-graduações médicas.
O processo de atenção a um paciente é muito mais complexo do que os minutos que ele passa dentro do consultório relatando seus sintomas, ou obtendo alguma prescrição.
Para encantar seus pacientes e conquistar novos, é importante planejar um atendimento completo. Tanto antes, quanto depois da consulta propriamente dita. Este planejamento envolve todas as áreas relacionadas, inclusive as que não têm a ver com conhecimentos técnicos em saúde.
Um bom acolhimento por telefone e on-line, além de um serviço de atendimento preferencial e uma recepção aconchegante são exemplos de preocupações importantes no pré-atendimento.
Já no pós-atendimento, é vital se certificar de que o paciente está ciente de onde encontrar as medicações prescritas. Além de mostrar que ele é bem-vindo caso retorne, e captar atentamente quaisquer sugestões e reclamações que ele possa ter.
Como você viu, montar uma boa clínica e ter os melhores livros de cabeceira da área, não é suficiente se você está pecando em alguma das etapas de atração de novos pacientes. Ou até mesmo na fidelização de pacientes que você já possui.
Com isso em mente, é preciso estar sempre atento às dicas e técnicas para captar futuros clientes para seu serviço. Para que isso seja possível, é necessário que eles conheçam o que você oferece, e saibam porque você é melhor que os seus concorrentes.
Para atrair pacientes para o seu consultório médico, lembre-se:
Por fim, agora que você já é um expert no assunto de como ter mais pacientes, que tal se aprimorar ainda mais nos conhecimentos da sua área, além de se manter atualizado e com um currículo renomado?
Para isso, assine a newsletter da Afya Educação Médica, ex-IPEMED e não perca nenhum assunto importante para o sucesso da sua carreira e gestão do seu consultório!