As vantagens da pós-graduação médica para quem já é especialista

Você já possui um título de especialista ou pós-graduação? Se a resposta for sim, peço que continue essa leitura por mais alguns momentos. Se a resposta for não, garanto que essa pode ser uma grande oportunidade para seu desenvolvimento profissional na carreira médica.

Neste artigo vamos apresentar as vantagens de fazer uma nova pós-graduação, mesmo se você já possui um título de especialista certificado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) ou diploma de pós-graduação em alguma área médica.

As principais vantagens de fazer uma pós-graduação mesmo já sendo especialista:

  • Oportunidade de atualização profissional
  • Integração entre sua área de especialidade original e a nova especialização complementar
  • Novas oportunidades de trabalho
  • Aumento na sua renda
  • Possibilidade de fazer networking

Atualização profissional

Se você já atua há um certo tempo em uma área, pode agregar valor aos seus atendimentos com conhecimento científico atualizado. A pós-graduação é também um excelente caminho para adquirir habilidades específicas e se atualizar com as técnicas mais recentes de uma determinada área da medicina.

A Afya Educação Médica, ex-IPEMED é uma instituição de ensino na área médica comprometida com o ensino das últimas tecnologias, teorias e práticas profissionais conhecidas.

Especializações complementares

Ao buscar uma segunda especialização você pode oferecer um atendimento que combina áreas diferentes da medicina, agregando mais qualidade à consulta aos seus pacientes.  Se você é um cardiologista, por exemplo, e lida com muitos casos de pacientes que passam pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC), poderia fortalecer o atendimento com uma nova especialização em neurologia.

Oportunidade de trabalho

A incursão em uma nova especialização pode possibilitar novas oportunidades profissionais, agregando valor à sua carreira médica com a possibilidade de um caminho profissional independente. É a oportunidade ideal para profissionais que buscam um currículo mais robusto para abrir o próprio escritório, por exemplo.

O médico pode também abrir novas frentes de atendimento em diferentes hospitais e clínicas, aumentando a oferta de serviços de saúde para o mercado de trabalho sempre aquecido da medicina.

Aumento da renda

O atendimento de um médico especializado em diferentes áreas é um grande diferencial na hora de estabelecer preço para sua consulta. Esse atendimento especial pode ser uma fonte de incremento na sua renda.

Um profissional da ginecologia e obstetrícia que também possui uma especialização em pediatria pode não só atender as mães como prosseguir no cuidado com a saúde dos filhos, por exemplo. Um diferencial enorme diante da grande quantidade de especialistas disponíveis no mercado.

Possibilidade de networking

O curso de pós-graduação, sejam nas aulas práticas ou teóricas, são ótimos momentos para fazer novos contatos pessoais e profissionais com outros médicos. Esse é relato mais comum de todos os profissionais experientes que já passaram por essa etapa da formação profissional.

O networking feito na especialização pode abrir portas para novas propostas de trabalho, expandir horizontes por meio da trocas de ideias e até mesmo gerar novas parcerias de negócio. Já imaginou conhecer um sócio durante as aulas?

A importância da pós-graduação médica

Muitos médicos procuram a pós-graduação como alternativa à residência médica. O curso, além de preparar profissionais para a prova de título, é muito importante para o aperfeiçoamento profissional, como uma forma de aprendizagem continuada e de adquirir conhecimentos específicos e aprofundados em uma especialidade.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts