Pós-graduação ouro: o que é e como funciona essa modalidade de ensino?

Existem inúmeras opções de modalidade quando pensamos na pós-graduação médica. Uma delas tem ganhado cada vez mais espaço no amplo leque de opções disponíveis: é a pós-graduação ouro. Mas, afinal, o que é essa modalidade de ensino?

O que é a pós-graduação ouro?

A modalidade pós-graduação ouro remete aos cursos com certificação lato sensu, exclusivos da Afya Educação Médica, com ênfase no aprendizado prático intensivo, apoiado por profissionais altamente qualificados. É considerada o “alto nível” da formação médica. Sua característica principal é a alta carga horária na aprendizagem prática – em formato de plantão em hospital – capacitando o médico para o mercado de trabalho. Essa carga horária prática é essencial para o desenvolvimento de habilidades clínicas e a consolidação do conhecimento adquirido durante o curso.

Metodologias ativas e ensino altamente qualificado

O termo “ouro” diz respeito justamente por reunir, em um mesmo curso, o melhor em termos de ensino e metodologias ativas: aulas práticas com profissionais altamente qualificados, renomados e experientes, aulas teóricas com os últimos dados técnicos-científicos da área, sendo assim considerada o “padrão ouro” do curso de pós-graduação na Medicina.  

Os profissionais que ministram as aulas práticas são médicos especialistas com ampla experiência clínica, que são capazes de transmitir aos médicos os conhecimentos e habilidades necessárias para atuar na área de sua escolha.  

Concilia a prática médica com outra atividade remunerada

A pós-ouro é uma modalidade de pós-graduação que oferece ao médico a possibilidade de conciliar suas atividades práticas com outras ocupações remuneradas. Isso é possível graças à flexibilidade de horários de plantão, pois permite três dias off na semana.  

Essa flexibilidade é um dos principais diferenciais da modalidade, pois oferece uma maior autonomia na organização de sua vida profissional e pessoal, tornando-se essencial para outras responsabilidades, família ou outros compromissos profissionais, como participação em eventos e congressos da área.

Qual é o período de duração da pós-ouro?

A pós-graduação ouro tem duração média de 2 a 3 anos, com uma carga horária em torno de 2.880 por ano. As aulas práticas, em ambientes hospitalares e ambulatoriais, representam 80% do total do curso.

Plantões em hospital

As atividades práticas são realizadas em formato de plantões em hospital, possuem uma carga horária de 576 horas anuais e ainda compreendem mentoria, acolhimento acadêmico e estudos de caso.  

Explorando seu aprendizado em ambiente hospitalar, permite uma experiência de imersão completa em sua respectiva área e garante que ele desenvolva habilidades clínicas sólidas e esteja preparado para enfrentar os desafios da carreira médica.

Conteúdo teórico

A modalidade oferece aulas on-line, avaliação e discussão de artigos científicos. Tudo isso, com profissionais de excelência.

A pós ouro é para quem?

Os cursos de  pós-graduação ouro da Afya Educação Médica são indicados para médicos experientes ou recém-formados que buscam se aprimorar em um curso de alta qualidade, com ênfase na prática médica e anseia pelo sucesso profissional apoiados por profissionais altamente qualificados.  

O principal requisito é que ser graduado no curso de Medicina, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou curso realizado no exterior, cujo diploma tenha sido validado pelo sistema Revalida do MEC, e seja registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Quer saber mais sobre a modalidade pós-ouro? Acesse o site e inicie sua jornada rumo ao sucesso na carreira médica!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts