Teste laboratorial remoto: como funciona e quais são as vantagens

Embora todos saibam da importância dos exames e testes laboratoriais para acompanhar a saúde e auxiliar os profissionais médicos em seus diagnósticos, muitas vezes realizar estes exames pode apresentar dificuldades logísticas.

Seja por falta de tempo ou dificuldades de chegar em clínicas ou hospitais muito afastados, inúmeros pacientes não conseguem realizar os testes necessários. Foi pensando nisso que surgiram os testes laboratoriais remotos.

Neste post, você vai ver como o teste laboratorial remoto funciona e como ele é eficiente e ágil quando o assunto é facilitar processos médicos e democratizar o acesso à saúde. Boa leitura!

O que é teste laboratorial remoto?

Embora estes testes já sejam uma realidade desde a sua regulamentação pela RDC 302, sancionada em 2005, o termo ainda pode parecer novidade para muitas pessoas. Você sabe o que são os testes laboratoriais remotos?

Também chamados de TLR, estes testes permitem a coleta de sangue ou outros materiais biológicos de maneira remota, isto é, longe de hospitais e clínicas que tradicionalmente já oferecem serviços como estes.

Dessa maneira, outros estabelecimentos, como startups médicas especializadas na coleta de exames, farmácias e empresas, podem efetuar estes exames de maneira mais prática.

Como a própria RDC salienta, para que isso seja possível, o local em que o teste será feito, que pode ser chamado de point of care testing ou POCT, é preciso seguir algumas normas, como o descarte correto de resíduos.

Por que o TLR é tão importante?

Embora algumas vantagens dos testes laboratoriais sejam facilmente destacáveis – e você vai vê-las a seguir – um dos principais benefícios do TLR é seu papel na democratização do acesso à Medicina.

Assim, o TLR é uma inovação no uso da tecnologia na Medicina importante para auxiliar no acesso de pessoas que moram em regiões afastadas de centros urbanos, em que hospitais e clínicas tradicionais estão localizadas.

Além disso, para muitas pessoas que moram em centros urbanos, mas não têm condições financeiras de arcar com clínicas e hospitais particulares, ou que não podem esperar as filas do SUS, efetuar diagnósticos remotos em farmácias ou outras localidades é bem mais prático e financeiramente razoável.

Principais vantagens do TLR

Como você viu, os testes laboratoriais remotos têm ganhado cada vez mais espaço nos modelos de saúde 5.0, por apresentarem mais opções para a população em geral e serem feitos exames de maneira mais rápida.

Entretanto, as vantagens não param por aí! Continue a leitura e descubra quais são os principais pontos positivos desta modalidade de exames que vem se popularizando cada vez mais.

Agilidade nos resultados

Por ser um dos carros-chefes de muitas clínicas e instituições de saúde especializadas, o fluxo de pacientes diários que solicitam e fazem exames é sempre muito alto.

Por essa razão, ainda que o resultado do teste seja, por si, rápido, diante da grande demanda, é muito comum que os pacientes precisem esperar alguns dias para conseguir o resultado de seus exames em mãos. Em casos mais graves, ou que envolvem urgência na marcação do retorno médico, esta espera pode ser um ponto negativo.

No caso dos testes laboratoriais remotos, a agilidade costuma ser um ponto forte. Por ser um escoador de pacientes que fazem exames em locais tradicionais, eles ajudam a equilibrar o fluxo de exames e agilizar os serviços.

Além disso, como muitos diagnósticos remotos são feitos com ajuda de healthtechs, tecnologias como a inteligência artificial e a internet das coisas também ajudam na agilidade do serviço.

Padronização nos processos

Uma das principais objeções que podem ser feitas na área de testes laboratoriais remotos é que este processo descentralizado pode oferecer riscos para os pacientes, já que não há um padrão para a realização dos exames.

Isso não é verdade, já que todos os POCT precisam obedecer a RDC 302, que você já viu aqui neste post. Além disso, todas as clínicas, empresas e farmácias devem ter um padrão de processos claro e de fácil acesso para os pacientes e as autoridades competentes.

Dessa forma, além de democratizar o acesso à Medicina, escoar e facilitar a gestão hospitalar de outras instituições, ter coletas de exames agilizadas, outra vantagem deste tipo de serviço é que a padronização nos processos oferece segurança e tranquilidade para os pacientes.

Onde os testes laboratoriais remotos podem ser aplicados?

Como você viu, os TLR são ótimas opções para quem busca facilidade e conforto na hora de realizar um exame, fugindo de demoras em pontos tradicionais, ou mesmo escolhendo pontos mais próximos do local de moradia.

Para quem quer entender mais sobre os testes laboratoriais remotos, é importante ter noção de onde estes diagnósticos remotos podem ser realizados.

Embora a legislação ainda não seja taxativa quanto a estes estabelecimentos, os principais locais que oferecem este tipo de serviço são as farmácias, empresas e indústrias. Confira agora um pouco mais sobre como o TLR é efetuado nestes locais.

Farmácias

O primeiro item da lista é um conhecido de praticamente todas as pessoas. Especialista na venda de medicamentos e outros produtos afins, cada vez mais estabelecimentos têm oferecido os TLR, já que todas as farmácias contam com profissionais gabaritados para realizar estes exames.

Uma das principais vantagens do TLR realizado nas farmácias é que a quantidade de estabelecimentos espalhados por todo o Brasil faz com que haja muita comodidade na hora de encontrar um estabelecimento ideal.

Segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Conselho Federal de Farmácia, o país conta com quase 90.000 farmácias e drogarias comerciais espalhadas pelo território brasileiro.

Empresas e indústrias

Além de ser uma ótima ferramenta para toda a população que precisa realizar exames, os testes laboratoriais remotos também são realizados em muitas empresas de diferentes áreas e ramos.

Esta prática traz vantagens para as empresas, já que não há gastos com os pedidos, transportes e outros procedimentos médicos que são feitos de forma externa.

Além das vantagens para as empresas, os funcionários também aproveitam os benefícios de realizarem exames de sangue e de outros tipos em sua própria empresa, diminuindo o tempo de espera e possíveis faltas no emprego.

Assim como nas empresas, muitas indústrias costumam oferecer testes laboratoriais remotos para seus funcionários. No caso de indústrias, estes exames são essenciais, já que muitos destes locais oferecem riscos ou jornadas extensas.

Já conhecia os testes laboratoriais remotos? Siga no blog da Afya Educação Médica, ex-IPEMED, e descubra mais inovações e tendências da Medicina.

Neste post, você descobriu o que são os testes laboratoriais remotos, também chamados de TLR, que podem ser realizados em diferentes locais, como farmácias, empresas e indústrias.

Se você gostou deste conteúdo e não quer perder outros posts sobre saúde e muito mais, siga a Afya Educação Médica, ex-IPEMED, nas redes sociais. Você pode nos encontrar no Facebook, Instagram, LinkedIn e também em nosso canal no YouTube.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts