Novidade: chega ao Brasil a nova insulina Fiasp®

Autor(a)

Acaba de chegar ao Brasil a nova insulina Fiasp®. O produto, que já é utilizado na Europa desde 2017 com grande sucesso, age em aproximadamente 2 minutos e meio após a administração. A grande vantagem do seu uso é poder ser aplicada até 20 minutos após o início da refeição, o que facilita o cálculo do bolus. A insulina permite maior liberdade ao paciente, que pode ajustar sua dose de insulina de acordo com o que come.

É muito comum que as pessoas escolham o que comer, mas comam um pouco mais ou um pouco menos do que o planejado. A Fiasp® facilita exatamente este ajuste, o que garante maior liberdade ao paciente de acordo com o que come.

A Fiasp melhora os níveis de HbA1c

Devido ao início precoce de ação, a nova formulação da insulina Fiasp® se aproxima muito das condições fisiológicas reais - como é o caso de pessoas sem diabetes. Em dois estudos (Onset 1 e Onset 2) foram avaliados um total de 2.100 pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2. A comparação foi feita em relação à insulina NovoRapid. Todos os diabéticos também receberam insulina basal, diabéticos com tipo 2 receberam também metformina. A Fiasp® reduziu com mais eficiência a glicemia plasmática pós-prandial do que a NovoRapid® em pacientes com diabetes tipo 1.

Além disso, os pacientes tratados com Fiasp® melhoraram significativamente seus níveis de HbA1c em comparação com o grupo que utilizou o NovoRapid®, quando os pacientes aplicaram as insulinas antes das refeições. A Fiasp® se mostra mais flexível em relação à janela de tempo de aplicação. Os pacientes com diabetes  que aplicaram o Fiasp® apenas 20 minutos após o início da refeição apresentaram valores comparáveis ​​de HbA1c aos pacientes com diabetes que aplicaram NovoRapid® diretamente antes das refeições.

Os pacientes com diabetes tipo 2 apresentaram uma diminuição similar em seus valores de HbA1c sob o uso de Fiasp® ou NovoRapid®. A elevação pós-prandial da glicemia foi menor com a nova formulação de insulina aspart - mas não foi estatisticamente significativo em comparação com NovoRapid®.

Indicações e Segurança

  • Indicada para tratamento do diabetes tipo 1 e 2.
  • Pode ser usada por crianças maiores que 1 ano com diabetes.
  • Categoria A na gravidez

Transição do NovoRapid® para Fiasp®

Aos pacientes que fazem o uso da insulina asparte (NovoRapid®) é recomendado fazer a transição para  Fiasp® em equivalência, dose de insulina 1UI:1UI.

Efeitos colaterais

A reação adversa medicamentosa mais comum ocorrida foi a hipoglicemia, no uso de Fiasp®. No entanto, esta não foi mais frequente ou mais grave do que nos diabéticos que usaram NovoRapid® como insulina. Assim como a NovoRapid®, a Fiasp® também é adequada para infusão de insulina, usando-se um sistema de bomba de insulina.

Texto escrito pelo Prof. Dr. Alberto K. Arbex, coordenador do curso de pós-graduação em Endocrinologia da IPEMED.

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts