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15.5.2017
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Equipe Afya Educação Médica
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Você já viu aqui no Viver de Medicina a importância da presença de um médico nas redes sociais e de este profissional conhecer um pouco sobre marketing digital. Mas por onde se deve começar? Quais estratégias são as mais eficientes? Que tipo de conteúdo fazer? Deve-se tomar alguma precaução?
Este conteúdo vai te ajudar. Então continue a leitura!
É importante ressaltar, primeiramente, que a presença no meio digital deverá ser uma forma de divulgação dos serviços médicos e não uma substituição do atendimento presencial. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), médicos não podem realizar consultas, diagnósticos ou prescrições de medicamentos por meio de redes sociais, podendo, apenas, comunicar-se com os pacientes para solucionar dúvidas simples.
Sabendo disso, para começar, pense em seu público-alvo. Conheça bem as necessidades de seus pacientes e procure entende-las. Assim você terá mais chances de se divulgar como um profissional competente.
Lembre-se que o seu perfil nas redes sociais deve ser profissional, portanto, evite compartilhar imagens muito pessoais do seu dia a dia no trabalho e expor pacientes. Invista em um perfil profissional para divulgar conteúdo relevante à especialidade na qual você atua e para se comunicar com seus pacientes.
Fique atento também ao que você curte ou compartilha nas redes utilizando o perfil profissional, pois seus seguidores vão te considerar um formador de opinião e tomar o que está em sua página como uma verdade absoluta. Portanto, sempre verifique as informações antes de postar e confira as publicações em que você está marcado.
As redes sociais também podem ajudar você a fazer excelentes contatos profissionais, mais um motivo para estar sempre atento à sua imagem e conduta na internet. Uma boa dica é participar de grupos da sua área para ter contato com profissionais de todo o país e participar de discussões sobre diversos temas de seu interesse.
Seja através de dicas na sua página no Facebook, vídeos no Youtube ou textos mais completos e e-books em blogs, oferecer bom conteúdo é uma das estratégias mais versáteis e eficientes para atrair seu público, ou seja, fazer o internauta se tornar seu paciente!
Assim, aborde assuntos sobre os quais você mais tem domínio e facilidade em falar sobre e use a plataforma que te deixe mais confortável – caso este conteúdo seja produzido por você ou por terceiros. Se você não tem problema com exposição e possui uma boa dicção, investir em vídeos pode ser uma boa ideia.
Caso você se dê melhor com as palavras, faça postagens, textos e e-books com informações relevantes. Enviar e-mail marketing ou newsletter também pode ser uma ótima estratégia para cultivar o interesse de seus atuais e futuros pacientes.
Em 2015, o Conselho Federal de Medicina resolveu regular a ação dos médicos nas redes sociais, criando a resolução 2126/2015 que acrescenta algumas diretrizes à resolução de 2011, que aborda a publicidade do médico e de seus serviços prestados.
A publicação define o comportamento adequado dos médicos nas redes sociais e proíbe a divulgação de técnicas não consideradas válidas pelo CFM, além da postagem de selfies e divulgação e titulação que não possa comprovar.
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