Como alcançar sucesso profissional na área médica

O novo cenário médico brasileiro

Durante, pelo menos, as últimas duas décadas, o mercado médico brasileiro passou por algumas mudanças. Porém, nos últimos 5 anos, esta mudança se tornou mais nítida. Com a criação de novas faculdades de medicina e a chegada de médicos estrangeiros acabaram, acirrando a concorrência e colocando em xeque o mercado, trazendo à tona novos desafios a serem transpostos.

Além destes pontos, temos ainda a atual situação política/econômica que estamos vivenciando no país, com uma redução nos investimentos no segmento da saúde, a queda do número de assinantes de planos de saúde privados e a já conhecida precariedade das condições do SUS.

O novo perfil de consumidor

Com a ascensão nos últimos dez anos da classe média, grande parte da população brasileira teve seu poder de compra aumentado. Mas em tempos de crise e com a concorrência no meio médico, a avaliação de serviços contratados passou a ser mais criteriosa, surgindo assim um novo perfil de consumidor, mais exigente e atento às qualidades dos serviços que consomem.

Portanto, os médicos precisam enxergar que aquele consumidor que exige atendimento qualificado e produtos de qualidade, também é aquele paciente que irá procurar por clínicas, consultórios ou hospitais com o mesmo senso crítico.

O médico que souber enxergar essa nova tendência já estará percorrendo um grande caminho rumo ao sucesso profissional. Paciente é cliente!

A nova postura do médico atual

Com o mercado se tornando cada vez mais competitivo, adquirir uma boa formação técnica em medicina é obrigação primordial para qualquer um que se aventurar por esta área. Mas aquele médico que souber administrar sua carreira de forma efetiva terá maiores oportunidades de alcançar o sucesso profissional.

Capacidade de gestão de carreira, técnicas de marketing e propaganda, qualidade no atendimento, definição do seu público, visibilidade na cidade onde atua. Estes são apenas alguns pontos a serem trabalhados para obter o reconhecimento e resultados esperados pela categoria médica.

Novos horizontes de oportunidades

Dito tudo isso, como você está se sentindo agora? O principal objetivo deste texto é iluminar um caminho há muito apagado na trajetória de sucesso de um médico que, em décadas passadas, se acostumou com o peso da principal e mais básica lei de mercado à seu favor: Demanda X Oferta

No próximo artigo gostaria de convidá-lo a participar de uma discussão que poderá quebrar as barreiras impostas, mesmo que inconscientemente, nas mentes de muitos (se não todos) médicos brasileiros. Quais poderiam ser os caminhos alternativos para alcançar o sucesso? Por que a residência médica é tão disputada? Será que a carga horária de trabalho é justa? Há realmente uma necessidade de se trabalhar em vários empregos? Como o médico pode ter uma vida financeira saudável sem abrir mão de seus momentos de lazer?

Essas e muitos outros questionamentos serão os próximos tópicos de nossas conversas. E quem sabe, juntos, poderemos chegar a uma solução inteligente.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts