Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

A nutrologia é uma área que tem despertado o interesse de muitos médicos, com uma alta demanda dos pacientes. Se você está procurando uma área para se especializar, ela pode ser uma opção bem interessante. Mas você sabe a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

A confusão entre o limite da atuação desses dois profissionais é comum, inclusive no próprio mercado e entre os pacientes. Muitas pessoas não sabem quando procurar um ou outro. Já os médicos, nem sempre sabem se vale a pena investir na área. O fato é que, mesmo sem saber delimitar a nutrologia, a área tem conquistado cada vez mais médicos. Caso esteja em dúvida, continue lendo o post e entenda a diferença entre nutrólogo e nutricionista. Acompanhe!

Entenda como é a atuação na área da nutrição

Para ser nutricionista, é preciso fazer graduação em nutrição. O curso tem duração de 4 a 5 anos, com uma grade curricular que inclui disciplinas da biologia, bioquímica, psicologia, composição de alimentos, entre outras. Desta maneira, a formação do nutricionista é constituída tanto por um conteúdo voltado para a fisiologia do organismo quanto para os aspectos psicológicos e sociais relacionados aos hábitos alimentares.

Veja o que faz um profissional de nutrologia

Já o nutrólogo é graduado em medicina e, depois de formado, opta por seguir carreira em nutrologia. Ou seja, trata-se de uma especialidade médica, assim como cardiologia, neurologia, dermatologia, etc.

Existem dois caminhos para seguir na área. O primeiro, é fazendo uma segunda residência em nutrologia, com duração de 2 anos, depois de fazer clínica médica ou cirurgia geral. O outro, é fazer uma pós-graduação em Nutrologia, com duração de 2 anos.

Confira a diferença entre nutrólogo e nutricionista

Antes de falar das diferenças, é bom destacar o que esses profissionais têm em comum. Ambos cuidam da saúde das pessoas, por meio da adoção de hábitos alimentares saudáveis.

No entanto, existem limites para a atuação de um profissional da nutrição, uma vez que muitos problemas decorrentes da alimentação devem ser tratados por um médico. Assim, a principal diferença entre nutrólogo e nutricionista está na abordagem dada ao paciente.

Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes. O nutrólogo também é quem pode prescrever medicamentos, quando necessário, para tratar algum distúrbio ou doença. Além disso, deve ter uma visão mais geral sobre o problema, entendendo outros aspectos da saúde do paciente.

Isso não significa que nutrólogos e nutricionistas atuem de forma isolada ou concorrente. Pelo contrário, muitas vezes, eles trabalham em conjunto, inclusive em Equipes Multidisciplinares de Terapia Nutricional (EMTN), para oferecer um tratamento mais completo para os pacientes.

Agora que você já sabe a diferença entre nutrólogo e nutricionista, pode se informar melhor sobre a área da nutrologia. Afinal, é uma especialidade importante e que tem um grande futuro na medicina.

Ficou interessado em nutrologia? Quer saber mais sobre a área? Veja quais são as perspectivas de carreira para o médico na especialidade!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts