O que muda na vida de um médico pós-graduado?

Autor(a)

A pós-graduação médica é uma modalidade de educação continuada. Uma forma de o médico atualizar e aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos, sem comprometer a sua rotina profissional. O curso dura cerca de 2 anos e, no geral, as aulas acontecem em um fim de semana por mês. Ainda que a pós-graduação não conceda o título de especialista, pode ser a oportunidade para muitos médicos continuarem estudando. Mas, de fato, o que muda na vida de um médico pós-graduado? Continue lendo e conheça alguns motivos para você se capacitar!

Especialização no atendimento

A primeira coisa que muda na vida de um médico pós-graduado é o fato de adquirir conhecimentos específicos para atender em determinada área. Se um generalista atende a todo tipo de paciente em um ambulatório, ao se pós-graduar, adquire-se a capacidade técnica para o atendimento em uma especialidade. Isso significa poder se dedicar mais a uma área e ganhar mais experiência profissional nela. Além disso, é uma forma de lidar com casos mais complexos, que envolvem um acompanhamento mais aprofundado.

Segurança no diagnóstico

Outro fator que agrega bastante para a carreira do médico é que a pós-graduação traz maior segurança na atuação em determinada especialidade médica. Além das aulas teóricas, que aprofundam o conhecimento médico, as aulas práticas permitem que o profissional adquira mais experiência e, portanto, consiga passar um diagnóstico mais seguro para os pacientes. Ora, em um ambulatório, clínica ou hospital, principalmente da rede pública, é normal surgirem diversos tipos de casos para serem atendidos. Com a pós-graduação, um médico pode atender aos pacientes de forma mais segura, aumentando seus recursos técnicos.

Mais oportunidades no mercado

A pós-graduação médica é um ótimo complemento para o currículo médico, pois mostra que o profissional se preocupa com a sua formação. De fato, estar em busca de aprimoramento é fundamental em qualquer profissão, não é mesmo? Consequentemente, com mais prática, experiência e um currículo aprimorado, fica bem mais fácil conseguir novas oportunidades no mercado. Além dos plantões e atendimentos ambulatoriais, o médico pós-graduado pode atender na especialidade, com um consultório particular ou em clínicas.

Maior retorno financeiro

Por fim, uma grande mudança na vida de um médico pós-graduado é a remuneração. Afinal, se ele atende em uma especialidade, consegue agregar bem mais valor às consultas. Sem contar que o salário também pode melhorar muito com novas oportunidades profissionais. Com uma melhor remuneração, é possível se dedicar mais a outros aspectos da vida pessoal e profissional. Ou seja, o médico pode ter maior qualidade de vida ao mesmo tempo em que desenvolve a sua carreira. O fato é que a pós-graduação médica é uma maneira de conciliar os estudos com a carreira profissional. Portanto, o médico pós-graduado só tem a ganhar, agregando valor ao seu currículo e se aprimorando continuamente.

Gostou do post? Quer receber mais dicas para a sua vida profissional? Assine nossa newsletter e receba muitas dicas para a sua carreira médica!

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts