X Fechar
Em breve você receberá uma confirmação da assinatura da nossa newsletter por e-mail!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Sem spam. Cancele a inscrição a qualquer momento.
Blog
Saúde digital: um panorama atual e as previsões para o futuro

Saúde digital: um panorama atual e as previsões para o futuro

Há alguns anos, a saúde digital era tida como algo futurístico para a Medicina e uma tendência que poderia, ou não, se tornar uma realidade.

O tempo passou e com o mundo cada vez mais conectado, o presente da Medicina, já traz tecnologias que influenciam as rotinas dos hospitais, das operadoras, dos pacientes e dos profissionais de saúde, como as que podem ser observadas no que está sendo chamado de saúde 4.0 e saúde 5.0.

Porém, ao que tudo indica, não há freios para as inovações tecnológicas em saúde. Continue lendo e confira o conceito e função da saúde conectada, como se deu sua evolução até os dias atuais, seus benefícios, desafios e outras informações importantes sobre o tema!

O que é a saúde digital?

Trata-se do uso de tecnologia da informação (TI) para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas. Além disso, inclui o acesso aos serviços de saúde que podem ser conectados à internet, monitorando, armazenamento e compartilhamento de condições de saúde.

A saúde digital é uma das principais tendências em saúde, pois é uma maneira de melhorar a acessibilidade, a eficiência e a qualidade dos cuidados de saúde oferecidos aos pacientes.

Como a saúde conectada funciona?

Como vimos, a saúde digital funciona por meio da utilização de tecnologias para melhorar a eficiência e a eficácia da prestação de serviços de saúde.

Para tanto, são necessárias ferramentas e dispositivos como:

  • Dispositivos móveis (como os smartphones);
  • Sistemas de informação eletrônica de saúde;
  • Aplicativos para celulares;
  • Sensores corporais (wearables);
  • Telemedicina;
  • Softwares e outros meios digitais.