Pós-graduação médica: 6 dúvidas recorrentes!

Entre as diferentes formas de educação continuada, a pós-graduação médica se destaca pela facilidade de conciliar os estudos com a rotina. No entanto, é normal ter dúvidas se vale a pena investir no curso.

De qualquer forma, essa tem sido uma opção recorrente para muitos médicos que querem se manter atualizados, aprendendo novas coisas e ganhando mais experiência profissional. Se você ainda está indeciso em relação à pós médica, continue lendo este post! Nele explicamos algumas dúvidas recorrentes sobre os cursos. Confira!

1. Quem pode fazer pós-graduação médica?

Uma dúvida muito comum é se outros profissionais podem fazer uma pós-graduação na área médica. Em algumas instituições, é permitida a participação de pessoas da área da saúde, como fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos. Esse é o caso, por exemplo, do curso de Gestão em Saúde e Hotelaria Hospitalar.

No entanto, esses são cursos teóricos. No caso da pós-graduação médica, como a da IPEMED, boa parte das aulas são práticas. Dessa forma, os médicos atendem a pacientes triados de acordo com a especialidade. Para isso, obviamente, é necessário ter diploma de medicina e um CRM ativo.

2. Quanto tempo dura o curso?

A duração do curso pode variar de acordo com a instituição e a área de atuação. Inclusive, para ser reconhecida como pós-graduação lato sensu, é preciso ter duração mínima de 360 horas. No entanto, o ideal é que o curso tenha uma carga horária maior, principalmente de aulas práticas. Além disso, é fundamental que a pós possa ser feita em dias e horários alternativos, como nos fins de semana, para facilitar a rotina dos médicos.

3. Qual o valor da pós?

O valor de uma pós médica também pode variar bastante. Mas é preciso avaliar o custo-benefício, pois existem cursos bem mais teóricos do que práticos e com uma infraestrutura inadequada. O ideal é que a instituição tenha ambulatórios próprios e bem-equipados. Além disso, é bom contar com professores mestres e doutores, com grande experiência acadêmica e profissional.

4. Qual especialidade estudar?

A escolha de uma especialidade médica pode ser um ponto bem difícil para qualquer médico. No entanto, é muito importante considerar todos os fatores. Entre eles, o quanto uma pós-graduação pode agregar no currículo e na carreira como um todo. Claro que isso vai depender também das suas preferências, mas é bom analisar o mercado, a disponibilidade de vagas, além de sua experiência profissional.

5. Por que fazer pós médica?

A pós-graduação permite que os médicos adquiram os conhecimentos necessários para trabalhar em uma especialidade ou área de atuação. É uma forma de ampliarem a experiência e a capacidade analítica, tomando decisões diagnósticas com mais segurança.

É importante destacar que a pós não confere o título de especialista, uma vez que esse só é concedido pelas Sociedades Médicas. Ainda assim, nada impede que o médico pós-graduado possa atuar na área escolhida, prestando um atendimento de qualidade aos seus pacientes.

6. Como escolher uma instituição?

É bom ressaltar, ainda, que os cursos de pós-graduação não são todos iguais. Faz toda a diferença estudar em uma instituição reconhecida pela excelência nos cursos e por ter formado ótimos profissionais. O fato é que a medicina requer atualização constante. É essencial se manter atualizado nos melhores métodos terapêuticos, buscando sempre proporcionar o melhor atendimento aos pacientes. Neste sentido, a pós-graduação médica da IPEMED pode ser o diferencial para você evoluir na sua carreira.

Gostou do post? Ainda está em dúvida sobre a pós-graduação médica? Então, veja também alguns motivos para você fazer o curso!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts