SXSW 2023: fique por dentro das últimas tendências da saúde

Para quem gosta de acompanhar as tendências da inovação, o ano começou muito bem com o Festival South by Southwest – SXSW, realizado em março, nos Estados Unidos. Após dois anos em formato virtual, o evento reuniu inúmeras pessoas para acompanharem as principais novidades e destaques sobre o futuro da humanidade.

Diferentemente dos festivais comuns, ele consegue unir desde músicos que estão no topo das paradas até CEOs de startups que estão revolucionando seus mercados de atuação. Este ano, houve um roteiro dedicado à saúde, e as palestras destacaram os problemas enfrentados pelo atual sistema de saúde, como também as soluções promissoras para o cenário.

Para que você fique por dentro das últimas tendências da saúde, explicaremos, neste artigo, como funciona o SXSW e quais foram as novidades apresentadas no festival de 2023. Acompanhe a leitura e confira!

O que é o SXSW?

O SXSW é um evento anual realizado desde 1987 em Austin, no Texas. Reúne pessoas de todo o mundo durante dez dias para debater temas como inovação em mídia, interatividade, comportamento humano, música, sustentabilidade e consumismo.

Nos últimos anos, a participação de empresas, startups e tecnólogos focados em tendências emergentes no mundo da tecnologia também passaram a integrar os nomes que participaram da convenção.

Trata-se de um movimento que une pessoas em busca de conhecimentos sobre várias esferas que estão em constante evolução e que abrangem tecnologia. Por isso, é esperado que ele seja responsável por ditar a expectativa e as tendências para o futuro.

Para se ter uma ideia da proporção que o festival tomou, diversas vezes atraiu pessoas extremamente influentes no mundo e dentro do meio tecnológico, como Elon Musk, Barack Obama, Mark Zuckerberg e Oprah Winfrey.

Quais são seus objetivos?

Como de costume, o SXSW trouxe, este ano, estudos, dados e tópicos importantes em torno do futuro de diferentes áreas, inclusive da saúde.

Basicamente, sua proposta é transformar o mercado e abrir espaço para novos pensadores e estudiosos compartilharem suas ideias. Durante os dias do festival, visitantes, founders, executivos, investidores e amantes de tecnologia, arte, cinema, música e design se encontram com o objetivo de criar o futuro e inovar.

Na área da saúde, por exemplo, um dos principais intuitos é levantar discussões sobre como as empresas podem reagir de maneira mais assertiva aos desafios de gestão e acesso à saúde para um campo global da proporção do SXSW.

Qual a sua influência no mundo da tecnologia?

De modo geral, o SXSW causa impactos por antecipar as tendências e permitir a conexão de diferentes ideias, a fim de que os participantes realmente sintam o que influencia o mundo a partir da cultura, do comportamento, da tecnologia e das ideias.

Nesta edição, os debates reforçaram que a tecnologia pode ser uma aliada, e não substituta. O recado foi claro, é indispensável compreender que, qualquer inteligência que surgir será um complemento ao trabalho do ser humano.

Quando aplicada às operações das empresas, por exemplo, a inovação pode otimizar processos, analisar os dados e melhorar a relação entre negócio e consumidor. Tudo isso estimula a evolução de novas especialidades médicas no futuro.

Nesse sentido, um aspecto positivo é que a humanidade foi destaque na SXSW. Falaram muito sobre empatia, seja para cuidar dos funcionários ou para criar produtos aos consumidores, frequentemente negligenciados. E, na SXSW, ficou evidente que o foco das tecnologias deve ser ajudar os homens a crescer em diversos sentidos.

Quais foram as maiores inovações e tendências da área da saúde?

Para se preparar para o futuro, o SXSW entende que, nos próximos anos, as organizações que buscam uma posição ativa na construção da saúde e da medicina precisam se desenvolver nas áreas de tecnologia.

É importante destacar que pensar no futuro da saúde é investir para uma medicina cada vez mais conectada, possibilitando diagnósticos, procedimentos e tratamentos ágeis e precisos em benefício dos pacientes e do sistema de saúde.

Felizmente, não estamos muito longe disso. Porém, a velocidade em que isso ocorrerá vai depender da cultura e da capacidade de investimentos de cada país.

A seguir, confira alguns dos principais aspectos que devem impactar no futuro da saúde, de acordo com o South by Southwest.

Soluções para um envelhecimento mais saudável

No SXSW 2023, a ideia dos idosos parados está totalmente ultrapassada. É hora de superar os preconceitos e buscar uma nova forma de encarar a longevidade.

A proposta do evento é discutir e propor ideias para enfrentar o envelhecimento da população. Afinal, o tema é relevante e tem reflexos em muitas dimensões sociais e econômicas. É hora de mudar as concepções tradicionais em torno do conceito de “envelhecimento”, assim como as convicções e erros estabelecidos que devem ser superados.

Metaverso

Os inovadores asseguram que o avanço da inteligência artificial torna o metaverso possível, embora seja necessário um progresso significativo de tecnologias de conectividade, redes de fibra e vídeos de alta resolução. A tecnologia poderá ser usada em atendimentos pré-operatórios e debates clínicos de forma virtual com o paciente.

É importante destacar que o desenvolvimento dessas soluções tecnológicas diminui as desigualdades, principalmente quando se fala em levar acesso e compartilhar expertises nas mais diferentes regiões. Isso certamente proporciona uma saúde mais equitativa.

Ciência da cannabis medicinal

A retomada de pesquisas ao redor do mundo sobre a utilização médica e terapêutica de cannabis e outros tipos de psicodélicos movimenta a economia. No SXSW 2023, um painel lançou luzes sobre essa questão e a importância das pesquisas sobre o uso medicinal do composto.

As pesquisas focam, especialmente, nos mecanismos biológicos que modificam o estado psíquico de maneira segura, visando a saúde mental e o tratamento de transtornos como depressão, ansiedade e estresse pós-traumático.

Porém, devido ao alto custo e ao longo cronograma dos ensaios clínicos tradicionais, além da repulsão das empresas em trabalhar com o cannabis medicinal, os empreendedores acham que estamos perdendo pesquisas e dados objetivos sobre a eficácia e a segurança de produtos à base do componente.

Inteligência Artificial Generativa

Se nas últimas edições da SXSW a Inteligência Artificial tinha somente uma parcela dos assuntos e ações do evento, neste ano o tema foi destaque nas discussões.

A Inteligência Artificial já é uma realidade e está em evolução contínua. Ela ajuda a solucionar diversas questões, como identificação de fraudes, recomendação de produtos, metaverso, recursos humanos, entre outros.

A tecnologia utiliza algoritmos para geração de conteúdos novos e originais, como imagens e textos, a partir de dados da internet. Em consultas médicas, por exemplo, a IA pode ajudar no arquivamento dos dados do paciente, trazendo o foco do atendimento para a humanização, além de gerar possíveis diagnósticos para o médico.

O que achou das tendências trazidas pelo SXSW 2023?

Como você pôde ver, a SXSW possui um impacto global não apenas no âmbito da saúde, mas especialmente no que se refere à inovação no mundo da tecnologia. Embora a essência do festival fosse um evento exclusivamente cultural, hoje, não se pode mais dizer o mesmo, conforme demonstrado pela reputação dos palestrantes atraídos pelo evento.

Se você gostou do nosso post e deseja conhecer mais tendências na área da saúde, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim, você fica sempre por dentro das novidades!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts