Quiz: Mito ou verdade: protetor solar prejudica a produção de vitamina D?

A deficiência de vitamina D e suas consequências tem levantado debates sobre o a fotoproteção e a absorção dessa vitamina.

Quiz

Acerca do uso de protetor solar, qual afirmativa é verdadeira?

  1. O protetor solar deve ser utilizado a cada seis horas para não comprometer a síntese de vitamina D.
  2. O uso de protetor solar para fotoproteção diária não compromete a síntese de vitamina D; o produto deve ser reaplicado a cada três horas.
  3. O filtro solar deve ter fator de proteção  (FPS) mínimo de 50.
  4. Protetores solares com FPS muito alto devem ser evitados para não comprometer a absorção de vitamina D.

Resposta:

2) O uso de protetor solar para fotoproteção diária não compromete a síntese de vitamina D; o produto deve ser reaplicado a cada três horas.  

A deficiência de vitamina D pode causar retardo de crescimento em crianças e osteopenia ou osteoporose em adultos, além  aumento do risco de doenças autoimunes, infecciosas e cardiovasculares.  

Dessa forma há uma crescente preocupação acerca da hipovitaminose D e se a fotoproteção regular pode interferir nos seus níveis. Alguns estudos experimentais apontam para o risco teórico do protetor solar  afetar a absorção da vitamina, mas estudos observacionais sugerem que esse risco é baixo, mesmo para  os filtros solares com fator de proteção muito alto.

A aplicação diária do filtro solar  com fator de proteção (FPS) mínimo de 30 e a cada três horas permanece como estratégia de prevenção do câncer de pele.  

A  dosagem de vitamina D é aconselhada em indivíduos com com risco de hipovitaminose, como pacientes com  reções de fotossensibilidade que precisam de fotoproteção rigorosa. Se necessária, a suplementação deve ser realizada.

 

Referências bibliográficas:  

T. Passeron et al. Sunscreen photoprotection and vitamin D status. Br J Dermatol. 2019 Nov; 181(5): 916–931.

Neale RE. The effect of sunscreen on vitamin D: a review.Br J Dermatol. 2019 Nov;181(5):907-915. doi: 10.1111/bjd.17980. Epub 2019 Jul 9.

Holick MF. Sunlight, UV Radiation, Vitamin D, and Skin Cancer: How much sunlight do we need? Adv Exp Med Biol. 2020;1268:19-36. doi: 10.1007/978-3-030-46227-7_2.

Autor(a):

Gabriela Aquino

Dermatologista, graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais ⦁ Realizou intercâmbio acadêmico no Departamento de Dermatologia da Radboud University, Holanda ⦁ Residência médica de Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ⦁ Aprovada no TED - Título de Especialista em Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gostou desse conteúdo? O PEBMED é o maior portal de atualização em Medicina no Brasil. Inscreva-se no site sem pagar nada por isso e receba tudo em primeira mão, na sua caixa de e-mail.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts