Sucesso profissional: como alcançar na Medicina?

A medicina, por si só, é uma área de prestígio. Mas como obter sucesso profissional na área médica depois de formado? A resposta envolve dedicação e aprimoramento, além da construção de um bom relacionamento com os colegas e com a comunidade.

Uma carreira médica bem-sucedida depende de fatores como educação continuada de excelência, atualização constante e capacidade de planejamento. Tudo isso para se destacar em um cenário cada vez mais tecnológico e concorrido.

Em síntese, as competências necessárias ao sucesso profissional vão muito além daquelas desenvolvidas na faculdade de medicina. Continue lendo para saber mais!

Estabeleça uma boa comunicação com os pacientes

Use uma linguagem clara e objetiva ao interagir com os pacientes, dispensando o uso de termos científicos ou técnicos que utilizaria com colegas de profissão e professores. Do contrário, falhas de comunicação podem prejudicar o atendimento.

Adeque-se sempre ao vocabulário do paciente e familiares. Principalmente ao fazer perguntas, seja direto e certifique-se de que foi totalmente compreendido.

Assim, a coleta de informações importantes para um diagnóstico preciso é facilitada e conquista-se a confiança do paciente e do público em geral.

Saiba trabalhar em equipe

Na medicina, é necessário conviver por longos períodos com os colegas, por isso é essencial cultivar um bom relacionamento. Usufrua essa convivência como oportunidade de aprendizado, ampliando os conhecimentos adquiridos na teoria.

Especialmente pela vivência nas chamadas equipes multidisciplinares – que reúnem profissionais de múltiplas áreas –, é possível compreender conceitos e técnicas complementares àqueles explorados durante a graduação em medicina.

Seja honesto e transparente com os pacientes

Nunca é demais assegurar-se de que está seguindo à risca o Código de Ética Médica. Durante o diagnóstico e a conversa com o paciente, tenha certeza de que o tratamento recomendado é realmente o melhor para a saúde e o bem-estar dele. De maneira nenhuma, crie no paciente ou em familiares expectativas que não serão concretizadas. A surpresa positiva é absolutamente preferível à frustração com uma promessa inviável.

Desenvolva habilidades em gestão de consultórios e clínicas

Para obter sucesso em um empreendimento próprio, é necessário lançar mão de princípios de administração empresarial, que, infelizmente, não integram o currículo acadêmico da medicina. Nesse sentido, o profissional da área médica precisa estar disposto a adquirir habilidades em finanças, gestão de pessoas, marketing digital, entre outras. Um bom plano de negócios, acompanhado do constante monitoramento de resultados, faz-se indispensável para atingir o sucesso profissional em clínicas ou consultórios.

Conte com o auxílio da tecnologia

Permanecer em dia com os avanços tecnológicos da medicina distingue os bons médicos. Pacientes exigentes prezam por eficiência, desde o agendamento de consultas até o pós-atendimento. A tecnologia simplifica também a sua rotina. Atualmente, há várias ferramentas que auxiliam na organização da agenda, no gerenciamento de pacientes e prontuários eletrônicos e na administração do seu negócio.

Além disso, com o auxílio de softwares para a realização de tarefas básicas do consultório ou da clínica, poupa-se tempo. Disponha desses momentos para estudos, estruturação da carreira e até mesmo descanso.

Aposte em educação continuada

Investir em novos conhecimentos e atualizações é uma missão incessante para o profissional da medicina que almeja alcançar e manter o sucesso profissional. Portanto, abuse de cursos, livros, seminários, congressos, etc.

Além de estar atento à literatura da área de atuação, é fundamental que o médico guarde tempo e disposição extras para se dedicar a outros saberes. Dessa forma, não se restrinja a experiências educacionais na sua especialidade médica.

Toda oportunidade de ampliação de conhecimento é útil para obter sucesso profissional na medicina. Uma forma de você ser bem-sucedido mais rapidamente é investindo em uma pós-graduação. O curso é uma excelente maneira de você se atualizar, tirar dúvidas com profissionais experientes e fazer networking com outros médicos.

Quer saber mais sobre educação médica continuada? Entenda o que muda na vida de um médico pós-graduado!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts