Webinar Afya Educação Médica, ex-IPEMED debate abordagem de paciente com dores de cabeça

Um time de excelência da Afya Educação Médica, ex-IPEMED se reuniu em mais um webinar em parceria com a Congresse.me para debater um tópico que afeta milhões de pacientes no Brasil e no mundo: as dores de cabeça.

A dor de cabeça é uma das queixas mais frequentes em consultórios médicos de várias especialidades. Essas dores são sensações físicas que causam imenso desconforto e tem sua origem diversas, como alterações no sistema nervoso, muscular, tendão, articulação, ossos e pode até mesmo ter origem emocional.  

Para debater esse tema, o webinar “Dores de cabeça: como abordar?” colocou no palco virtual o médico Dr. Carlos Trindade, especialista em anestesiologia, em dor crônica intervencionista e coordenador do curso de pós-graduação Clínica em Dor na IPEMED; o Dr. Welber Oliveira, neurologista especialista em dor e docente do curso de pós-graduação em Clínica em Dor da IPEMED; e o Dr. Gustavo Moura, anestesiologista, especialista em dor crônica intervencionista e docente do curso de pós-graduação em Clínica em Dor da IPEMED.

Entre os tópicos abordados pelos especialistas estão:

  • Diagnóstico e epidemiologia das cefaleias;
  • Tipos de cefaleias
  • Principais classificações
  • Tratamentos disponíveis
  • Orientações de métodos preventivos
  • Discussão de casos clínicos

Você pode assistir a esse webinar dando play no vídeo abaixo.  

Pode também conferir outros episódios de webinars já apresentados pelo time Afya Educação Médica, ex-IPEMED na playlist a seguir:

Especialista em Medicina da Dor

O médico especialista em Clínica em Dor trabalha com o objetivo de reduzir e controlar a dor do paciente, especialmente aqueles que sofrem de alguma síndrome ou doença grave, como a fibromialgia.  

Esse profissional atende de forma a maximizar as possibilidades de uma vida funcional para a pessoa, proporcionando uma rotina muito mais ativa, com qualidade de vida superior para o paciente.  

Trata-se de um especialista multidisciplinar que, em parceria com outros médicos, trabalha para que o paciente seja tratado dentro de uma visão sistêmica, de modo que essa pessoa tenha uma convivência tolerável com a dor crônica.

Quer conhecer melhor essa carreira médica?

Acesse o site do curso de pós-graduação em Clínica da Dor da IPEMED.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts