Escrito por
Publicado em
12.4.2024
Escrito por
minutos
As terapias alternativas podem ser excelentes meios em complementação à Medicina tradicional. Isso porque muitas delas proporcionam mais equilíbrio físico e mental, contribuindo para a melhoria da saúde dos pacientes. Exemplo disso, é a terapia ThetaHealing.
Trata-se de uma terapia da Medicina Holística que envolve a meditação e a visualização, visando a melhoria do bem-estar físico e mental por meio do autoconhecimento e liberação de pensamentos negativos.
A seguir, entenda melhor o que é essa terapia alternativa, como funciona e os benefícios que ela proporciona. Saiba também, para quais tipos de tratamento ela é indicada, quem pode fazer e por quanto tempo. Confira!
A ThetaHealing é uma terapia alternativa que utiliza meditação e visualização para acessar as ondas Theta, frequência cerebral que atingimos durante o estado de vigília. Nesse estágio, a mente fica menos acelerada e ocorre quando iniciamos a fase do sono.
Nesse momento conseguimos acessar o nosso subconsciente com maior facilidade. As ondas cerebrais ficam entre 4 e 8Hz, sendo as mesmas acessadas em estados hipnóticos, quando sentimos emoções, no sono REM e durante os sonhos.
Isso acontece porque o nosso cérebro possui 5 frequências básicas: Gamma, Beta, Alpha, Theta e Delta. Em geral, utilizamos uma de cada vez, no entanto, uma dessas frequências tende a ser dominante, a depender da situação.
Na fase de meditação profunda, hipnose ou sono, a onda dominante é a Theta, uma frequência capaz de surtir os seguintes efeitos:
A terapia ThetaHealing tem como base uma combinação de várias técnicas que inclui:
A técnica da terapia ThetaHealing consiste em identificar e alterar padrões de comportamentos e pensamentos negativos que possam influenciar e limitar a vida de uma pessoa.
Para isso, a terapia é realizada com a ajuda de um terapeuta, que inicia o processo perguntando à pessoa acerca de suas crenças e sentimentos. O objetivo é identificar os padrões negativos que estejam interferindo em qualquer área da sua vida, como saúde, trabalho, finanças, relacionamento amoroso ou familiar.
Após essa identificação é iniciada a meditação e o relaxamento profundo com a ajuda do terapeuta, visando o alcance das ondas Theta cerebrais. É nesse ponto que a terapia ajuda desenvolver o autoconhecimento e criar pensamentos positivos.
Durante o processo terapêutico, o cérebro entra na onda Theta em poucos minutos e a pessoa trabalha com o Criador, Deus ou o Universo, conforme a sua crença. Dessa forma, é possível levar o cérebro a um estado profundo e liberar as mudanças mentais, físicas e emocionais, com a percepção de que tudo tem um propósito na vida.
A melhora na saúde física, mental e espiritual acontece em quatro níveis do indivíduo: central (mente consciente e subconsciente), genético (constituição física), histórico (vida passada) e alma (nível espiritual).
Assim como a acupuntura e outras técnicas alternativas, a ThetaHealing já é reconhecida e utilizada como terapia integrativa e complementar aos tratamentos tradicionais da saúde devido aos seus benefícios.
A propósito, um estudo sobre o uso de terapias complementares realizado com pacientes no período da pandemia, apontou essa técnica como uma das formas eficazes para beneficiá-los em questões sociais, psicológicas, físicas e emocionais.
Os benefícios advêm da conexão que a pessoa consegue ter consigo mesma, despertando o autoconhecimento. Além disso, o fato de poder contar com uma energia maior, conforme a crença individual, permite que a pessoa consiga se ajudar, compreendendo que existe o seu próprio processo e tempo para entender as questões que a cercam.
Com isso ocorre uma transformação que se inicia a partir do momento que o corpo entende que a pessoa não precisa mais daquilo para sobreviver. Que ela consegue viver de maneira mais harmônica, sem a necessidade de sofrer com algo da forma como vinha sofrendo.
Nesse sentido, a cura pode ser entendida como uma evolução da consciência para ser possível entender determinados eventos que ocorreram em sua vida e evitar que eles se repitam.
Dessa forma, a ThetaHealing é uma terapia complementar a diversos tratamentos, que pode proporcionar muitos benefícios. A seguir, veja alguns dos principais:
A terapia ThetaHealing pode ser utilizada para diversas questões de saúde física e mental, incluindo:
A terapia ThetaHealing pode ser uma poderosa aliada para quem deseja se libertar de ansiedades, ressentimentos, tristezas, raiva, medos e culpas.
Para obter os resultados esperados são necessárias quantas sessões a pessoa sentir que precisa, até ela conseguir entender suas próprias questões e se livrar do "entulho" que pode estar interferindo de maneira negativa em determinada área da sua vida.
Faça sua pós-graduação médica na Afya e amplie seus conhecimentos!
Como vimos, a ThetaHealing é uma terapia complementar que pode ser utilizada para a promoção da saúde e do bem-estar dos seus pacientes. Oferecer uma forma terapêutica inusitada como essa pode fazer a diferença para uma vida mais saudável em diferentes níveis. Assim, esperamos que este artigo tenha contribuído, de fato, para saber sobre a possibilidade de cura pelo autoconhecimento.
Gostou deste tema e quer continuar acompanhando publicações como esta? Assine a nossa newsletter gratuita e receba os nossos artigos diretamente em sua caixa de e-mail!