Receita saúde: como funciona?

Mar 19, 2025 . 6 minutos de leitura
por:
Share This
Copy to Clipboard.
Share via URL

Emita recibos eletrônicos com o Receita Saúde e evite dores de cabeça na declaração do IR!

Lidar com as finanças de qualquer tipo de estabelecimento ou carreira pode deixar qualquer pessoa de cabelos em pé. E isso não é diferente na área da saúde, especialmente para aqueles que atuam como Pessoa Física (PF).

Pensando em simplificar esse processo e aumentar a transparência, a Receita Federal criou o Receita Saúde, um sistema que facilita a emissão de recibos eletrônicos e a declaração de rendimentos.

Mas, afinal, o que é o Receita Saúde, como ele funciona? E, claro, quais são as vantagens associadas a esse tipo de recurso? Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto!

O que é o Receita Saúde?

O Receita Saúde é um sistema da Receita Federal. O seu objetivo é permitir que profissionais da saúde que atuam como Pessoa Física possam fazer a emissão de recibos eletrônicos.

Ele foi criado para garantir maior transparência fiscal e reduzir fraudes. Por conta disso, o programa armazena digitalmente os comprovantes de pagamento dos serviços prestados, facilitando a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

A partir de 1º de janeiro de 2025, a emissão do Receita Saúde será obrigatória para diversos profissionais do segmento, incluindo médicos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Lembrando que isso vale para aqueles que atuam como pessoa física.

E atenção: a não emissão dos recibos ou erros no preenchimento podem resultar em penalidades fiscais. Fique de olho!

Como o Receita Saúde funciona na prática?

Agora, é hora de você entender como isso funciona no dia a dia. Vamos lá?

Tudo funciona por meio de um sistema digital integrado ao aplicativo da Receita Federal ou ao Carnê-Leão Web. O profissional de saúde deve preencher os dados do recibo, como CPF do pagador, valor do serviço, data do pagamento e, se necessário, o registro profissional.

Os recibos emitidos são armazenados eletronicamente e ficam disponíveis para consulta tanto pelo profissional quanto pelo paciente. Além disso, eles são automaticamente integrados ao Carnê-Leão, o que simplifica o cálculo e o recolhimento do Imposto de Renda.

Quais são as vantagens do Receita Saúde?

Pode parecer que isso é só mais uma burocracia, mas pense novamente! Na verdade, a adoção do Receita Saúde traz uma série de benefícios para profissionais de saúde e pacientes. Confira algumas vantagens a seguir!

Transparência fiscal

O primeiro ponto é que o sistema garante que todos os pagamentos sejam registrados de forma clara e segura.

Facilidade na declaração do IRPF

Além disso, os recibos são automaticamente integrados ao Carnê-Leão, reduzindo a burocracia na hora de declarar o Imposto de Renda.

Redução de fraudes

E não para por aí! A emissão eletrônica dos recibos diminui o risco de fraudes e inconsistências fiscais.

Acesso fácil e seguro

Tanto o profissional quanto o paciente podem acessar os recibos de forma rápida e segura.

Sustentabilidade

Por fim, a eliminação do papel contribui para a redução do impacto ambiental. Essa pode até não ser uma prioridade em sua rotina, mas não deixa de ser um ponto relevante.

Qual é o passo a passo para emitir recibos no Receita Saúde?

Agora que você já conhece as vantagens do Receita Saúde, vamos ao passo a passo para emitir recibos. Confira, siga e faça a sua primeira emissão!

Baixe o aplicativo da Receita Federal

O primeiro passo é baixar o aplicativo da Receita Federal, disponível para Android e iOS. Se preferir, você também pode acessar o sistema pelo Carnê-Leão Web.

Faça o login com sua conta Gov.br

Para acessar o sistema, é necessário fazer o login com uma conta gov.br no nível prata ou ouro. Se você ainda não tem uma conta, basta se cadastrar no site gov.br.

Preencha os dados do recibo

Após acessar o sistema, preencha os seguintes campos:

  • CPF do pagador: informe o CPF da pessoa que pagou pelo serviço;
  • beneficiário do serviço: se o pagador for o próprio beneficiário, marque a opção correspondente. Caso contrário, informe o CPF do beneficiário;
  • valor do serviço: insira o valor recebido pelo serviço prestado;
  • data do pagamento: informe a data em que o pagamento foi efetuado;
  • registro profissional: se necessário, informe o número do seu registro profissional.

Emita o recibo

Após preencher todos os campos, confira as informações e emita o recibo. Ele será armazenado eletronicamente e ficará disponível para consulta.

Acompanhe e gerencie os recibos

No aplicativo ou no Carnê-Leão Web, você pode consultar, cancelar ou corrigir recibos emitidos. Lembre-se de que o cancelamento só pode ser feito dentro de 10 dias após a emissão.

Receita Saúde ou Nota Fiscal PJ: qual a melhor opção?

Essa é outra dúvida bem comum! Embora o Receita Saúde seja obrigatório para quem atua como PF, muitos profissionais de saúde optam por atuar como Pessoa Jurídica (PJ) e emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Mas qual é a melhor opção?

Nesse caso, a principal vantagem é o pagamento de menos impostos. Além disso, a emissão de Nota Fiscal pode melhorar sua reputação e facilitar contratos com clínicas e hospitais.

Outro ponto importante é que, como PJ, você pode deduzir despesas operacionais, reduzindo ainda mais os impostos.

Quais são as dicas para utilizar o Receita Saúde da melhor forma?

Vai começar a emitir? Então, é preciso que você confira umas últimas dicas importantes! Vamos lá?

Mantenha seus dados atualizados

Se certifique de que seu registro profissional está ativo e que seus dados foram enviados ao sistema pela Receita Federal.

Emita os recibos no prazo

Evite multas e penalidades emitindo os recibos na data do pagamento.

Utilize o aplicativo

O app da Receita Federal facilita a emissão e o gerenciamento dos recibos, especialmente para quem está sempre em movimento.

Consulte um contador

Se tiver dúvidas sobre a melhor opção tributária (PF ou PJ), consulte um contador para avaliar seu caso específico.

Como você viu, o Receita Saúde é uma ferramenta essencial para profissionais de saúde que atuam como Pessoa Física. Além de garantir transparência e facilitar a declaração do IRPF, ele contribui para a redução de fraudes e a sustentabilidade.

E aí, está pronto para adotar o Receita Saúde no seu dia a dia? Se quiser receber mais dicas sobre gestão financeira e tributária para profissionais de saúde, inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Artigo por:
Quer saber mais?
Selecionamos alguns posts que você pode gostar!
Especialidades Médicas
2/4/25
Conheça os 4 principais tipos de tomografia
No items found.
1/4/25
Saúde transgênero: desafios e conquistas recentes no Brasil
Dicas de Gestão Médica
31/3/25
Prontuário médico sustentável: como funciona?
Dicas de Gestão Médica
28/3/25
Acidente ou incidente na área da saúde: saiba as diferenças