SST: o que é e qual a sua importância

Dec 26, 2024 . 6 minutos de leitura
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Neste post, vamos explicar o que é SST, suas normas e sua importância para a promoção da saúde laboral.

Conhecer as particularidades da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e as normas atreladas a ela é fundamental para a prevenção dos riscos mais preocupantes nos espaços corporativos. A criação de leis mais abrangentes e a evolução nas práticas de saúde do trabalhador trouxeram mudanças e melhorias significativas para os dias atuais.

Em vista disso, vamos explicar o que é segurança e saúde no trabalho, como funciona e quais são seus pilares essenciais. Ainda, entenda quais são os seus benefícios e o que pode ser feito para garanti-los no ambiente de trabalho. Boa leitura!

Quais são os principais pilares da SST?

Ao longo da história da Medicina do Trabalho, as mudanças na legislação e a implementação de novas resoluções possibilitaram a redução de acidentes laborais e perdas de vida.

Nesse contexto, a instituição de alguns pilares impulsionam a transformação, em diferentes aspectos, nas diretrizes corporativas. Veja quais são os mais relevantes e como são úteis no regimento das práticas de SST nas empresas, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Implementação de políticas mais claras na empresa

Todas as corporações, sejam públicas ou privadas, devem adotar políticas claras e estimular a adesão ao seu cumprimento. Tais práticas são determinantes à prevenção de acidentes e reduzem o afastamento do ambiente de trabalho.

Igualmente relevante é divulgar informações e promover a conscientização dos colaboradores quanto à relevância dessas ações. Quando os funcionários têm ciência das medidas, eles se tornam mais adeptos à causa.

Organização do cronograma

Para que as medidas preventivas sejam seguidas, a liderança deve criar processos bem definidos e explicitar a necessidade de adequação ao cronograma de ações.

A elaboração de palestras e workshops centrados em temáticas de valorização da SST é um importante diferencial para minimizar os riscos frequentes dos espaços laborais. Implementar uma cultura organizacional mais direcionada às metas da empresa facilita a adesão das equipes à proposta da gestão.

Implementação de ações de SST

Para uma ação mais efetiva, as medidas de SST devem ser incluídas em um planejamento mais dinâmico e integrado à missão institucional. A divulgação do plano de ações facilita a adesão do grupo.

Considerando que em algumas delas pode ser necessária a intervenção de terceiros, o ideal é agendar atividades, como auditoria e inspeção de segurança, com bastante antecedência.

Estímulo à conscientização contínua

Na nova dinâmica do trabalho contemporâneo, a rotina pode mudar com mais frequência. Assim, é necessário que as propostas e atividades de promoção à saúde do trabalhador sejam revisadas continuamente. Estimular a conscientização dos colaboradores é um dos pontos mais relevantes nesse processo.

Qual a importância da SST nas empresas?

Investir em segurança e saúde no trabalho é fundamental para a garantia de prevenção de acidentes de trabalho e de absenteísmo por doenças ocupacionais. A qualidade do investimento em SST feito pelas empresas pode ser presumida pelos resultados obtidos.

Com isso, os gestores podem perceber se estão no caminho certo ao avaliar o nível de produtividade e desempenho funcional. Outro ponto de análise é a diminuição dos eventos que resultam em perda de vidas e na limitação da capacidade laboral.

No Brasil, o número de acidentes fatais no ambiente de trabalho chegou a 2.888 somente em 2023. Nesse período,  5,6 milhões de doenças decorrentes de acidentes corporativos resultaram na perda de 430 milhões de dias de trabalho por absenteísmo. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego.

Nas empresas de diferentes nichos, a adoção de medidas simples, como a observância da sinalização de segurança, faz muita diferença no ponto de vista de saúde e nas estatísticas. Igualmente relevante é estimular o hábito de utilizar equipamento de proteção individual (EPI), que ajuda a evitar ocorrências graves.

Para a gestão hospitalar, por exemplo, esse cenário deve servir de alerta, haja vista os riscos comuns à rotina que podem comprometer a segurança do paciente. Nesse contexto, a realização de um mapa do risco hospitalar pode ser uma medida que gere resultados mais eficazes.

O que diz a legislação brasileira sobre a SST?

Com a evolução da segurança e Medicina do trabalho, as leis e normas também foram revistas e atualizadas. Observe um fragmento extraído do Capítulo V da CLT, dos artigos 157 a 159, que dispõem sobre a função e responsabilidade das empresas quanto à segurança dos trabalhadores:

Art . 157 – Cabe às empresas:
I – cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho
II – instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais
III – adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente
IV – facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.
Art . 158 – Cabe aos empregados:
I – observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as instruções de que trata o item II do artigo anterior
Il – colaborar com a empresa na aplicação dos dispositivos deste Capítulo.
Parágrafo único – Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada:
a) à observância das instruções expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior
b) ao uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.

Quais os benefícios da SST?

Em tese, as medidas focadas na SST objetivam a proteção da integridade do trabalhador, tanto sob o âmbito físico quanto psicológico. Quanto mais os gestores em saúde observarem a legislação da SST, maiores serão as chances de conquistar prêmios como acreditações e certificações hospitalares.

De forma resumida, destacamos as principais vantagens que a atenção a essas métricas proporcionam. Veja quais são:

  • aumento da produtividade e da lucratividade;
  • redução de custos devido ao menor absenteísmo;
  • mais engajamento das equipes;
  • menor turnover nas funções;
  • redução de doenças ocupacionais;
  • melhoria na qualidade de vida dos colaboradores;
  • economia com menos indenização de trabalhadores.

Como você notou, investir em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é fundamental para a promoção e proteção da saúde dos colaboradores. Evitar doenças ocupacionais reduz o absenteísmo, aumenta a produtividade e gera benefícios substanciais para tornar as empresas cada vez mais competitivas.

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