Quais as especialidades médicas mais procuradas?

É normal ter dúvidas sobre qual área da medicina escolher logo depois de sair da faculdade. Afinal, existem 54 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Escolher entre uma delas não é nada fácil, uma vez que envolve diversos fatores, como mercado e claro, as preferências de cada um. Algumas áreas atraem mais médicos, tanto pela carreira quanto pela maior remuneração. Mas isso não significa que elas ofereçam mais oportunidades. Inclusive, muitas estão saturadas, enquanto outras faltam profissionais capacitados.

O levantamento Demografia Médica no Brasil, realizado em 2018, mostrou quais as especialidades médicas mais procuradas. Continue lendo e saiba quais são elas!

Clínica Médica

É natural que a Clínica Médica seja a área que tenha mais especialistas, uma vez que ela é pré-requisito para diversas outras, como cardiologia, neurologia e gastroenterologia. Por isso, a especialidade representa um total de 11,2% dos médicos. O clínico é o profissional que cuida da investigação primária, da atenção básica aos pacientes. Assim, ele tem uma atuação bem ampla, atendendo a diferentes perfis de pessoas. Pode trabalhar tanto em hospitais quanto em clínicas e consultórios particulares. Boa parte dos profissionais da especialidade são absorvidos pelo serviço público, como no caso do Programa Saúde da Família (PSF).

Pediatria

A segunda especialidade médica mais requisitada é a Pediatria, representando 10,3% do total de profissionais. Ainda que ela seja bastante procurada, a pesquisa revelou que 55% desses profissionais atuam na região Sudeste, havendo uma carência nas demais regiões. Mesmo no Sudeste, o pediatra ainda tem boas oportunidades no mercado, com uma atuação bem ampla. Afinal, ele atende desde recém-nascidos e bebês até adolescentes.

Cirurgia Geral

Os cirurgiões gerais representam 8,9% do total de médicos, mais de 34 mil profissionais em todo o Brasil. Nessa área se concentram intervenções cirúrgicas abdominais, de trauma e de videolaparoscopia. A Cirurgia Geral também é pré-requisito para as demais especialidades cirúrgicas. Ou seja, além de poderem atuar nas subespecialidades, os profissionais também podem se especializar em cirurgia cardiovascular, neurocirurgia, entre outras.

Ginecologia e Obstetrícia

Outra especialidade médica bastante procurada é a Ginecologia e Obstetrícia, responsável pela reprodução da mulher e pelos cuidados com o aparelho reprodutor feminino. Ela é a preferida de 8% dos médicos brasileiros. O profissional da área tem uma atuação muito ampla, atendendo mulheres desde a adolescência até a terceira idade. Ele pode trabalhar em hospitais e clínicas públicos e privados, além de consultórios. Outras especialidades médicas bem procuradas são Anestesiologia, com 6%; Medicina do Trabalho, com 4,2%; Ortopedia e Cardiologia, com 4,1% cada uma; e Oftalmologia, com 3,6%. No levantamento é possível conhecer o percentual de todas as áreas, e outras informações bem relevantes sobre a profissão médica no país.

Gostou de conhecer as especialidades médicas mais procuradas? Quer saber mais sobre essas e outras áreas da medicina? Então, veja como escolher a ideal para você!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts