Como conciliar uma Pós-graduação médica com a rotina?

Autor(a)

Saber como conciliar uma pós-graduação médica é possível mesmo com várias horas de atendimento em hospitais, clínicas e consultórios.

Porém, uma certificação desse nível é de grande importância para a sua carreira, já que surgirão novas oportunidades e experiências. Por isso é importante dedicar tempo aos estudos de pós graduação.

Afinal, uma pós é muito importante para qualificá-lo em uma especialidade médica. Uma maneira de adquirir mais conhecimento teórico e prático em uma área de atuação além de fornecer um atendimento mais completo.

Se deseja iniciar uma pós-graduação médica, mas não sabe como conciliar o curso com seus outros compromissos, este post é para você! Continue a leitura e confira nossas dicas!

Organize adequadamente sua rotina

Definitivamente, a organização do tempo é o ponto principal de como conciliar uma pós-graduação médica com com a rotina, pois todo mundo tem as mesmas 24 horas por dia e muitos são produtivos e eficientes durante esse período.

Portanto, a primeira coisa a se fazer é organizar a sua rotina. A sua agenda médica deve conter todos os diferentes momentos do seu dia a dia, inclusive, os compromissos sociais e pessoais. Pode parecer pouco, mas esse é um fator fundamental para conseguir estudar.

Todos os seus horários devem ser registrados, de preferência, com o intervalo de tempo necessário para os deslocamentos. Para ajudar, você pode usar uma agenda eletrônica ou aplicativo, que envia lembretes um pouco antes de cada compromisso.

Outro ponto crucial é estabelecer horários para relaxamento, diversão, prezar por um sono de qualidade, alimentação adequada e prática de exercícios físicos que devem ser incluídos na organização da rotina também.

De qualquer forma, uma grande vantagem da pós-graduação médica é, exatamente, ter horários definidos. As aulas costumam acontecer aos finais de semana, deixando os dias úteis para você se dedicar ao trabalho.

Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a controlar todas essas atividades, com algumas diferenças entres eles. Por isso é interessante escolher aquele com o qual tiver mais afinidade ou recorrer à boa e velha agenda física para a marcação dos compromissos.

Use ferramentas e softwares para ajudar na organização

É possível conciliar a sua rotina de trabalho com os estudos, basta se organizar. Para tanto, existem diferentes gerenciadores de tarefas que organizam desde a agenda médica até os compromissos pessoais.

Essas ferramentas permitem classificar tarefas prioritárias, inserção de arquivos em diferentes formatos, organização das atividades em quadros, utilização de checklists periódicos, entre outras funcionalidades.

Para tanto, sugere-se inicialmente que você faça um resumo das atividades diárias, semanais e mensais, analise quais aplicativos atenderão as principais necessidades e procure referências da ferramenta escolhida.

‍Estabeleça um plano de estudos

Para conciliar uma pós-graduação médica com as responsabilidades profissionais é fundamental estabelecer um plano de estudos, considerando o número de horas por dia que serão dedicadas por atividade.

Nesse sentido, é fundamental estabelecer prioridades nas tarefas, considerando os preceitos do que é urgente (relacionado ao prazo de execução) e o que é importante (relacionado a magnitude da atividade).

Priorizar tem a ver com a habilidade de elencar aquilo que é mais necessário e, portanto, deve ser feito primeiro ou se sobrepor a outra atividade. Ou seja, é preciso que você saiba qual é o momento de dar mais atenção a alguma coisa ou deixar para resolver mais adiante. A verdade é que, mesmo com uma agenda muito organizada, pode não ser possível fazer tudo que se deseja.

Por isso, é fundamental saber priorizar algumas atividades, para que sobre mais tempo para os estudos. Assim, uma vez que as aulas da pós-graduação médica são no fim de semana, pode ser necessário deixar de fazer um plantão ou outro nesse período. Ou que, no mesmo fim de semana das aulas, você tenha que abrir mão daquele churrasco ou da viagem com os amigos.

Evite a procrastinação

Há dias em que preferimos ficar assistindo a vídeos de gatinhos no YouTube, não é mesmo? No entanto, esse tipo de atitude pode prejudicar bastante o seu rendimento. A procrastinação é a maior inimiga de quem quer se dedicar à uma pós-graduação médica e pode ser um combustível para problemas clínicos ainda maiores.

A procrastinação é a inimiga número 1 da produtividade e eficiência, porém na maioria das vezes ela pode ser um resultado do cansaço mental ou da falta de motivação para executar as atividades programadas.

Por isso, é importante primeiramente identificar as causas da procrastinação, traçar soluções de forma progressiva e evitar novos episódios. Pode-se trabalhar mentalmente com alguma recompensa como forma de estímulo.

Claro que isso não significa deixar de lado alguns momentos de descontração. Quer dizer, sim, que você pode organizar melhor a sua rotina e saber a hora certa para estudar e trabalhar ou checar o celular e olhar as redes sociais.

Faça um descanso e mantenha um sono regular

E, por falar em hora certa, também é essencial saber quando descansar. O esgotamento físico e mental é considerado um problema grave, conhecido como Síndrome de Burnout. Inclusive, o quadro é muito comum entre os médicos que tentam conciliar muitas coisas ao mesmo tempo.

Por outro lado, o sono é um grande aliado da consolidação da memória e do aprendizado. Ou seja, quem dorme bem e com qualidade, tende a ter mais facilidade na compreensão dos conhecimentos.

Portanto, procure relaxar sempre que possível, fazendo algo que goste, como uma atividade física, sair com os amigos, ou reunir a família. O ideal é que esses momentos façam parte da sua rotina e que sejam incluídos na sua agenda.

E durma sempre no mesmo horário, evitando o uso de eletrônicos no quarto ou qualquer outra forma de excitação do cérebro. Preze por um sono de qualidade e acorde descansado para iniciar um novo dia.

Mantenha a organização do ambiente de estudos

É fato que o curso pode fazer toda a diferença na sua formação e na sua carreira profissional, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho, além de trazer mais experiência nas prestação de serviços clínicos.

Sabendo da importância de conciliar uma pós-graduação médica com a rotina profissional e da forma de organização para obter sucesso nessa integração, outro ponto fundamental é estabelecer um local adequado de estudos.

Mesa e cadeiras confortáveis, luminosidade adequada e espaço para colocar cadernos e livros são fatores cruciais para garantir um ambiente de estudos adequado. A colocação de quadros e outras estratégias didáticas fica a cargo do médico pós-graduando.

Sendo assim, escolha o ambiente da casa mais silencioso, evite distrações com o celular e outros aparelhos eletrônicos, mantenha-se hidratado e concentre-se nas atividades estudantis que se propôs.

Erros que devem ser evitados ao conciliar sua rotina com os estudos

Pode parecer difícil no começo, mas conciliar uma pós-graduação médica é algo muito comum na rotina dos profissionais de saúde. Contudo, uma vez que se decida pela conciliação das duas atividades é fundamental evitar alguns erros.

Como já foi mencionado anteriormente, a procrastinação é a inimiga do sucesso pois promove a improdutividade, desorganização da rotina, frustração e perda de tempo e investimento financeiro.

Além da procrastinação, outros erros são: abrir muitas exceções após a organização da rotina, encontrar justificativas para a falta de disciplina, acumular estudos para compensar o tempo perdido, entre outros.

Por isso, antes de tomar a decisão de conciliar uma pós-graduação médica com a rotina profissional, faça uma programação das atividades, do tempo e do investimento financeiro, além de pesquisar o tipo de curso que deseja ingressar.

Conciliar pós-graduação médica com as responsabilidades profissionais pode ser um desafio para aqueles que não se organizam frequentemente em suas atividades. Sabendo de todas as vantagens de aprofundar conhecimentos na área desejada, cabe aos profissionais seguir as principais dicas mencionadas no texto e evitar aquelas situações que podem acabar com esse sonho.

‍Então, não perca tempo e matricule-se já!

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts