Por ser multiprofissional, destina capacitar profissionais da saúde que atuam ou desejam atuar como gestores e/ou docentes no ensino superior em saúde para a inserção, integração e avaliação curricular baseadas em simulação avançada e metodologias ativas de aprendizagem pautadas pelos pilares da andragogia.
O curso irá explorar as habilidades necessárias para você aplicar simulações clínicas e demais metodologias ativas de forma integrada, promovendo assim uma aprendizagem mais engajadora e efetiva em diferentes contextos e níveis de atenção.
360 Horas
Teórico Assíncrono: 246 horas
Teórico Síncrono: 114 horas
MÓDULOS BÁSICOS
1. Ética e Conflitos médicos
-Ética, bioética e violências
-Violência Obstétrica
-Prática médica e violência
-Responsabilidade Médica
-Violência contra o médico
-Assédio na prática médica
-Atendimento médico às vítimas de violência
-Notificação compulsória da violência
2. Medicina Baseada em Evidências
-Introdução à Medicina Baseada em Evidências
-Passo 1 - Delineamento do Problema Clínico e Definição da Necessidade de Informação (Apresentação do Modelo PACT)
-Passo 2 - Formulação da Pergunta Clínica Estruturada (PICO)
-Passo 3 - Busca e Aquisição da Evidência
-Passo 4 - Avaliação da Aplicabilidade da Evidência
-Passo 5 - Avaliação da Validade Metodológica da Evidência
-Passo 6 - Interpretação dos Resultados da Evidência
-Passo 7 - Tomada de Decisão Baseada em Evidências
- Como Não Ser Enganado ao Ler um Artigo Científico - O Conceito de “Spin”
- O Futuro da Medicina Baseada em Evidências
MÓDULOS ESPECÍFICOS
1. Fundamentos da Andragogia e Metodologias Ativas de Aprendizagem
- Introdução à Andragogia
- Características dos Ensino aos Adultos
- Princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)
- Estratégias de Team-Based Learning (TBL)
- Avaliação Somativa na Educação de Adultos
- Avaliação Formativa na Educação de Adultos
- Desenvolvimento de competências em Metodologias Ativas
- OSCE e EPAs no ensino médico e em saúde
- Fundamentos da Integração Curricular
- Tecnologia e Inovação em Metodologias Ativas
2. Integração Curricular e Desenvolvimento de Competências
- Fundamentos da simulação em saúde
- Modalidades em simulação clínica
- Desenvolvimento de atores para o ensino em saúde
- Instrumentos de mensuração em simulação
- Como elaborar um cenário clínico para a simulação?
- Abordagens Interdisciplinares em simulação
- Tecnologias em simulação
- Infraestrutura em simulação
- Educação Permanente/Continuada em simulação.
- Desafios e Soluções na Implementação de Currículos Integrados
3. Técnicas e Aplicações da Simulação em Saúde
- EscapeZoom/ Room
- Práticas Deliberadas em Ciclo Rápido
- Simulação padrão seguido de de briefing
- Role-Play e Simulação com Pacientes Padronizados
- Simulação em Pediatria
- Simulação em cirurgia
- Simulação em GO
- Simulação de Catástrofes.
- Simulação in situ
- Paciente virtual
- Óbito em simulação
4. Gestão e Certificação em Simulação
- Crisis Resource Management
- Inserção da simulação no internato médico
- Padrões e Critérios para Certificação Internacional em Simulação
- Inserção da simulação na residência médica
- Monitoria em simulação
- Centro de Treinamento Internacional - AHA
- Novos centros de ATLS
- Padrões e Critérios para Certificação Nacional em Simulação
- Telemedicina e Telessaúde. Podemos capacitar?
5. Pesquisa e Inovação em Simulação
- Fundamentos da Pesquisa em Educação e Simulação em Saúde
- Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa em Simulação
- Métodos Quantitativos e Qualitativos em Pesquisa em Simulação
- Instrumentos validados em simulação
- Avaliação de Impacto da Simulação na Capacitação em Saúde
- Disseminação e Publicação de Pesquisas em Simulação
- Psicometria. O que todo docente deve saber?
- Simulação e Educação Baseada em Evidências
- Tendências Futuras na Pesquisa de Simulação em Saúde
6. Feedback e Debriefing
- Princípios de Feedback e suas aplicações
- Princípios do Debriefing
- Tipos de Debriefing
- Debriefing difícil
- Padrões INACLS para simulação e Debriefing
- Métodos de Avaliação do Debriefing
- Core Debriefing
- Ferramentas e Tecnologias para Avaliação em Simulação
12
Teórico 100% on-line
Médico especialista em Clínica Médica pelo Hospital Municipal Professor Doutor Alípio Corrêa Netto e Medicina Intensiva pelo Hospital Israelita Albert Einstein, com Fellowship em Advanced Clinical Simulation por 2 anos na Universidade da Califórnia (EUA). Atua no atendimento de urgência e emergência ao paciente grave, além de prestar consultoria ao desenvolvimento e coordenação de centros de Simulação em Saúde e educação médica continuada. Presidente da Sociedade Brasileira de Simulação na Saúde (SOBRASSIM). Destaca-se por ser um dos poucos profissionais do mercado mundial a obter todos os títulos pela Sociedade Americana de Simulação: CHSE, CHSOS CHSE-A e CHSOS-A além de ser PhD em Ciências da Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.
Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Mestrado em Ciências pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Especialista em Administração de Serviços em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Hospital Simulado do Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Docente do Laboratório de Simulação Clínica do Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS/Centro). Participou da criação do Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein e atuou em consultorias na área educacional em todo território nacional na criação de novos cursos de Medicina. Membro fundadora, ex-presidente por duas gestões e atual conselheira da Sociedade Brasileira de Simulação na Saúde – SOBRASSIM. Coordenadora do pólo American Heart Association na UNICID. Membro da Society for Simulation in Healthcare (SSH) e Fellow Honorária em Simulação Clínica pela Federación Latinoamericana de Simulación Clínica y Seguridad del Paciente (FLASIC). Graduações em Medicina Veterinária e Ciências Biológicas. Possui diversos artigos nacionais e internacionais na área de simulação e educação em saúde.