Como escolher uma pós-graduação em Medicina?

É indiscutível que Medicina seja uma das áreas do conhecimento que mais exigem comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. Além disso, sabemos que, para ser um bom médico, é fundamental o investimento constante em aperfeiçoamento, mantendo-se sempre informado a respeito das novas descobertas científicas. 

O bom médico, além de ter um bom embasamento prático e teórico, deve saber se posicionar como tal, promovendo uma relação de confiança com seu paciente.

Isso acontece porque, uma vez que o paciente sente-se à vontade para falar em detalhes o que lhe aflige, certamente, os frutos dessa relação serão altamente benéficos para o bom andamento de sua saúde. Por isso, é fundamental que o médico tenha uma “escuta empática'' e possa abrir espaço para questionamentos, explicando de maneira atenciosa e cuidadosa o que acomete o paciente.

Por que optar pela Medicina?

O curso de Medicina está entre os mais procurados por pessoas que desejam dedicar suas vidas a ajudar o próximo. Essa função social é muito genuína e está totalmente relacionada ao aumento da satisfação pessoal. Afinal, quem não quer trabalhar com o que gosta e ainda poder fazer o bem?

A atribuição de ser médico o torna capaz de impactar positivamente a vida de diversas pessoas, cuidando da saúde, ajudando a recuperar as esperanças e contribuindo para que o bem-estar de cada uma delas seja garantido.

O mercado de trabalho é outro fator importante para se lembrar, já que a carreira médica oferece muitas oportunidades. Podemos notar que dificilmente um médico formado se encontra desempregado, pois sempre é necessária a presença de um profissional capacitado nos centros de saúde.

Além disso, quem cursa Medicina pode trabalhar em  consultórios, ambulatórios, hospitais, clínicas, centros de reabilitação, casas de repouso e diversos outros lugares. Ou seja, as possibilidades de atuação também são variadas, permitindo que cada profissional encontre o que mais se encaixa nas suas expectativas de carreira.

Diversidade de especialidades médicas 

Ao cursar Medicina, o aluno se forma como clínico geral após 6 anos de graduação. No entanto, os médicos formados podem buscar a residência médica para se especializarem em uma área específica — por exemplo, Pediatria, Otorrinolaringologia, Geriatria, Ginecologia, Obstetrícia, Oncologia, entre muitas outras.

A residência médica é um tipo de especialização para profissionais da Medicina que permite focar as práticas em determinada área. O mais interessante é que existe uma enorme variedade de especialidades para escolher e a maioria delas oferece ótimas chances no mercado de trabalho.

Conhecimentos ininterruptos 

Precisamos entender que uma pessoa que se propõe a cursar Medicina deverá estar disposta a passar muitos anos de sua vida estudando e pesquisando, em busca de novos conhecimentos. Isso porque a medicina é uma carreira que exige constantes atualizações. Portanto, mesmo após a graduação e a especialização, o profissional continua se dedicando aos estudos.

A constante atualização que a área exige estimula o profissional a estar sempre por dentro das novidades – incluindo a busca por informações relacionadas a novos cursos de pós-graduação em Medicina. Esses cursos oferecem a oportunidade de ter uma aprendizagem completa, que une teoria e prática, estimulando o conhecimento por meio do contato direto com diversos casos clínicos e diferentes cenários.

Como escolher uma pós-graduação em Medicina?

Muitos médicos procuram a pós-graduação como alternativa à residência médica. O curso, além de preparar profissionais para a prova de título, é muito importante para o aperfeiçoamento profissional, como uma forma de aprendizagem continuadaadquirir conhecimentos específicos e aprofundados em uma especialidade.

Se você já atua há um certo tempo em uma área, pode agregar valor aos seus atendimentos com conhecimento científico atualizado. A pós-graduação é também um excelente caminho para adquirir habilidades específicas e se atualizar com as técnicas mais recentes de uma determinada área da Medicina.

A Afya Educação Médica, ex-IPEMED é uma instituição de ensino na área médica, comprometida com o ensino das últimas tecnologias, teorias e práticas profissionais conhecidas. Leia nosso post sobre como escolher uma pós-graduação médica: 4 critérios para considerar. Nele, apresentamos os tipos de pós-graduação, modalidades, custo, benefício, mercado de trabalho, entre outras questões.

Se você ainda estava com dúvidas, procurando motivos para fazer uma pós-graduação em Medicina, esperamos que este conteúdo tenha contribuído para você cursar uma pós-graduação o quanto antes! Aproveite e conheça nossos cursos no site ou se já é especialista, confira as principais vantagens da pós-graduação médica para quem já é especialista!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts