Carreira na nutrologia: saúde e alimentação para promover qualidade de vida

O senso comum diz que somos o que comemos, o que não deixa de ser verdade. Mas sabemos que a saúde do nosso corpo e da nossa alimentação depende não apenas dos alimentos que ingerimos, mas também das nossas necessidades individuais como seres humanos.

Enquanto algumas substâncias são benéficas e necessárias para a saúde de algumas pessoas, para outras o mesmo alimento pode ocasionar um problema de saúde grave e até levar à morte. Compreender essa dinâmica entre alimentação e saúde é uma das tarefas essenciais do médico nutrólogo.  

O que faz um nutrólogo?  

O médico nutrólogo é um profissional que deve entender a fundo como funcionam as manifestações metabólicas e biológicas de uma pessoa, com plena capacidade para determinar um quadro clínico desenvolvido no organismo do paciente por causa da alimentação.

Ele é o responsável, por exemplo, por realizar diagnósticos de doenças como diabetes, síndrome metabólica,  obesidade, doença celíaca, intolerância à lactose, doenças nefrológicas e tantas outras que têm relação com hábitos alimentares.

O que é nutrologia?

A nutrologia é uma especialidade da medicina que tem como intuito principal o estudo, a pesquisa e a avaliação dos benefícios e malefícios causados pela ingestão de determinados nutrientes, aplicando esses conhecimentos a realização de análises das necessidades orgânicas dos pacientes, preservando sua saúde e reduzindo o risco de doenças ou agravamento de enfermidades.

O acompanhamento do estado nutricional de uma pessoa e a completa compreensão da fisiopatologia de enfermidades relacionadas à dieta alimentar permitem que um nutrólogo atue no diagnóstico, na prevenção e no tratamento desses males. Isso contribui para a promoção de uma vida saudável, com mais longevidade e com maior qualidade.

É sempre bom ressaltar que existe uma enorme confusão sobre a diferença entre o nutrólogo e o nutricionista. Em termos gerais, o nutricionista é formado em nutrição, atua na fisiologia do organismo e nos aspectos psicológicos e sociais relacionados aos hábitos alimentares.

Já o nutrólogo é graduado em medicina e, depois de formado, opta por seguir carreira em nutrologia. Ou seja, trata-se de uma especialidade médica, assim como cardiologia, neurologia, dermatologia, etc.  

Aliada da recuperação de doenças  

Não é exagero afirmar que a nutrologia é uma das maiores aliadas da Medicina em termos de prevenção e recuperação de doenças que afetam os seres humanos. É comum que médicos dessa área afirmem “quem quer que seja o pai de uma doença, a mãe foi uma dieta deficiente”.

Essa ideia vem do fato de que a deficiência de determinadas proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais favorece o desenvolvimento de doenças. Ao mesmo tempo, quando a alimentação é realizada de forma consciente e racional, pode ser um grande agente de recuperação da saúde e do bem estar do paciente.

É a nutrologia quem alia os conhecimentos da medicina, da alimentação, do ambiente em que uma pessoa vive, para então descobrir o porquê da ocorrência de algumas doenças. Distúrbios na glândula tireoide, intolerâncias alimentares e até mesmo casos como depressão, anorexia e compulsão alimentar, podem ter tratamentos que não se limitam apenas à prescrição de medicamentos, mas também o atendimento especializado do nutrólogo. Além disso, trata-se de uma carreira em alta no mercado de trabalho da Medicina.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts