Pós-graduação Médica: tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de especialização

Em um mundo onde tudo se transforma rapidamente e de cenários incertos, não apenas na carreira médica, mas também em muitas outras áreas, os médicos precisam se atualizar continuamente. Para isso, é necessário que esse profissional se certifique, no que se refere à qualidade e à integridade dos cursos e especializações oferecidos hoje no mercado.   

Antes de fazer uma escolha, é importante que o médico pesquise todas as alternativas disponíveis, as suas características e os seus diferenciais, e opte por aquela que irá agregar mais conhecimento para a área de atuação em que ele tem interesse. 

Por que a Pós-graduação Médica vale a pena? 

A Pós-graduação Médica é uma alternativa para quem quer evoluir os aprendizados e somar conhecimento em uma área da Medicina, além de permitir o desenvolvimento da aptidão prática. É uma solução inteligente para a carreira, já que a educação médica é um processo que precisa ser contínuo.

Outro atributo da especialização médica é a possibilidade de realizar treinamentos ‘práticos’ que permitem aos alunos desenvolver suas habilidades – por meio de instruções e simulações de casos, avaliando informações de diagnósticos graves com embasamento teórico para decidir rapidamente qual a melhor conduta e operar com segurança os equipamentos, materiais e drogas envolvidas nos atendimentos. 

Cursar uma Pós-graduação médica ajuda a desenvolver pensamento crítico, participando de debates e discussões com especialistas e aprendendo a lidar com questões importantes da prática médica diária, além de adquirir novas experiências e competências.  

O networking médico também se fortalece, já que  aumentam as possibilidades de construir relacionamentos. O aluno estará ao lado de profissionais com diferentes backgrounds: especialistas, profissionais de diversas cidades e países, atuantes em hospitais, clínicas e universidades.

Pós-graduado em Medicina: é um especialista ou não?

Na área médica, ainda há algumas dúvidas acerca dos cursos de Pós-graduação. De forma resumida, a Pós-graduação qualifica o médico para a área da Medicina que ele escolher, com conhecimentos técnicos e teóricos, estando habilitado para atuação em diferentes cenários. 

Para o médico ter o direito de ser ‘especialista’ pelo CRM - Conselho Regional de Medicina-  é necessário cumprir dois requisitos: a conclusão de residência médica e a aprovação em provas de título, ou seja, o médico deve apresentar título reconhecido pela Comissão Mista de Especialidades (CME) para efetuar registro de especialista. 

A importância dessa modalidade de ensino se confirma através de um estudo recente da Demografia Médica no Brasil 2020, feito em colaboração com Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP), onde comprova que o Brasil tem hoje mais do que o dobro de médicos que tinha no início do século. Em 2000, eram 230.110 médicos. Em 2020, eles somam 502.475 profissionais. Além disso, é importante ressaltar que existe um déficit entre quantidade de vagas nos programas de residências versus a quantidade de médicos recém-formados.

Diferenças entre uma pós-graduação lato sensu e uma stricto sensu

No Brasil, existem dois tipos de Pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu, classificação que está entre as dúvidas mais recorrentes, pois possuem regras e condições de funcionamento específicas.

A Pós-graduação lato sensu é aquela genericamente conhecida como pós-graduação e deve ter carga horária mínima de 312 horas. A pós-graduação médica possui outros diferenciais devido à característica do público-alvo. Algumas, por exemplo, exigem pré-requisitos e são destinadas aos profissionais que desejam fazer uma segunda Pós-graduação médica.

A Pós-graduação stricto sensu, por sua vez, é aquela voltada para a pesquisa, sendo o mestrado acadêmico ou profissionalizante e o doutorado os cursos desta categoria. A duração do mestrado varia de 24 a 36 meses, enquanto o doutorado é de 24 a 48 meses. Nesses programas, como a duração é muito maior, é possível desenvolver estudos clínicos com pacientes ou com animais de experimentação.

Existem cursos de Pós-graduação Médica no modelo híbrido ou online? 

Para saber como escolher uma Pós-graduação é aconselhável analisar também as modalidades de ensino, pois atualmente é possível acompanhar as aulas de forma presencial, online ou híbrida.

Existem vantagens para cada uma das modalidades. Na presencial, é possível acompanhar e executar as aulas práticas, quando fizerem parte do conteúdo programático do curso, assim como realizar contatos mais próximos com os demais pós-graduandos.

Na modalidade exclusivamente virtual, o estudante poderá adaptar sua rotina e não necessitará se deslocar para a instituição de ensino, o que em si já gera economia de tempo e dinheiro.

Algumas instituições já estão ofertando a modalidade híbrida, com alternância entre aulas virtuais e presenciais, e tem sido de grande valia para os estudantes, que conseguem absorver o melhor dos dois mundos do ensino.

Além disso, para facilitar a adesão, já que médicos geralmente possuem longas rotinas, alguns cursos são ofertados aos finais de semana. Portanto, na hora de escolher uma Pós-médica, também é preciso levar em conta o horário das aulas.

As vantagens dessas novas modalidades de ensino ao aluno são inúmeras:

  • Adquirir uma nova experiência de aprendizado ao estudar no seu lugar preferido. 
  • Conciliar o estudo com a prática médica diária. 
  • Economizar tempo e dinheiro com o deslocamento.  
  • Possibilidade de receber o título de pós-graduado em apenas 12 meses.  
  • Ter acesso à mesma qualidade e aos certificados idênticos ao curso 100% presencial.

Quanto custa uma Pós em Medicina?

O valor de uma Pós médica também pode variar bastante. Todavia, é preciso avaliar o custo-benefício, pois existem cursos mais teóricos que práticos e com uma infraestrutura incompatível. O ideal é que a instituição tenha ambulatórios próprios e bem equipados. Além disso, é bom contar com professores mestres e doutores, com grande experiência acadêmica e profissional.  

Para você ter uma ideia dos valores dos cursos de Pós-graduação em Medicina da IPEMED e o conteúdo programático que é dado, escolhemos três deles, acompanhe:

Pós-graduação em Psiquiatria - Faculdade IPEMED

24 meses de curso, carga horária de 784 horas, sendo assíncrona/teórico/síncrona/prático presencial. 

O aluno terá a oportunidade de se aprofundar nas questões humanas do adoecer psíquico, assim como adquirir o conhecimento dos principais tratamentos: psicofarmacológico, psicossocial e psicoterápico, aprimorando suas habilidades para a prática da atenção psiquiátrica em ambiente ambulatorial. 

Saiba mais em Pós em Psiquiatria.

Pós-graduação em Endocrinologia

24 meses de curso, carga horária de 784 horas, sendo assíncrona/teórico presencial/ síncrona/ prático presencial. 

O aluno terá uma compreensão aprofundada dos fundamentos teóricos e práticos desta especialidade, aperfeiçoando a suas avaliações clínicas e, consequentemente, o cuidado que oferece aos portadores de doenças endócrino-metabólicas. 

Conhecerá ainda técnicas para a abordagem de problemas de saúde, dentro dos protocolos específicos, além de desenvolver uma visão crítica da realidade da saúde, identificando possíveis fatores determinantes para propor alternativas. 

Saiba mais em Pós em Endocrinologia.

Pós-graduação em Dermatologia

24 meses de curso, carga horária de 784 horas, assíncrona/teórico presencial/ síncrona/ prático presencial. 

O aluno vai aprender, na teoria e na prática, as melhores técnicas para o diagnóstico e o tratamento das doenças que acometem a pele e seus anexos. 

Também vai saber mais sobre a realização de procedimentos médicos que melhoram a estética, além de estudar temáticas importantes para os profissionais da área como: clínica e cirurgia dermatológica, oncologia dermatológica, alergia dermatológica (incluindo dermatoses ocupacionais), terapias biológicas, hansenologia, doenças tropicais e sexualmente transmissíveis, dermatologia pediátrica, entre outros temas.

Saiba mais em Pós em Dermatologia.

Como escolher uma Pós-graduação médica?

Escolher uma Pós-graduação médica envolve considerar critérios, como a modalidade de ensino, o valor das mensalidades, a carga-horária, a grade curricular, se é possível conciliar com as outras atividades (principalmente o trabalho) e, é claro, os benefícios para a obtenção do título de especialista.

O fato é que, nos dias de hoje, é essencial fazer uma Pós-graduação, principalmente para atualizar ou conhecer alguns conteúdos que não foram abordados na graduação. Além disso, Pós-graduação pode ser exigência em processos seletivos, concursos e outras modalidades de trabalho.

Para que a experiência realmente valha o seu investimento, é necessário saber como escolher a melhor Pós-graduação. Por isso, é importante avaliar a instituição de ensino, a percepção no mercado de trabalho, entre outras questões.

Então, se quiser mais informações sobre como escolher uma Pós-graduação na área de Medicina, continue acompanhando a leitura deste post!

Qual especialidade estudar?

A escolha de uma especialidade médica pode ser um momento bem complexo para qualquer médico. No entanto, é muito importante considerar todos os fatores. Entre eles, o quanto uma pós-graduação pode agregar no currículo e na carreira como um todo. Claro que isso vai depender também das suas preferências, mas é bom analisar o mercado, a disponibilidade de vagas, além de sua experiência profissional.

A Pós-graduação é um excelente caminho de aperfeiçoamento e diferencial para o mercado. A Afya Educação Médica, ex-IPEMED, supre essas necessidades com reconhecimento, qualidade, profissionalismo e excelente estrutura. Portanto, conheça alguns de nossos cursos a seguir.

Pós em Pediatria Geral

A proposta desse curso é oferecer ao aluno um conteúdo selecionado, baseado em evidências científicas, prático, abrangente, e que facilite a sistematização da consulta da criança e do adolescente em diferentes ambientes de cuidado. 

A grade curricular é completa, composta por profissionais experientes e estudiosos da saúde infantil, além disso, dá a segurança para o profissional fazer a diferença na vida das crianças e suas famílias. Saiba mais: Pós Pediatria Geral.

Pós em Aperfeiçoamento Prático em Clínica da Dor

Qualifica médicos para atuarem em Clínica da Dor, na identificação, diagnóstico, condutas terapêuticas, propostas reabilitativas e preventivas das principais síndromes dolorosas, fundamentando-se nos conhecimentos desenvolvidos no Brasil e no mundo, a fim de capacitá-los para o trabalho em equipe interdisciplinar.

O aluno terá um conjunto amplo de conhecimentos e práticas para instrumentalizar e enriquecer suas qualificações profissionais nesta área. Mais detalhes em: Pós Clínica da Dor.

Pós em Ultrassonografia em Dor

Na Medicina Intervencionista da Dor, a Ultrassonografia tem se tornado uma importante ferramenta para o diagnóstico de diferentes tipos de dor e também para guiar procedimentos minimamente invasivos. 

Durante o curso, o aluno vai aprimorar seus conhecimentos na identificação, diagnóstico, condutas terapêuticas, propostas de reabilitação e prevenção das principais síndromes dolorosas agudas e crônicas. 

Terá também acesso aos conhecimentos mais relevantes desenvolvidos no Brasil e no mundo para o trabalho em equipe interdisciplinar.

Veja mais informações sobre a Pós em Ultrassonografia em Dor.

Para conhecer todos os nossos cursos de Pós-graduação em Medicina, acesse Cursos em estaque.

Por fim, o que o médico deve considerar ao fazer a sua escolha pela faculdade?

É bom ressaltar que os cursos de Pós-graduação não são todos iguais. Faz toda a diferença estudar em uma instituição reconhecida pela excelência nos cursos e por ter formado ótimos profissionais. 

O fato é que a Medicina requer atualização constante. É essencial se manter atualizado nos melhores métodos terapêuticos, buscando sempre proporcionar o melhor atendimento aos pacientes. Neste sentido, a Pós-graduação médica da IPEMED pode ser o diferencial para você evoluir na sua carreira.

Gostou do conteúdo? Ainda está em dúvida sobre a Pós-graduação médica? Então, leia também alguns motivos para você fazer o curso!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts