A importância de se manter vínculos com os discentes egressos dos diversos cursos da faculdade é indiscutível! A inserção desses alunos no mercado de trabalho, seu sucesso ou insucesso em processos seletivos e seu desempenho profissional são parâmetros de avaliação também para a IES, para seus processos formativos, para suas propostas curriculares, metodológicas e avaliativas. Dessa forma, e consciente de que faz parte da sua responsabilidade social o papel de acompanhamento do desempenho de seus egressos, a Afya Educação Médica, ex-IPEMED define diretrizes para a institucionalização de uma política de atendimento a este segmento discente.
Entre os objetivos, citamos: promover a articulação AFYA/aluno egresso por meio de ações sistematizadas e regulares desenvolvidas por diversos setores da faculdade; desenvolver estratégias de fidelização do egresso à Afya Educação Médica, ex-IPEMED ; propiciar ao aluno egresso o acesso a setores e serviços com o objetivo de estimular seu retorno à faculdade; e viabilizar a participação do aluno egresso nas atividades de avaliação institucional da IES.
A avaliação do Programa de Acompanhamento dos Egressos da IES ocorre pela investigação e análise de dados e indicadores de todo o processo e o seu resultado. O número de estudantes cadastrados e sua ligação com a faculdade são considerados uma alternativa de avaliação. Assim, é possível nortear o resultado de todo o programa, como o cadastro, o acesso e a comunicação com a totalidade dos estudantes egressos da instituição.
As principais estratégias de execução deste programa são manter sempre atualizado o cadastro dos alunos egressos; manter os discentes atualizados, via e-mail, a respeito de eventos, cursos de extensão e de especialização, pesquisas em andamento, atividades artísticas e culturais; disponibilizar o acesso on-line para consultas à biblioteca, bases de dados e demais serviços; incluir, no programa de pós-graduação da IES, a concessão de bolsa integral ou parcial para cursos de especialização Lato Sensu, tendo como referência o desempenho acadêmico; estimular a publicação de artigos, resenhas, relatos de experiências e demais produções científicas de autoria do aluno egresso nos periódicos, revistas e portais existentes na instituição; e promover encontros periódicos com os alunos egressos.
Link formulário:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1aH5CTUH4xjGhzc85l36OCZiO49zTiEQf
Link regulamento:
https://drive.google.com/file/d/12WOJHatPAAnHive6iPgf0jEpc2UcQDDK/view?usp=sharing