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20.11.2017
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Equipe Afya Educação Médica
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Você está com sua clínica mobiliada, com horários vagos na agenda e está em busca de mais pacientes? Pesquisando maneiras de atrair novo público? Então, este post é para você.
Quando o médico tem a sua própria clínica, a atuação dele vai além do consultório e ele se torna também um empreendedor. Ter controle de toda a gestão, de seus atendimentos e da divulgação pode ser desafiador. Você sabia que a publicidade na área médica tem suas próprias regras e é preciso estar bem informado para divulgar o consultório médico da forma correta?
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu a resolução 1.974/11, na qual os médicos devem seguir o Manual de Publicidade Médica ao realizar suas ações de divulgação. Esse manual orienta como os profissionais devem atuar quando se trata da publicidade do seu estabelecimento médico, de si próprio e serviços prestados.
Mas fique tranquilo! Com as valiosas dicas abaixo, certamente conseguirá divulgar o consultório médico do jeito correto. Confira abaixo:
A resolução estabelece que é proibido fazer uso de fotografias em materiais promocionais da sua clínica para divulgar os resultados obtidos de tratamentos (mesmo tendo autorização do paciente), não importando o canal de comunicação (seja na internet, divulgação impressa ou TV).
As fotos em formato de selfies também devem ser evitadas. As divulgações de resultados por meio de fotos são permitidas apenas se for para serem demonstradas em eventos ou trabalhos científicos (e é preciso ter autorização do paciente).
As redes sociais são excelentes veículos de comunicação para divulgar o consultório médico e compartilhar conhecimentos. Atente-se que é permitido divulgar o telefone e endereço por meio dessas mídias. É vetado promover qualquer garantia em resultados, pois cada organismo é único e o que dá certo para alguns, pode não corresponder para outros. Essas redes podem ser um meio de comunicação extremamente eficaz, no qual seu público pode conhecer novidades, tirar dúvida e marcar consultas.
Quando falamos em especializações, é permitido que o médico divulgue as suas especialidades e seu cadastro do CRM local. Porém, atenção: o anúncio só pode ter duas especialidades divulgadas e é permitido ao profissional declarar as sociedades onde ele é membro. O médico poderá citar os títulos acadêmicos que possui em seus cartões de visita e materiais promocionais (claro que precisam estar vinculados com a área em que o profissional atua).
O Conselho Federal de Medicina, CFM, autoriza o profissional a anunciar os equipamentos com que ele trabalha. Todavia, conforme já comentado anteriormente, é proibido que se faça menção de garantia de êxito em tratamentos para divulgar o consultório médico.
Em relação ao que se é comunicado em materiais impressos, é fundamental que esteja vinculado com a especialidade de cada profissional. Para esses impressos, é obrigatório que figure o nome do médico, área em que ele atua ou sua especialização, CRM local e o RQE (Registro de Qualificação de Especialista).
O CFM proíbe a utilização de expressões como: resultado certo, resultado garantido, o tratamento perfeito, o mais eficiente, o melhor, o único, etc., pois termos assim são radicais e podem configurar propaganda enganosa. Lembre-se que se proíbe divulgar a certeza com os resultados do tratamento, já que não há como garantir êxito absoluto.
O médico poderá participar de entrevistas apenas com o objetivo de informar e esclarecer a sociedade sobre determinado assunto, apresentando o seu nome completo e a sua especialidade de atuação. É proibido que ele se promova nessas situações (divulgando endereço e telefone próprio) e cobre valores monetários para ser entrevistado.
Prêmios do tipo: “Médico do Ano”, “Destaque do Setor”, “Melhor Clínica” ou “Melhor Médico” são proibidos de serem divulgados na clínica do profissional, de acordo com a resolução 1.974/11.São aceitas e devem ser divulgadas as homenagens prestadas por instituições acadêmicas, órgãos púbicos ou sociedades médicas, refletindo em mais seriedade e competência para o profissional.
A CFM proíbe terminantemente as divulgações que tenham preços e formas de pagamento em seus anúncios. Não é permitido promover qualquer tipo de desconto como forma de promoção de serviços ou diferencial da clínica, sendo isso considerado antiético.
É vetada a participação de profissionais da área médica em anúncios de produtos, marcas, técnicas ou métodos recusados pela comunidade científica, assim como aqueles voltados a promover técnicas exclusivas .Essa proibição se estende às entidades sindicais e associações médicas.
A utilização de blogs é recomendada pela CFM, que acredita ser possível propagar o conhecimento científico por meio dessa ferramenta. Orienta-se que os profissionais tenham uma página pessoal em que divulguem conteúdos, mas não é permitido fornecer consultoria por esse veículo.
Agora que já sabe o que é e ou que não é permitido ao divulgar o seu consultório, descubra algumas dicas importantes para o Marketing Médico.
Já pensou na possibilidade de trabalhar com uma plataforma que possibilite o agendamento de consultas pelo próprio paciente? O público está cada vez mais exigente e gosta muito de agilidade. Essa seria uma maneira de divulgar o seu nome, especialidade e um enorme diferencial: agilidade na marcação das consultas.
O Marketing sensorial é aquele que conversa com os sentidos dos seus pacientes, por meio de, por exemplo, fragrância, decoração, música suave ao fundo, fonte de água, plantas na sala de espera, sofá confortável, revistas atualizadas, etc. Invista no bem-estar dos seus clientes e ganhe fidelização. Com certeza isso será um diferencial na hora dele se lembrar da sua clínica.
Importante que o profissional tenha clareza de qual é o público para o qual ele atua, para ele poder fazer a divulgação certa, no meio de comunicação ideal e não ter desperdício em comunicar sua ação para pessoas que não tenham interesse. Atualmente, as mídias sociais permitem selecionar o público específico, garantindo mais assertividade na sua campanha de marketing e atingindo o seu público.
Nos dias de hoje, é fundamental estar presente nos meios digitais mais acessados: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Google Plus, além de ter um site responsivo. Se você quer ser conhecido, é importante marcar presença em locais online de maneira eficiente.
E não se esqueça dos blogs - ótima ferramenta para informar o seu público, e você pode se transformar em autoridade e referência no segmento. O novo profissional necessita, além de sempre se atualizar, pensar em estratégias de como divulgar o consultório médico e atrair novos clientes para sua clínica. Dessa forma, é preciso ter um bom planejamento para divulgação dos serviços, de maneira que atraia o público certo e fidelize novos pacientes.
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