Coordenação
Corpo docente qualificado com os mais renomados médicos especialistas do Brasil
Workshop Presencial:
30 horas
Curso 100% digital:
22 horas
O curso de Pós-graduação em Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal destina capacitar as bases teóricas e práticas, sobre os principais aspectos relacionados à atuação médica nos cuidados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), considerando a complexidade dos pacientes críticos pediátricos e neonatais e as evidências relacionadas aos diagnósticos e terapêuticas.
Desenvolve a avaliação e diagnóstico do paciente neonatal e pediátrico crítico; Conhece as especificidades pediátricas para atuar no equilíbrio hidroeletrolítico e no nefrointensivismo; Realiza a reanimação cardiopulmonar e cerebral de crianças; Atua nas disfunções hematológicas, nas coagulopatias e no cardiointensivismo; Acompanha a hemodinâmica da criança e realiza atuação em situações de choque; Trata os distúrbios metabólicos infantis e as alterações endócrinas graves e agudas; Atua baseado em evidências no neurointensivismo pediátrico; Desenvolve e lidera toda a mediação da ventilação mecânica de crianças e o demais ações do pneumointensivismo; Planeja e realiza atividades do gastrointensivismo e da terapia enteral e parentera de neonatos e crianças; Atua nos casos de infecção do paciente crítico pediátrico e na sepse; Conhece as ações de sedação de crianças, analgesia e bloqueio neuromuscular em UTI; Realiza Terapia Intensiva Cirúrgica, nos traumas e nas intoxicações exógenas.
O mercado de trabalho para o intensivista é vasto. Atualmente, todo hospital terciário é obrigado a ter no mínimo 6% de seus leitos voltados à Terapia Intensiva. Hospitais privados costumam ter de 20 a 40% de seus leitos voltados aos pacientes críticos. A demanda por especialistas atualmente é bem maior que a oferta, fazendo com que recém-titulados sejam rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho, tornando-se médicos rotineiros e com grande chance de ascensão para cargos de supervisão e gerência de acordo com suas competências. Devido à gravidade dos seus pacientes, sua rotina é cheia de desafios, bastante movimentada, atuando em UTIs gerais ou especializadas. Especialistas em Terapia Intensiva têm sido cada vez mais requisitados pelos grandes hospitais, pois ganham mais credibilidade na contratação de intensivistas certificados. É uma carreira com ampla disponibilidade geográfica (toda grande cidade possui leitos de UTI), de prestígio crescente, com boa remuneração no início da carreira e que explora diversos âmbitos da Medicina.
Graduados em Medicina, com registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM).
360 horas
Assíncrono: 216 horas
Síncrono: 108 horas
Prática Presencial: 36 horas
12
Turma com início para Outubro.
De acordo com o Calendário
Avaliação pediátrica, equilíbrio hidroeletrolítico e nefrointensivismo (teoria)
Reanimação cardiopulmonar e cerebral em pediatria e neonatologia (teoria e pratica)
Cardiointensivismo, disfunções hematológicas e coagulopatias em pediatria e neonatologia (teoria)
Monitoração hemodinâmica pediátrica e choque (teoria e pratica)
Distúrbios metabólicos pediátricos e alterações endócrinas (teoria)
Neurointensivismo em pediatria e neonatologia (teoria e pratica)
Terapia intensiva neonatal (teoria)
Habilidades avançadas em pediatria (teoria e pratica)
Gastrointensivismo e nutrologia em terapia intensiva pediátrica e neonatal (teoria)
Infecção na unidade de terapia intensiva pediátrica (teoria)
Sedação, analgesia e bloqueador neuromuscular em UTI pediátrica (teoria)
Acidentes na infância (teoria)
Com cursos de educação continuada de excelência e um corpo docente renomado, a Afya Educação Médica, ex-IPEMED oferece a você as melhores condições de parcelamento como cartão de crédito, boleto bancário ou acesso ao crédito por meio de nossa parceria com a CashMe – consulte as condições clicando aqui.
Corpo docente qualificado com os mais renomados médicos especialistas do Brasil